O Programa – Mdiv

O PROGRAMA – MDiv

O CPAJ possui dois programas de mestrado, um com ênfase no preparo para o ministério eclesiástico e outro para o ministério acadêmico. O mestrado com ênfase no preparo para o ministério eclesiástico é denominado Magister Divinitatis ou MDiv. Análogo aos já tradicionais mestrados profissionalizantes, possui ênfase no aprofundamento teológico para o ministério na igreja. É tipicamente classificado como uma primeira pós-graduação teológica.

O curso abrange um total de 30 créditos, organizados da seguinte maneira:

24 créditos (360 horas/aula), obtidos em 12 disciplinas (4 básicas e 8 específicas na habilitação).

2 créditos obtidos na forma de 1 Estudo Dirigido (aproximadamente 90 horas: para cada hora/aula, duas horas de estudo extra) feito com acompanhamento do orientador acadêmico e dentro da área de habilitação pretendida.

4 créditos obtidos na forma de Monografia de Conclusão. Após concluir satisfatoriamente as 12 disciplinas e 1 (um) estudo dirigido o aluno procederá ao preparo de uma monografia de conclusão, sob a direção de seu orientador acadêmico.

As 360 horas em sala de aula somadas às 90 horas de estudo dirigido devem ser complementadas com aproximadamente 720 horas de preparo, individual ou em grupo, fora de classe. A dedicação estimada é, portanto, de aproximadamente 1.170 horas e o prazo máximo para a integralização do curso é de 4 anos letivos, contados a partir da matrícula no CPAJ.

O currículo do Magister Divinitatis (MDiv) visa atingir os seguintes objetivos:

 

Oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver a sua capacidade de estudar e pesquisar as Escrituras e a fé cristã, obtendo uma compreensão mais ampla e profunda da sua mensagem.

 

Capacitar professores para instituições de ensino teológico dentro de uma habilitação específica, desenvolvendo seus hábitos de estudo, sua capacidade de pesquisa acadêmica, sua habilidade de escrever e produzir material teológico de boa qualidade, bem como testar sua capacidade para estudos futuros, em profundidade ainda mais avançada.

Oferecer treinamento e preparo avançado para pastores e líderes que almejam maior profundidade e excelência em seus ministérios e também a capacitação para serviços específicos na igreja de Cristo.

Há três formas previstas de entrada no programa:

  1. Alunos matriculados no programa MDiv que completaram os créditos de disciplinas com média igual ou superior a 8,0;
  2. Alunos formados no programa MDiv que apresentam média igual ou superior a 8,0 em seu histórico;
  3. Egressos de outras instituições de ensino em teologia reconhecidas pelo CPAJ e candidatos com comprovada produção acadêmica, a juízo da Câmara.

Para que seja matriculado nesse curso, o candidato deverá ser portador de Diploma de curso superior (com grau mínimo de bacharel ou licenciatura plena) e pós-graduação em teologia (reconhecida pelo CPAJ) ou equivalente.

Existem requisitos de língua estrangeira e de línguas bíblicas (para as linhas de pesquisa exegéticas e pregação).

O processo seletivo periódico para o Sacrae Theologiae Magister se dará das seguintes formas:

1) Alunos matriculados no programa MDiv

Após completarem os créditos de disciplinas será facultado aos alunos matriculados no programa MDiv a possibilidade de pleitear junto à Câmara de Pós-graduação do CPAJ o ingresso no programa STM. Para isso ele precisará:

  1. ter média igual ou superior a 8,0 nas disciplinas cursadas
  2. apresentar um pré-projeto de pesquisa
  3. ter sido aprovado no exame de inglês com nota igual ou superior a 8,0 (caso não tenha atingido esta nota em sua admissão ao MDiv poderá o aluno solicitar, uma só vez, um novo exame)
  4. ser aprovado em exame avançado de hebraico para STM em AT, grego para STM em NT ou exame básico de hebraico e grego para STM em pregação.

Obs. O aluno que for aprovado nesta opção será dispensado da monografia de conclusão do MDiv e receberá certificado de especialização.

2) Alunos formados no programa de MDiv (nos 5 anos anteriores ao processo seletivo)

a) Inscrição (online) e pagamento de taxa correspondente.

b) Apresentação dos seguintes documentos:

 Documentos de identificação pessoal
 Histórico com média igual ou superior a 8,0 nas disciplinas cursadas

c) Pré-projeto de pesquisa

d) Aprovação nos seguintes exames:

 Exame de Inglês com nota igual ou superior a 8,0
 Exame avançado de hebraico para STM em AT, grego para STM em NT ou exame básico de hebraico e grego para STM em pregação.

 

3) Egressos de outras instituições teológicas reconhecidas pelo CPAJ e alunos formados no MDiv/CPAJ há mais de 5 anos

a) Inscrição (online) e pagamento de taxa correspondente

b) Apresentação dos seguintes documentos:

 Documentos de identificação pessoal
 Diploma e histórico do curso de graduação
 Diploma e histórico de pós-graduação em teologia ou memorial com produção acadêmica

c) Pré-projeto de pesquisa

d) Aprovação nos seguintes exames:

 Exame de Inglês com nota igual ou superior a 8,0
 Exame avançado de hebraico para STM em AT, grego para STM em NT ou exame básico de hebraico e grego para STM em pregação.

e) Entrevista com o coordenador do curso e o professor titular da área pretendida.

Informações detalhadas sobre o processo seletivo são publicadas oportunamente pelo CPAJ em edital específico que conterá o número de vagas.

Currículo

As disciplinas do MDiv são oferecidas em diferentes habilitações. As siglas das disciplinas são compostas por três letras, identificando a habilitação que oferece a disciplina, exceto no caso das disciplinas básicas obrigatórias que são comuns a todas as habilitações.

  • BAS: Disciplinas Básicas Obrigatórias
  • BAT: Antigo Testamento
  • BNT: Novo Testamento
  • TST: Teologia Sistemática
  • TFL: Teologia Filosófica
  • THS: Teologia Histórica
  • PAC: Aconselhamento
  • PEC: Educação Cristã
  • PMU: Missões Urbanas
  • PPR: Pregação

As siglas são seguidas de três dígitos, o primeiro dos quais representa o nível e o tipo da disciplina:

000: Disciplinas sem contagem de crédito
100: Básicas Obrigatórias
200 – 300: Obrigatórias da Habilitação
400 – 600: Específicas da Habilitação
700: Estudo Dirigido ou Leituras Supervisionadas
Quando o código de uma disciplina for seguido da letra “a” significa que a disciplina é oferecida sem nota, na base de aprovação ou reprovação.

Disciplinas Básicas

Exame da teoria e dos métodos básicos necessários ao desenvolvimento da pesquisa em trabalhos de pós-graduação. Inclui os critérios e normas para a investigação do tema, a redação do texto e a apresentação final do trabalho.

Estudo das principais maneiras pelas quais a realidade é percebida e investigação dos tópicos que caracterizam a teologia reformada, com avaliação das principais cosmovisões contemporâneas à luz da cosmovisão reformada. Além de pensadores centrais como João Calvino e Abraham Kuyper, também são considerados James Sire, Francis A. Schaefer, John H. Leith e outro

As disciplinas do Sacrae Theologiae Magister (STM) são oferecidas na forma de módulos intensivos distribuídos em períodos regulares ao longo do ano, segundo Calendário Acadêmico previamente publicado em nosso website. As disciplinas geralmente são oferecidas nas dependências do CPAJ e têm a duração média de 5 dias, de segunda a sexta-feira (30 horas/aula, 2 créditos). Eventualmente, algumas disciplinas poderão ser oferecidas on-line. Para o bom andamento do curso, recomendamos que o o aluno faça pelo menos 2 disciplinas e no máximo 4 por semestre.

