Objetivos Gerais

O Doutorado em Ministério (DMin) é um grau profissional avançado, elaborado com o propósito de fortalecer as áreas de competência dos ministros, habilitá-los a desempenhar melhor as tarefas essenciais do ministério pastoral e desenvolver uma estratégia ministerial cuja visão apele aos corações e mentes. O curso é oferecido para líderes que estejam envolvidos no ministério pastoral. Os candidatos devem ter bacharelado e mestrado na área da teologia ou então um bacharelado teológico e um segundo bacharelado em qualquer outra área do conhecimento.

 

Em contraste com graus acadêmicos tais como o PhD e o ThD, a ênfase primária do DMin é a excelência no exercício ministerial e não o preparo para a docência pós-graduada. Todavia, o DMin do CPAJ, comprometido com a tradição reformada, possui alto grau de exigência acadêmica. O curso é edificado sobre os fundamentos bíblicos, teológicos e ministeriais previamente adquiridos no bacharelado e/ou mestrado em teologia.

Currículo

O aluno do Doutorado em Ministério no CPAJ realiza estudos que visam ao aprofundamento da sua compreensão e comprometimento ministerial. A grade curricular do DMin permite ao aluno aperfeiçoar as suas habilidades, integrando as experiências ministeriais aos recursos acadêmicos disponíveis, resultando assim em uma síntese de teoria e prática.

 

As disciplinas são oferecidas em módulos semanais correspondentes a 3 (três) créditos cada. As disciplinas obrigatórias são: DMN 301, DMN 302, DMN 303 e DMN 304. As demais disciplinas são eletivas. Quatro disciplinas de nivelamento de caráter satisfatório/insatisfatório. Cada disciplina possui três componentes básicos: (1) leituras obrigatórias, (2) aulas intensivas em módulos e (3) trabalhos a serem elaborados pelos alunos, com prazo determinado para a entrega.

 

As disciplinas do DMin. são específicas ao curso, sendo que algumas delas podem ser oferecidas conjuntamente com disciplinas dos mestrados, mas com exigências diferenciadas e, portanto, valendo 2 créditos.