Habilitação 1: Antigo Testamento


A habilitação de Antigo Testamento enfatiza as línguas originais do AT e procura lançar luz sobre o ambiente em que o mesmo foi produzido. Igualmente enfatizada é a teologia bíblica, onde procuramos determinar o papel, a contribuição, e a mensagem de cada livro do cânon sagrado dentro do desenrolar progressivo da história da salvação. O exame de admissão em hebraico para habilitação em AT é classificatório. Os alunos que não atingirem a média necessária poderão fazer um curso de nivelamento (no próprio CPAJ) e, caso sejam aprovados neste nivelamento, terão cumprido este requisito.

Estudo da mensagem do Antigo e do Novo Testamento a partir da perspectiva do pacto. Atenção especial à contribuição de cada livro do cânon dentro do progresso da revelação e ao conceito do pacto dentro da história da redenção. Obrigatória para a habilitação em Antigo Testamento

Análise da validade de se adotar a Teologia Bíblica como método exegético que reconhece a unidade da Escritura, e, consequentemente, o processo hermenêutico da exegese à formulação da aplicação de acordo com a analogia da fé e da Escritura.

Programa de leituras de textos selecionados da Bíblia Hebraica visando ao desenvolvimento da capacidade de análise do texto original e ao reconhecimento de características fundamentais da morfologia e sintaxe da língua. Introdução aos princípios de gramática textual.

A interpretação do texto bíblico está intimamente ligada ao conhecimento do contexto cultural e geográfico das terras bíblicas. Este curso tem como propósito dar ao aluno um conhecimento aprofundado dos contornos das terras bíblicas.

Estudos bíblico-teológicos na literatura do Pentateuco analisando a sua composição, unidade, diversidade e relevância como um documento seminal da fé israelita. Análise da sua relevância e aplicação para o contexto da igreja contemporânea.


Estudos das características da poesia hebraica e seus métodos de análise. Exegese e interpretação de um grupo seleto de Salmos. Análise das traduções portuguesas e comparação com o texto hebraico e a Septuaginta. Atenção especial ao contexto dos salmos como o “hinário” de Israel, sua função no culto e sua aplicabilidade na igreja. Ênfase especial dada à relação entre os salmos e a geografia, Templo e História de Israel.

Estudo da contribuição de vários profetas para a mensagem do Antigo Testamento como um todo. Curso voltado para a análise dos textos no contexto da história da redenção e do progresso dos conceitos de Reino, Pacto e Mediador. Curso com ênfase na teologia bíblica dos profetas.

Estudo de textos do Antigo Testamento dentro de diferentes perspectivas hermenêuticas. Análise de textos considerados difíceis com o auxílio de ferramentas contemporâneas de análise textual.

Simplicidade e profundidade são duas características da pregação reformada. A profundidade bíblica em um sermão é resultado direto do trabalho exegético do pregador. Muitos expositores, porém, têm dificuldades para harmonizar o exercício exegético com o ministério pastoral. Para muitos a exegese é um empecilho à simplicidade e à boa comunicação. O objetivo desse curso é auxiliar o pastor a estruturar o conteúdo de suas mensagens no texto bíblico através de acurada exegese da Palavra de Deus.

Estudo cuidadoso sobre o contraste entre as posições históricas com respeito à criação e as teorias evolucionistas, dentro de círculos ateus ou mesmo dentro do próprio cristianismo, o chamado evolucionismo cristão. Noções sobre cosmologia, cosmogonia, etnologia, demografia, paleontologia, etc., dentro da perspectiva teológica. Objetivo: preparar o aluno para os conflitos com o criacionismo existentes principalmente nos círculos acadêmicos de nossas universidades. Será dada atenção especial à exegese dos textos originais.

Estudo da contribuição de vários dos profetas menores para a mensagem do Antigo Testamento. Análise dos textos no contexto da história da redenção e do progresso dos conceitos de Reino, Pacto e Mediador.

Leitura de obras selecionadas e orientadas para as principais questões introdutórias, exegéticas, teológicas e canônicas do Antigo Testamento.

Exegese e interpretação de um grupo seleto de Salmos. Análise das traduções portuguesas e comparação com o texto hebraico e a Septuaginta. Atenção especial ao contexto dos salmos como o “hinário” de Israel, sua função no culto e sua aplicabilidade na igreja. Ênfase especial dada à relação entre os salmos e a geografia, Templo e História de Israel. Curso ilustrado.

O curso de leituras visa dar ao aluno uma oportunidade de desenvolver pesquisa e estudos fora da sala de aula sob supervisão de um tutor do corpo docente da escola. A avaliação do curso será por meio de um trabalho escrito, resenhas e não menos do que 2000 páginas de leitura sobre o tema

Disciplina de leiura em um tópico com tema relevante em Antigo Testamento.

Estudos introdutórios da literatura do Antigo Testamento. Análise da sua mensagem como um todo e da contribuição de alguns livros para o cânon. Visa familiarizar os que não têm treinamento teológico prévio com a mensagem do Antigo Testamento.

Estudo crítico das propostas temático-teológicas do Antigo Testamento explorando os aspectos literários que dão suporte a uma visão do todo da Escritura. Inclui a análise de estudos recentes na área de crítica literária levando em consideração os aspectos positivos de métodos críticos como crítica da forma, literária e canônica.

Estudos sobre a história e as estruturas sociais no período do Antigo Testamento. Análise da vida de Israel e das influências do Antigo Oriente Próximo no formato da sociedade e da literatura.
 

Estudos sobre a história e as estruturas sociais no período do Antigo Testamento. Análise da vida de Israel e das influências do Antigo Oriente Próximo no formato da sociedade e da literatura.

Apresentação de métodos literários na análise de textos narrativos e o desenvolvimento das técnicas de interpretação recentes dentro da crítica literária.


Análise da literatura sapiencial do Antigo Testamento, investigando as diferentes possibilidades de abordagem e metodologias. Análise da função da literatura sapiencial no cânon e na teologia. Análise de textos selecionados.

Descrição e avaliação das principais correntes hermenêuticas desde o período patrístico até hoje. Análise das modernas hermenêuticas à luz dessa história. O objetivo do curso é mostrar como a Igreja tem, através dos séculos, procurado interpretar as Escrituras, e quais são as tendências que sempre a acompanharam nesse mister.

Descrição e análise das principais ferramentas críticas de interpretação bíblica: crítica das fontes, da forma, da redação, literária e canônica. O propósito do curso é é fazer conhecido dos alunos o uso e história destes métodos Serão analisados os usos e abusos destes métodos, pontos positivos e negativos.

Esse curso visa apresentar de forma introdutória os principais grupos existentes no período entre 100 a.C. e 100 d.C., dentro e fora do judaísmo, que usavam as Escrituras do Antigo Testamento e as interpretavam.

A crítica textual é a ferramenta básica para toda a interpretação, respondendo-nos qual é o texto a ser estudado. Neste curso procura-se dar as noções básicas da crítica textual a fim de que os estudiosos saibam com critérios apropriados manipular o texto da Bíblia Hebraica Stuttgartensia (BHS), seus aparatos, e se prepararem para fazer a exegese interagindo com os comentários críticos atuais.

Uma abordagem dos principais temas presentes nos dois testamentos, explorando o aspecto progressivo da revelação e a unidade entre os dois testamentos.

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Antigo Testamento.

Habilitação 2: Novo Testamento

Os estudos nesta habilitação são dirigidos primariamente para a interpretação do Novo Testamento como revelação de Deus. A linha enfatiza o conhecimento apropriado da língua grega, bem como da época e das culturas em que o Novo Testamento foi escrito como sendo de inestimável ajuda na compreensão adequada de sua mensagem. Almeja ainda fomentar a exploração e pesquisa das próprias questões metodológicas e das alternativas hermenêuticas sob o prisma da fé reformada. O exame de admissão em grego para habilitação em NT é classificatório. Os alunos que não atingirem a média necessária poderão fazer um curso de nivelamento (no próprio CPAJ) e, caso sejam aprovados neste nivelamento, terão cumprido este requisito.

Estudo da mensagem do Antigo e do Novo Testamento a partir da perspectiva do pacto. Atenção especial à contribuição de cada livro do cânon dentro do progresso da revelação e ao conceito do pacto dentro da história da redenção. Obrigatória para a habilitação em Antigo Testamento.

Análise da literatura apocalíptica do período apostólico. Distinção do gênero literário e suas características. Análise da intertextualidade entre a literatura apocalíptica e literatura apocalíptica canônica. Investigação quanto à influência da cosmovisão apocalíptica na literatura neotestamentária, especialmente nos escritos paulinos.

Descrição e análise das principais tentativas feitas por estudiosos críticos para “redescobrir” o Jesus da história, desde o século 17 até hoje. Análise dos principais pressupostos das diversas fases da “busca” à luz da abordagem reformada ao problema.

Resumo da situação atual, história da disciplina, avaliação crítica das pressuposições, teorias e metodologias das principais escolas manuscritológicas do Novo Testamento e exemplo prático do emprego dessas metodologias.

Descrição e análise das principais ferramentas críticas de interpretação bíblica: crítica das fontes, da forma, da redação, literária e canônica.

Descrição e análise das principais tentativas históricas por parte de estudiosos cristãos de sistematizar o ensino do apóstolo Paulo em seus escritos. Abordagem de questões relacionadas com a validade dessas tentativas e o centro da teologia paulina. Esboço de uma tentativa de organizar o pensamento de Paulo.

Apresenta um panorama histórico e atual de como a Igreja tem interpretado o uso da Lei nos escritos do apóstolo Paulo. Examina as principais questões exegéticas relacionadas com este tema e a literatura secundária sobre o assunto

Uma abordagem dos principais temas presentes nos dois testamentos, explorando o aspecto progressivo da revelação e a unidade entre os dois testamentos.

Estudo enfocando os principais temas relativos ao culto na Igreja de Corinto, como a participação de mulheres no culto, a celebração da Ceia, o uso dos dons espirituais e comparação entre línguas e profecias.

Estudo do ambiente vivencial do séc. I onde falsos mestres e falsos profetas se infiltravam nas igrejas trazendo interpretações diferentes da pessoa e obra de Cristo, bem como das implicações práticas para os cristãos. Abordagem gramático-histórica das três cartas de João, que tratam deste assunto, e da carta de Judas, todas escritas para combater os falsos ensinos e fortalecer os cristãos nos ensinamentos apostólicos.

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Novo Testamento.

Leitura de obras selecionadas e orientadas para as principais questões introdutórias, exegéticas, teológicas e canônicas do Novo Testamento.

Análise da validade de se adotar a Teologia Bíblica como método exegético que reconhece a unidade da Escritura, e, consequentemente, o processo hermenêutico da exegese à formulação da aplicação de acordo com a analogia da fé e da Escritura.

Estudos avançados da sintaxe grega, com exercícios na literatura do grego helenístico. Análise dos principais e mais recentes avanços na área de linguística que têm implicação para nosso entendimento do grego neotestamentário. Exercícios de leitura no grego Coinê.

Revisão intensiva da gramática e vocabulário do grego neotestamentário. O objetivo é reforçar o conhecimento de grego dos alunos e apresentar os últimos desenvolvimentos na área de estudos da língua.

sse curso visa apresentar de forma introdutória os principais grupos existentes no período entre 100 a.C. e 100 d.C., dentro e fora do judaísmo, que usavam as Escrituras do Antigo Testamento e as interpretavam, com foco no uso que os autores do NT fizeram do AT.

Examina o background de 1 Coríntios em geral, procurando determinar e examinar as principais questões que motivaram o surgimento do livro. Examina os seus pontos exegéticos mais controvertidos. Apresenta uma leitura canônica de conteúdo baseada na estrutura da carta.

Estudo do conceito, estrutura e identidade do cânon bíblico. Enfoque especial ao testemunho interno e externo do cânon e sua relação com a doutrina da inspiração. Estudo da formação, expansão e estabelecimento do cânon do AT e do NT.

Análise das questões introdutórias relacionadas com este livro do NT, especialmente a sua canonicidade. Análise do conteúdo, verso a verso, tratando das variantes textuais mais importantes, das diferenças entre as versões em português mais populares e elucidando as passagens reconhecidamente difíceis.

Inclui uma abordagem e análise crítica da investigação histórico-crítica dos Evangelhos, o problema sinóptico, a harmonia dos Evangelhos, a relação com o Evangelho de João. Visa familiarizar o aluno com a descrição do ministério terreno de Jesus e seu ensino e as ênfases especiais de cada evangelho. Procura orientar o aluno a aplicar os evangelhos ao seu ministério.

 

Prática de teologia bíblica-exegética, realizada através da interpretação de passagens selecionadas, com o objetivo principal de identificar alguns dos temas fundamentais que caracterizam a mensagem do evangelho de João.

Analisa as questões introdutórias relacionadas ao livro, além de abordar os principais temas.

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Novo Testamento.

Habilitação 3: Teologia Sistemática

Um estudo de fontes bíblicas e históricas, bem como da reflexão teológica contemporânea, acerca da doutrina cristã da revelação. Particular atenção é dada à necessidade, à natureza e à recepção da revelação divina. Obrigatória da habilitação.

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Teologia Sistemática.

Um estudo de questões básicas dos prolegômenos à teologia, tais como as fontes, natureza e objeto da teologia, o uso da Escritura na teologia e a natureza da doutrina. Noções sobre a teologia como ciência e o seu papel dominante na história do mundo ocidental.

Ênfase no estudo da providência de Deus nas cousas agradáveis e desagradáveis da vida; no uso que Deus faz das criaturas na realização dos Seus atos providenciais; na distinção entre o papel de Deus e o das criaturas nos atos da história; o papel dos homens nos atos bons e maus que eles praticam; ênfase sobre a importância e a realidade do sofrimento humano.

 

Um estudo sobre a mais complexa personalidade da teologia cristã – a de Cristo. Enfoque sobre a importância do estudo sobre a Pessoa de Cristo, sobre as suas duas naturezas e sobre a Unio Personalis e suas consequências para a natureza humana e para a Pessoal total do Redentor. Ênfase sobre a Communicatio Idiomatum à luz de vários textos da Escritura.

Um estudo dessas doutrinas vistas como de natureza diferente uma da outra. Ênfase sobre a natureza das duas doutrinas e a sua relação com a graça de Deus e a sua relação com a ordo salutis; enfoque na soteriologia subjetiva e no seu relacionamento com a soteriologia objetiva.

Estudo crítico da teoria e prática da oração através da história do cristianismo. Práticas antigas e medievais da oração. Os reformadores e a oração. Noções contemporâneas sobre a oração. Teologia bíblica da oração. A relação entre oração e reflexão teológica. A relação entre a oração e a prática missionária da Igreja. A oração e o crescimento spiritual subjetivo.

Estudo crítico de alguns dos principais autores da teologia pós-iluminista: Friedrich Schleiermacher, Albrecht Ritschl, Ernst Troeltsch, Paul Tillich, Ju?rgen Moltmann, Mark C. Taylor. Teologias da libertação, feminista, etc.

Estudo Histórico da Cosmovisão Cristã da Patrística, do período Medieval, e do período da Reforma; um estudo sistemático das cosmovisões do deísmo, ateísmo, panteísmo, politeísmo, panenteísmo, abrangendo temas como Deus, criação, homem, história, ética, conceito de mal, etc., em comparação com a cosmovisão teísta-cristã.

Estudo de um tópico com tema relevante em Teologia Sistemática.

Um estudo da sua obra mais importante, “On the Freedom of the Will”, de Jonathan Edwards, as influências filosóficas sobre o seu pensamento, especialmente as de John Locke, tudo visto à luz das ideias sobre a liberdade e responsabilidade humanas do Arminianismo Evangélico e do pensamento Reformado contemporâneo.

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Teologia Sistemática.

Um estudo das fontes bíblicas, declarações confessionais e formulações teológicas clássicas e contemporâneas da doutrina cristã da Trindade. Distinção entre as “opera ad extra” e “opera ad intra” da Trindade. Diferenciação entre a Trindade Econômica e a Trindade Ontológica; o papel da Trindade na criação e na redenção do homem.

Um estudo sobre a liberdade natural do homem, a liberdade espiritual do homem, o livre arbítrio e os conceitos libertaristas existentes. Ênfase sobre a constituição humana, a entrada do mal no mundo, a transmissão do pecado e suas consequências, a redenção humana.

Um estudo da soteriologia objetiva, que é a de Cristo extra nos. Ênfase sobre a natureza na análise de textos sobre a expiação e seus correlatos: sacrifício, reconciliação, redenção, propiciação, satisfação; ênfase na expiação vicária e pessoal, e sobre os efeitos pessoais e cósmicos da redenção de Cristo.

Estudo crítico das doutrinas cristãs acerca do Espírito Santo. O Espírito Santo na História da Teologia. Pensamento dos reformadores acerca do Espírito Santo. A identidade do Espírito Santo. O Espírito Santo na economia da Trindade. A obra do Espírito Santo fora e dentro dos remidos. Os dons espirituais. Pentecostalismo. Misticismo. Caminhos para uma reflexão madura acerca da obra do Espírito Santo.

Análise dos tratados de Calvino sobre a Eucaristia; Uma análise histórica das controvérsias eucarísticas do tempo da Reforma; ênfase sobre a presença real de Cristo na Ceia (noções sobre o Extra Calvinisticum); uma ênfase da eucaristia como meio de graça; aplicações práticas da Eucaristia.

Alguns aspectos específicos da teologia de Karl Barth a partir do seu conceito de Revelação e de algumas outras doutrinas que estão vinculadas diretamente a ela: Conceito de Trindade; Encarnação, historie e geschichte, etc.

Estudo sobre o reino de Deus na criação, na redenção e na glória. Ênfase sobre o reino nos últimos dias (os sinais do reino, os inimigos do reino: os anticristos, o anticristo, o mistério da iniquidade, o homem da iniquidade, e Satanás), no Último Dia (a vitória do Rei e dos que reinam com Cristo sobre as hostes malignas) e no Dia Eterno (a consumação do reino).

 

Estudo cuidadoso sobre o contraste entre as posições históricas com respeito à criação e as teorias evolucionistas, dentro de círculos ateus ou mesmo dentro do próprio cristianismo, o chamado evolucionismo cristão. Noções sobre cosmologia, cosmogonia, etnologia, demografia, paleontologia, etc., dentro da perspectiva teológica. Objetivo: preparar o aluno para os conflitos com o criacionismo existentes principalmente nos círculos acadêmicos de nossas universidades. Será dada atenção especial à exegese dos textos originais.

Habilitação 4: Teologia Histórica

Essa habilitação visa fornecer aos alunos a oportunidade de explorar, pesquisar e conhecer diversos aspectos do desenvolvimento histórico do cristianismo. A linha inclui tanto o estudo da história da igreja em geral, quanto o estudo da história da teologia. A história da igreja é importante porque narra o desenvolvimento do movimento cristão ao longo do tempo. Essa história também é parte essencial da identidade da igreja, mostrando-lhe de onde veio e como chegou até aqui. Além disso, o estudo da história é um elemento de ligação entre os diversos departamentos da enciclopédia teológica, pois a história da igreja é também, entre outras, a história da teologia, da interpretação bíblica, da pregação e das missões. Portanto, as disciplinas desta área visam a um melhor conhecimento da herança cristã e dos modos como a mesma pode ser pesquisada e explorada, e com isso a possibilidade de enfrentar-se os desafios contemporâneos de maneira mais lúcida e construtiva.

Estudo da história e da teologia do documento confessional mais conhecido e influente na tradição reformada. Obrigatória da habilitação.

Estudo crítico do contexto histórico e teológico, bem como do texto, desse importante documento da igreja antiga. Inclui a análise de estudos recentes sobre o assunto e da relevância do documento para a teologia histórica.

Estudo do pensamento do bispo de Hipona em seu contexto histórico. Especial atenção é dedicada à análise do papel formativo do grande teólogo africano no desenvolvimento da doutrina cristã.

Estudo crítico da vida, contexto histórico, obra e ideias de Tomás de Aquino, bem como da escolástica medieval e suas principais características. Análise do lugar de Aquino no contexto da escolástica e estudo de suas obras principais. Identificação das marcas da reflexão tomista e sua influência na história da teologia até a atualidade.

 

Desde o início, o movimento protestante caracterizou-se pela sua diversidade, ao lado de pontos comuns. Essa disciplina estuda os elementos de convergência e divergência entre as principais correntes da Reforma do Século 16 (luteranos, calvinistas, anglicanos e anabatistas).

Estudo dos principais documentos confessionais produzidos na época da Reforma, especialmente pelos calvinistas.

Estudo do Iluminismo do século 18, seus principais autores e características. Análise da crítica iluminista da religião e reações contra ela: ortodoxia, pietismo, romantismo. O pensamento teológico pós-iluminista, seus principais autores e traços. Reações positivas e negativas à reflexão teológica pós-iluminista.

Estudo de temas relevantes da história religiosa do Brasil, em suas vertentes católica, protestante e não-cristã, nos períodos colonial, imperial e republicano. Ênfase às conexões entre a religiosidade e outros aspectos da cultura nacional.

Estudo da história como tal, seu significado, pressupostos, métodos e abordagens hermenêuticas. Ênfase especial às escolas ou correntes de filosofia da história.

Análise do desenvolvimento e da expansão da fé cristã ao longo dos séculos, compreendendo os seus principais personagens, métodos e povos alcançados. A matéria atentará para a realização da obra missionária na era da patrística, na era medieval, na era dos reformadores, no período da pós–reforma com os pietistas e moravianos, bem como no surgimento das missões modernas.

Disciplina de leitura sobre um tópico com tema relevante em Teologia Histórica

Estudo seletivo da teologia do segundo ao quinto séculos, dando especial atenção às principais características teológicas, filosóficas, hermenêuticas e pastorais dos chamados pais ocidentais e orientais da igreja cristã.

A vida e a obra de Anselmo, incluindo o seu contexto, porta de entrada para o estudo do cristianismo medieval. Análise de Anselmo como agostiniano, como escolástico e como místico. Estudos interpretativos do Monologion , do Proslogion e de Cur Deus Homo.

A partir do quarto século, houve forte interação entre a igreja e o poder civil, interação essa que se tornou especialmente complexa e intensa no período medieval, produzindo vastas consequências para as duas instituições. Destaque dos aspectos positivos e negativos desse relacionamento, com a análise de exemplos significativos.

Um exame detalhado dos desdobramentos teológicos posteriores à Reforma, com especial ênfase no puritanismo inglês e nos sistemas escolásticos do calvinismo do final do século 16 e do século 17.

Jonathan Edwards tem sido considerado o maior teólogo-filósofo norte-americano. Sua obra monumental aborda com profundidade e criatividade muitos temas cruciais da teologia cristã e reformada. A disciplina visa ao estudo do seu pensamento no contexto do protestantismo americano do século 18.

Estudo de temas relevantes do século 20 e início do século 21, tais como novos movimentos religiosos, novas teologias e ideologias, novos paradigmas culturais. Reflexão sobre a relação entre a fé cristã e desdobramentos recentes na ciência, política, economia, ética, questões sociais e relações internacionais.

Estudo em profundidade de tópicos seletos referentes à história do Protestantismo no Brasil.

Debates filosóficos desde os Pais da Igreja à Idade Média, com especial atenção a questões centrais dessas épocas e a diferentes aproximações à defesa da fé. Esta disciplina requer leitura prévia e intensa de textos selecionados.

Estudo avançado de tópicos seletos no âmbito da teologia histórica

Disciplina de leitura sobre um tópico com tema relevante em Teologia Histórica.

Habilitação 5: Teologia Filosófica

Essa habilitação visa tornar o aluno apto a entender e estudar por si mesmo os diferentes temas da interdisciplinaridade “teologia-filosofia cultura”. São enfatizados os pontos comuns e as divergências entre a fé cristã em sua expressão reformada e as ideias surgidas na história das ideias, na filosofia, na cultura hodierna e em outras áreas da atividade intelectual do homem. Atenção especial é dada às implicações do pensamento reformado histórico nos campos epistemológico, ético e metafísico. Atenção também é dada ao pensamento filosófico explícita ou implicitamente subjacente às doutrinas e práticas das igrejas que se denominam cristãs nos dias de hoje. Proporciona-se aos alunos uma visão aprofundada e crítica das diferentes tendências teológicas cristãs dos últimos duzentos anos, no intuito de fazê-los compreender melhor o quadro contemporâneo da teologia e do pensamento cristão e a sua responsabilidade apologética. Abre-se espaço para a análise dos princípios e ideias bíblicas, religiosas, filosóficas, culturais, éticas, científicas e políticas que condicionam a vida humana na atualidade. Estas ênfases estão presentes tanto na instrução quanto no fomento à pesquisa e à produção acadêmica dos docentes e discentes.

Uma investigação da teoria do conhecimento humano contrastando diversas escolas com as alternativas propostas por pensadores reformados como Alvin Plantinga, Cornelius Van Til, e Nicholas Wolterstorff. Obrigatória da habilitação.

Análise histórico-teológica da relação entre o pensamento teológico e o pensamento filosófico metafísico. As origens do Cristianismo e a metafísica platônica. As influências neoplatônicas na teologia. O aristotelismo cristão do escolasticismo. O pano-de-fundo filosófico no surgimento do protestantismo. Ideias metafísicas na história do pensamento protestante subsequente do escolasticismo confessionalista até nossos dias.

A doutrina reformada do mandato cultural como base para a formulação de uma teologia e filosofia das artes de cultura em gera

Uma investigação dos tratados filosóficos de Jonathan Edwards, “A Dissertation on the Nature of True Virtue”, “ Dissertation on the End for which God Created the World”, “ A Careful and Strict Inquiry into the Prevailing Notions of the Freedom of Will”, e “ Christian Knowledge”, atentando ao contexto histórico-intelectual em que aos mesmos foram produzidos

 

Estudo aprofundado das filosofias e teologias contemporâneas que propõem o retorno às religiões pré-cristãs como consequência da hermenêutica feminista.

Visa dar ao aluno as ferramentas básicas para uma compreensão geral daquilo que está envolvido no conflito entre os pensamentos cristão reformado e secular e para a defesa e formulação da fé cristã frente ao pensamento anticristão, iniciando-o no caminho para a compreensão e o cumprimento do mandado de 1 Pedro 3: 15.

Estudo do Iluminismo do século 18, seus principais autores e características. Análise da crítica iluminista da religião e reações contra ela: ortodoxia, pietismo, romantismo. O pensamento teológico pós-iluminista, seus principais autores e traços. Reações positivas e negativas à reflexão teológica pós-iluminista.

Um estudo da história da ideia da liberdade no pensamento filosófico, concentrando-se no seu desenvolvimento dialético da Renascença até Hegel e as implicações da ideia moderna da liberdade no pós-iluminismo

Debates filosóficos desde os Pais da Igreja à Idade Média, com especial atenção às questões centrais das épocas e a diferentes aproximações à defesa da fé. Esta disciplina requer leitura prévia e intensa de textos selecionados.

Debates filosóficos a partir do Pós-Iluminismo, com especial atenção a questões centrais da época e a diferentes aproximações à defesa da fé. Esta disciplina requer leitura prévia e intensa de textos selecionados.

Introduz o aluno à tradição pressuposicional dentro da filosofia da ciência através do estudo das ideias e de textos selecionados de Kuhn e Polanyi.

 

Estudo avançado de tópicos selecionados em Teologia Filosófica

 

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Teologia Filosófica.

 

Um estudo filosófico da doutrina de Deus, prestando especial atenção à natureza, atributos e cognoscibilidade de Deus.

Vida e obra de Dooyeweerd. Estudo de suas principais ideias e análise interpretativa de alguns de seus textos. Apresentação de suas obras principais. A cosmovisão reformada segundo Dooyeweerd, sua crítica da história da filosofia, sua cosmologia, suas contribuições para a reflexão ética e sóciopolítica.

Análise da crítica pós-moderna da modernidade e dos mitos e preconceitos modernistas. O racionalismo modernista e suas relações com o liberalismo e o fundamentalismo teológicos. Estudo crítico dos vários pós-modernismos emergentes. O conceito de hipermodernidade. Avaliação dos principais autores pós-modernos. Opções teológicas hipermodernas e pós-modernas.

Estudo avançado na filosofia de Dooyweerd, com especial ênfase na centralidade do conceito de busca pelo conhecimento de Deus e da alma como fulcro de seu pensamento.

A Disciplina visa dar ao alunos as ferramentas básicas para uma compreensão geral da filosofia da ciência sob uma perspectiva cristã reformada. Não se trata de um curso sobre teologia e ciência, mas sim uma aproximação introdutória da relação entre teologia e a filosofia da ciência (envolvendo também uma visão da história do pensamento científico).

Um estudo crítico do método da hermenêutica da suspeita na crítica da religião, enfocando especialmente Marx, Nietzsche e Freud.

Debates filosóficos na era da Reforma e na Pós-Reforma, com especial atenção a questões centrais da época e as diferentes aproximações à defesa da fé. Esta disciplina requer leitura prévia e intensa de textos selecionados.

Uma apresentação panorâmica da epistemologia pressuposicional de Van Til e de seu modelo apologético, contrastando o mesmo com as tradições racionalistas e evidencialistas. Requer quantidade significativa de leitura na língua inglesa.

Estudo avançado de modelos apologéticos contemporâneos, com especial ênfase em seus antecedentes histórico-filosóficos e pressupostos sistêmicos.

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Teologia Filosófica.

Habilitação 6: Aconselhamento

Os estudos de Aconselhamento caracterizam-se por sua relevância para a igreja e o mundo contemporâneo e por sua finalidade precípua em habilitar indivíduos com as ferramentas adequadas para atingir a demanda de um mundo em crise. A linha abrange uma vasta gama de assuntos nas áreas de teorias e métodos do aconselhamento, o perfil do conselheiro e seus procedimentos, aconselhamento para casais, crianças e adolescentes, aconselhamento em situações de crise e teorias da personalidade, história e sistemas da psicologia. A habilitação também tem por objetivo fomentar a pesquisa e a produção acadêmica sobre os temas de interface entre o aconselhamento e as psicologias seculares, assim como também as questões filosóficas, metodológicas e teológicas no âmbito teórico do aconselhamento.

Estudo e análise dos princípios revelados nas Escrituras que servem como o fundamento da teoria e da prática do aconselhamento cristão. Síntese desses princípios a partir da teologia reformada. Obrigatória para os alunos da habilitação.

PAC715 ESTUDO DIRIGIDO EM ACONSELHAMENTO I

 

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Aconselhamento.

Apresentação e análise dos principais modelos de aconselhamento cristão; clarificação das diferenças e particularidades do aconselhamento cristão reformado ante outras linhas de aconselhamento. Serão analisados os modelos de Jay Adams, Larry Crabb, Gary Collins, Paul Tournier, e outros. Após o estudo de noções elementares de Psicologia (emoções humanas, temperamentos, relacionamentos interpessoais, etc) aborda-se o papel dos pressupostos bíblicos no aconselhamento cristão em contraste com os pressupostos da psicologia secular.

Preparo espiritual, teológico e acadêmico do conselheiro; comportamento ético-profissional; qualificações pessoais e profissionais; problemas costumeiros da prática do aconselhamento e procedimentos recomendados.

 

Treinamento teórico e prático do conselheiro para lidar com problemas de relacionamento do casal; criação de filhos; finanças; problemas de sexualidade; divórcio; adultério; novo casamento; abuso físico e verbal. Desenvolvimento espiritual do casal pelo diálogo e práticas devocionais. Questões de gênero (diferenças entre o homem e a mulher). Quando possível uso de situações reais ou dramatizadas em sala de aula, como laboratório.

 

Fármaco dependência (alcoolismo e drogas); problemas da sexualidade; homossexualidade; ansiedade, depressão e stress; violência interpessoal; desemprego; tendências suicidas; nascimento de filhos; mudança de residência, etc.

 

Estudo e avaliação crítica das diferentes teorias da estrutura e desenvolvimento da personalidade humana. Inclui descrição e análise das principais teorias filosóficas, teológicas e psicológicas sobre o ser humano. Breve introdução à antropologia cultural. Formulação de uma visão cristã da personalidade.

 

Estágio de 30 horas de aconselhamento supervisionado.

 

Disciplina de leitura em um tópico de um tópico com tema relevante em Aconselhamento.

 

Panorama geral da história da psicologia e da psiquiatria, incluindo uma análise crítica das principais escolas de psicologia ligadas aos nomes de Freud, Jung, Skinner, Adler, Reich, e outros. São abordados criticamente os principais modelos de psicoterapia em uso atualmente: brief therapy; twelve steps therapy; group therapy ; psicanálise; etc. Estudo da relação entre psicologia e aconselhamento bíblico.

Descrição e análise do surgimento, princípios e práticas dos movimentos de cura interior e de batalha espiritual. Estudo da possessão demoníaca vis-à-vis problemas psicológicos e psiquiátricos (sintomatologia da possessão demoníaca e de desordens psíquicas, mentais e físicas). Alternativas bíblicas aos modelos de cura interior e batalha espiritual.

Treinamento teórico e prático do conselheiro para lidar com problemas de: mau comportamento; problemas escolares; abuso sexual; drogas; gravidez não desejada e aborto; doenças venéreas; conflito de gerações. Psicologia do desenvolvimento humano (fases do desenvolvimento infantil). Técnicas de comunicação com crianças e jovens. Quando possível uso de situações reais ou dramatizadas em sala de aula, como laboratório.

 

Estudo dos aspectos fisiológicos do ser humano e sua relação com a patologia psicológica e psiquiátrica. O funcionamento do cérebro humano e do sistema nervoso. Identificação e diferenciação entre distúrbios mentais, psíquicos, nervosos, fisiológicos e espirituais. Sintomática de SMP e possessão demoníaca. Desordens da alimentação; esquizofrenia; depressão por desequilíbrio hormonal; etc.

Estágio de 30 horas de aconselhamento supervisionado.

Esta disciplina envolve o uso da hermenêutica bíblica na hermenêutica da pessoa, com vistas ao aconselhamento na pregação pública. Aborda os temas da teologia propriamente dita (o ser de Deus), da antropologia bíblica e da soteriologia na estrutura do aconselhamento redentivo, fazendo então a transposição para a pregação. Aborda também o estudo de textos específicos para o aconselhamento e seu tratamento hermenêutico-homilético.

Habilitação 7: Educação Cristã

Os estudos de Educação Cristã visam habilitar indivíduos de forma adequada para o serviço do reino e para a pesquisa e sistematização do conhecimento quanto às teorias, estruturas, propostas e sistemas pedagógicos e androgógicos. Face à profunda demanda na vida interna da Igreja: face à secularização e paganização do ensino: face a escassez de princípios norteadores na área da educação, o programa responderá com especial ênfase nos fundamentos bíblicos, teológicos, e históricos da Educação Cristã sob a ótica do sistema calvinista

Estudo e análise dos princípios revelados nas Escrituras que servem como o fundamento da teoria e da prática da educação cristã. Síntese desses princípios a partir da teologia reformada. Obrigatória para os alunos da habilitação.

 

Um breve panorama da história da filosofia da educação cristã e suas principais vertentes e tendências atuais. Discute o impacto positivo e negativo que a educação exerce sobre as pessoas, a Igreja e a sociedade. Será feita uma investigação do processo ensino-aprendizagem. Os alunos analisarão várias abordagens educacionais, conhecerão um modelo de educação cristã por práxis compartilhada, e começarão a definir o seu próprio ideário pedagógico.

Examina modelos, bases bíblicas, estilos, princípios e tarefas para a liderança cristã. Também aborda o recrutamento, motivação e treinamento de líderes. Os alunos elaborarão cursos para o treinamento da liderança da Igreja.

Um estudo eclesiológico do papel da Igreja contemporânea, tendo como parâmetro a Palavra de Deus, com especial ênfase nos ensinos de Jesus e dos apóstolos no NT. Cuidadosa atenção é dada aos ministérios desenvolvidos pela Igreja primitiva, na sua docência, vida de oração, evangelismo, discipulado e comunhão, examinando estilos, modelos e princípios.

 

A disciplina oferece uma visão panorâmica da educação cristã ao longo da história da Igreja, destacando as principais ênfases, personagens e movimentos de cada período. Será dado um destaque especial à contribuição dos reformadores (como Calvino e sua famosa Academia de Genebra), aos grandes educadores protestantes como João Amós Comênio e ao movimento das escolas dominicais.

 

Estuda a relevância do adolescente e do jovem na perspectiva bíblica do Antigo e Novo Testamentos. Bases sólidas para ministérios educacionais com adolescentes e jovens na Igreja são desenvolvidas, bem como habilidades para comunicar-se com eles de maneira mais efetiva, utilizando estratégias e técnicas apropriadas.

 

Estudo crítico e descritivo do processo de comunicação na Bíblia, na história da igreja e na era contemporânea, visando desenvolver as ferramentas e habilidades necessárias para uma efetiva comunicação da fé Cristã na Educação Cristã.

 

Panorama geral da história da educação e psicologia, incluindo uma análise crítica das principais escolas ligadas aos nomes de Freud, Jung, Piaget, Vigostsky, Skinner, Adler, Reich, e outros.

 

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Educação Cristã

 

Estuda as bases educacionais e teológicas do planejamento de currículo. Oferece ferramentas técnicas para a elaboração de aulas e as demais unidades curriculares. Discute procedimentos e estratégias para a revitalização de programas e atividades educacionais da Igreja. Estabelece critérios para a formulação, estruturação e integração de novos programas de educação cristã.

 

Visão panorâmica dos modelos de educação formal e não formal no contexto transcultural. Este curso ajudará o educador transcultural a entender a sua função e papel e o uso de uma metodologia apropriada naquele determinado contexto.

Uma perspectiva bíblica e histórica do processo do ensino-aprendizado, estudando as metodologias judaico-cristã, reformada e contemporânea. Especial ênfase será dada às teorias de aprendizado, características dos diferentes grupos etários e étnicos, motivações, criatividade e métodos de instrução, visando a uma efetiva comunicação na Educação Cristã.

 

Estuda a relevância da criança na perspectiva bíblica do Antigo e Novo Testamentos e enfatiza o seu desenvolvimento psicológico e espiritual. Alicerça-se bases sólidas para a criação de ministérios educacionais para crianças na Igreja e fora dela, sob o parâmetro das estratégias e técnicas vistas nas Sagradas Escrituras.

 

Estuda o pensamento das cosmovisões e seu impacto na educação, oferecendo uma preparação adequada para o ensino nas escolas confessionais e não confessionais, numa perspectiva bíblico-teológica. O curso examina as posições básicas do Humanismo, Secularismo e Marxismo, considerando sua influência nos campos da teologia, filosofia, economia, psicologia, sociologia, biologia, lei, política e ética.

Uma investigação da teoria do conhecimento humano contrastando diversas escolas com as alternativas propostas por pensadores reformados como Alvin Plantinga, Cornelius Van Til, e Nicholas Wolterstorff.

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Educação Cristã.

Habilitação 8: Missões Urbanas

A habilitação Missões Urbanas caracteriza-se peculiarmente pelo estudo e a exploração de temas relevantes à missão da Igreja contemporânea e pela apresentação das práxis missiológica adequada para o terceiro milênio. Essa linha busca fornecer ao aluno a capacitação efetiva para ser instrumento da missão de Deus no contexto urbano, diante da premência do cumprimento da grande comissão de fazermos discípulos de todas as nações; do emergente desafio do crescimento das religiões pagãs no ocidente e em todo o mundo; e diante do processo acelerado de urbanização nos países em desenvolvimento.
A linha enfatiza a metodologia e fundamentos bíblicos, históricos e teológicos da missão urbana assim como pesquisa e produção acadêmica.

Elabora os temas bíblicos que destacam a preocupação salvífica de Deus pelo mundo e o meio através do qual ele relaciona-se com este mundo, chamando um povo específico para obra de missões. Estuda também a conceituação da tarefa missionária da Igreja, de acordo com as diferentes formulações missiológicas de distintos ramos da cristandade. A matéria também apresenta a Bíblia como o relato da “história da salvação” e como inspirada por Deus para o desempenho da Igreja no mundo. Obrigatória para os alunos de Mestrado e Especializaçã

 

Introduz e avalia as estratégias e metodologias missionárias diversas e a relevância da aplicação das mesmas para os diferentes ministérios do corpo de Cristo e dos líderes cristãos neste terceiro milênio.

O foco dessa disciplina será o moderno movimento de “batalha espiritual”. Descrição e análise dos principais ensinos e práticas do movimento. Análise do conceito bíblico do confronto da Igreja com as forças malignas.

Estuda as diversas vertentes do catolicismo romano (desde a renovação carismática até a teologia da libertação) e do protestantismo (ecumênico, evangélico-conservador e pentecostal) que desenvolveram uma teologia de testemunho à sociedade latino-americana. Oferece critérios para a elaboração de uma teologia e prática da missão da Igreja diante dos desafios do continente.

 

 

 

Neste estudo a missão da Igreja é interpretada em termos da “Grande Comissão” à luz dos debates contemporâneos, olhando o contexto histórico mundial e os desafios emergentes nas áreas sócio-política e religiosa. Além disso, examina-se o desenvolvimento e o lugar da missiologia na educação e na enciclopédia teológica desde o começo da história contemporânea até hoje.

 

Descrição e análise do surgimento, princípios e práticas dos movimentos de cura interior e de batalha espiritual. Estudo da possessão demoníaca vis-à-vis problemas psicológicos e psiquiátricos (sintomatologia da possessão demoníaca e de desordens psíquicas, mentais e físicas). Alternativas bíblicas aos modelos de cura interior e batalha espiritual..

 

Estudo Histórico da Cosmovisão Cristã da Patrística, do período Medieval, e do período da Reforma; um estudo sistemático das cosmovisões do deísmo, ateísmo, panteísmo, politeísmo, panteísmo, abrangendo temas como Deus, criação, homem, história, ética, conceito de mal, etc., em comparação com a cosmovisão teísta-cristã.

 

Este curso busca oferecer aos alunos a oportunidade de cooperar com a revitalização da igreja local, mediante o estudo das Escrituras e a pesquisa dos desafios pertinentes.

 

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Missiologia.

 

Desenvolve uma teologia e estratégia para o ministério urbano, focalizando os desafios sociais e espirituais que o ambiente provoca. Examina diversos modelos de ministérios urbanos, inclusive através de estudos de campo, e fornece critérios para a elaboração de um ministério bíblico de impacto na cidade.

 

Análise do desenvolvimento e da expansão da fé cristã ao longo dos séculos, compreendendo os seus principais personagens, métodos e povos alcançados. A matéria atentará para a realização da obra missionária na era da patrística, na era medieval, na era dos reformadores, no período da pós-reforma com os pietistas e moravianos, bem como no surgimento das missões modernas.

Expõe e analisa as principais estruturas socioculturais dentro de um pressuposto etnológico. Objetiva determinar os pontos de tensão cultural a partir de uma abordagem natural (não crítica) dos costumes, cosmologias e cosmovisões comuns em diferentes povos. Avalia o esforço missionário do ponto de vista do impacto e transformações culturais.

 

Uma análise de tópicos selecionados quanto aos diferentes contextos socioeconômicos e políticos em que a Igreja do Senhor está sendo plantada e o evangelho difundido.

 

Visa dar ao aluno as ferramentas básicas para uma compreensão geral daquilo que está envolvido no conflito entre os pensamentos cristão reformado e secular e para a defesa e formulação da fé cristã frente ao pensamento anticristão, iniciando-o no caminho para a compreensão e o cumprimento do mandado de 1 Pedro 3: 15.

Este curso busca trabalhar três vertentes dentro da teologia pastoral. A primeira, uma apresentação nos Fundamentos do Evangelho, sua excelência e relevância para o homem em todos os lugares e de todos os tempos; a segunda, o estudo dos fundamentos da Antropologia Cultural, com especificidade na contextualização e as direções tomadas por vários segmentos do cristianismo na história, inclusive o Calvinismo, na tentativa de tornar o evangelho compreensível para todas as culturas e povos. Por fim, a investigação da aplicabilidade de uma contextualização critica na expansão da igreja na pós-modernidade mediante do plantio de novas igrejas.

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Missiologia.

Habilitação 9: Pregação

Procura equipar o aluno para aquilo que a teologia reformada crê ser a tarefa primordial da igreja e do ministério pastoral, o principal elemento do culto público e o meio pelo qual o reino de Deus é aberto ou fechado aos pecadores. Objetiva também, para o mesmo fim, fomentar a pesquisa e a exploração da pregação na tradição reformada e em comparação com outras tradições no protestantismo histórico, com especial ênfase nas implicações metodológicas, filosóficas e teológicas. Finalmente, a linha tem por objetivo promover a pregação expositiva da Bíblia como expressão adequada da tradição calvinista. O exame de admissão em grego e hebraico (nível básico apenas) para habilitação em Pregação é classificatório. Os alunos que não atingirem a média necessária poderão fazer um curso de nivelamento (no próprio CPAJ) e, caso sejam aprovados neste nivelamento, terão cumprido este requisito.

A linha enfatiza a metodologia e fundamentos bíblicos, históricos e teológicos da missão urbana assim como pesquisa e produção acadêmica.

Esta disciplina debate a pregação como meio de graça, como Vox Dei, como a principal tarefa da igreja e do pregador, e como uma das marcas da verdadeira igreja. Aqui estudaremos suas principais características e sua relevância para o protestantismo contemporâneo.

 

O Estudo Dirigido (ED) pode ser feito depois de ter oito disciplinas realizadas e aprovadas. O ED deve ser feito quando você já possuir um tema a ser desenvolvido em sua habilitação. A solicitação para realizar o ED deve ser feita ao coordenador do seu curso (mDiv ou STM). Ele encaminhará o formulário a fim de que você preencha os livros e artigos acadêmicos lidos, totalizando 1000 páginas. Metade destas 1000 páginas deve ser de artigos acadêmicos. O relatório do ED deve constar de: descrição completa do livro, um esboço (o sumário do livro), e a seleção dos argumentos da obra lida.

A Leitura Supervisionada (LS) funciona como uma disciplina modular de 30h em uma área que o aluno queira se especializar e que não tenhamos uma disciplina que responda diretamente ao seu interesse, ou pode substituir uma disciplina modular, por meio de leituras previamente estabelecidas.

Esta disciplina investiga o que seja pregar a Cristo em toda a Escritura, reconhecendo que o foco em Cristo se deve à relação que Deus estabeleceu com os seres humanos, exclusivamente por meio dele. Além de debater o percurso histórico da proposta, será analisada a diferença que a utilização da nomenclatura produz.

 

Esta disciplina destaca a simplicidade e a profundidade, duas características da pregação reformada. A profundidade bíblica em um sermão é resultado direto do trabalho exegético do pregador; e, a simplicidade expositiva é o resultado esperado deste esforço.

 

Esta disciplina reflete sobre como o desafio de defesa da fé está presente na tarefa do pregador. Assumindo a apologética pressuposicionalista, visa refletir sobre como a pregação pode dirigir-se ao ouvinte considerando sua direção estrutural para a adoração ou para a idolatria.

 

Esta disciplina averigua a natureza estrutural, hermenêutica e teológica das leis bíblicas contidas no Pentateuco bem como sua relação com os demais gêneros bíblicos. Busca uma compreensão à luz da teologia-bíblica com vistas a estabelecer um modo proveitoso de exposição e aplicação para as leis.

 

Esta disciplina investiga os Salmos a fim de discernir sua temática geral, e como ela molda o caráter do adorador. No Saltério busca-se compreender mais acerca de Deus como rei do cosmos, e a praticar como submeter-se à sua autoridade.

 

Esta disciplina expõe a noção de perspectiva e propósito na interpretação, aplicação e exposição dos evangelhos sinóticos. Aborda os gêneros literários e os recursos discursivos utilizados pelos evangelistas. Busca acrescentar uma visão do todo à prática de pregação nos evangelhos.

 

Esta disciplina desenvolve as técnicas de interpretação e aplicação do gênero epistolar. Avalia a estrutura argumentativa e teológica das cartas de Paulo relacionando-a aos propósitos particulares de cada epístola. Busca desenvolver elementos de exposição e aplicação que atendam às necessidades da igreja contemporânea.

 

Esta disciplina desenvolve as técnicas de interpretação e aplicação do gênero epistolar. Avrigua a estrutura argumentativa e teológica das cartas de Paulo relacionando-a aos propósitos particulares de cada epístola. Busca desenvolver elementos de exposição e aplicação que atendam às necessidades da igreja contemporânea.

 

Esta disciplina analisa a relação entre a pregação e a cultura. Busca mostrar a necessidade de transposição cultural na exposição bíblica e abordar os aspectos relacionados à aplicação do ensino bíblico ao contexto atual e local do pregador.

 

Esta disciplina pode ser utilizada para o caso de termos professores externos que venham lecionar, e o seu conteúdo não se encaixe exatamente em nosso currículo, mas que seja considerado de grande importância para a formação discente.

 

O Estudo Dirigido (ED) pode ser feito depois de ter oito disciplinas realizadas e aprovadas. O ED deve ser feito quando você já possuir um tema a ser desenvolvido em sua habilitação. A solicitação para realizar o ED deve ser feita ao coordenador do seu curso (mDiv ou STM). Ele encaminhará o formulário a fim de que você preencha os livros e artigos acadêmicos lidos, totalizando 1000 páginas. Metade destas 1000 páginas deve ser de artigos acadêmicos. O relatório do ED deve constar de: descrição completa do livro, um esboço (o sumário do livro), e a seleção dos argumentos da obra lida.

Esta disciplina propõe uma reflexão sobre o modo como as doutrinas cristãs estão presentes no texto bíblico, e consequentemente como podem ser utilizadas na exposição. Busca sondar como a pregação contribuir para o ensino teológico e formação doutrinária da igreja.

 

Esta disciplina desafia os pregadores a entenderem os rótulos pré-modernidade, modernidade e pós-modernidade, auxiliando-os a refletir como as pessoas estão pensando em cada período, e quais são seus paradigmas

 

Esta disciplina desenvolve a relação entre pregação pública e o aconselhamento pastoral. Demonstra como o estado espiritual da igreja devem ser considerados no preparo e exposição do sermão e como a interpretação e a aplicação expostos na pregação podem edificar a igreja de modo profilático, exortativo e curativo.

Esta disciplina pesquisa técnicas narrativas – também conhecidas como dispositivos literários – que auxiliam o intérprete a compreender a mensagem da história bíblica. Além disto expande a compreensão deste gênero a outros tipos de literatura que são considerados narrativas: drama, ficção, cinema etc.

Esta disciplina expõe o contexto histórico-teológico da profecia bíblica, seus recursos literários e sua relação com a história da redenção. A partir desses aspectos visa definir modos de exposição e aplicação dos textos proféticos que atendam às necessidades da igreja contemporânea.

Esta disciplina explora a sabedoria como um saber compartilhado em comunidade que deve ser, portanto, aprendida com aqueles que são sábios. O objetivo é que todos os aprendizes, como os sábios, percebam e aprendam o caminho da ordem e da estrutura que Deus colocou no cosmos e nas relações humanas.

 

Esta disciplina expõe as características estruturais, históricas e teológicas do livro de Atos dos Apóstolos. Busca demonstrar sua importância para a estrutura do Novo Testamento e seu valor teológico e prático para a igreja contemporânea.

Esta disciplina estuda o quarto Evangelho como uma narrativa, e as cartas joaninas, juntamente, como operam literariamente. Entender como algo é dito ajuda a apreciar o conteúdo e o significado do que está sendo dito. Assim, almeja-se sondar como os personagens da narrativa trabalharam retoricamente.

Esta disciplina trabalha com os questionamentos: O que é a Palavra de Deus? Como entender a Palavra de Deus em relação às disciplinas teológico-sistemáticas? Como entender a Palavra de Deus em relação à Trindade? A teologia da pregação está preocupada em discernir o que Deus faz no ato da pregação.

Todo aluno do Mestrado em Divindade do CPAJ é acompanhado no decorrer de seu curso por um Orientador Acadêmico, membro do corpo docente do CPAJ e nomeado pelo coordenador do curso. O aluno deve informar-se sobre quem é seu orientador de curso e procurá-lo durante o seu primeiro módulo no CPAJ. Cabe ao orientador acadêmico:

  • Elaborar com o aluno o plano de curso.
  • Guiar o aluno na escolha das disciplinas.
  • Acompanhar o seu desenvolvimento acadêmico.
  • Orientar nas disciplinas de leitura e pesquisa individual.
  • Orientar na produção da tese.
  • Orientar na produção da monografia final (quando necessário, decidir com o coordenador do MDiv a mudança de orientador para a monografia final)

Tanto o plano de curso quanto os relatórios dos encontros de acompanhamento do desenvolvimento acadêmico e outros documentos relativos à orientação do aluno serão sempre produzidos com cópia para o aluno e para o orientador acadêmico.

A Monografia de Conclusão deve ter não menos que 60 e não mais que 120 páginas e deve demonstrar domínio e capacidade de reflexão crítica sobre um tema relevante na área de habilitação pretendida. Essa Monografia de Conclusão é submetida ao orientador acadêmico que recomenda ao titular da cadeira a sua aprovação ou não. Cabe ao titular da cadeira a aprovação final da monografia, sendo a Câmara de Pós-Graduação do CPAJ a única instância de recurso. A reprovação da Monografia de Conclusão não impede a reapresentação da mesma após correções e modificações nem a apresentação de nova Monografia de Conclusão, desde que, em ambos os casos, não tenha expirado o prazo de conclusão do curso.

Após a aprovação nos 12 módulos e no Estudo Dirigido, os alunos do MDiv deverão preencher o Formulário de Proposta de Monografia e obter as assinaturas de seu Orientador Acadêmico e do professor titular da área. O projeto e trabalho deverão seguir o Guia Para a Monografia de Conclusão. Uma vez iniciada a Monografia de Conclusão o aluno será considerado mestrando.

Aprovada a Monografia de Conclusão, o aluno está apto para ser diplomado, o que ocorrerá em cerimônia oficial de graduação após o término de cada ano letivo, quando receberá seu diploma com o título Magister Divinitatis. O diploma só será outorgado in absentia (estando ausente o aluno à cerimônia) mediante solicitação formal e aprovação da direção do CPAJ.

Valores

Abaixo estão listados os valores de inscrição no processo seletivo, matricula no programa e inscrição em cada módulo de disciplina do MDiv.

 

    Inscrição no Processo Seletivo 
    Matricula no Programa 
    Módulo de Programa para Aluno Regular 
    Módulo de Programa para Aluno Especial(1) 
    Módulo de Programa para Aluno Ouvinte(1) 
    Trancamento de Programa