O CPAJ possui dois programas de mestrado, um com ênfase no aperfeiçoamento teológico ministerial e outro voltado para o aperfeiçoamento acadêmico. O mestrado com ênfase no aperfeiçoamento teológico ministerial é denominado Magister Divinitatis ou MDiv. É tipicamente classificado como uma primeira pós-graduação teológica (stricto sensu).
O curso abrange um total de 24 créditos (360 horas/aula), organizados da seguinte maneira:
As 270 horas em sala de aula devem ser complementadas com horas de preparo, individual ou em grupo, fora de classe. A dedicação estimada é, portanto, de aproximadamente 630 horas e o prazo padrão para a integralização do curso é de 3 anos letivos (36 meses), contados a partir da matrícula no CPAJ.
O currículo do Magister Divinitatis (MDiv) visa a atingir os seguintes objetivos:
Mesmo sendo um programa de aperfeiçoamento com exigências acadêmicas equivalentes ou superiores às de programas de mestrado, o MDiv visa ao serviço da igreja. Sendo assim, o título Magister Divinitatis é outorgado sob a autoridade da Igreja Presbiteriana do Brasil, possuindo reconhecimento de natureza intra-corpus. Não é submetido à avaliação da CAPES e não possui credenciamento do MEC. O MDiv é oferecido nas seguintes grandes áreas que são especificadas no diploma:
Estas três áreas são compostas pelas seguintes habilitações:
Estudos Hermenêuticos
BAT: Antigo Testamento
BNT: Novo Testamento
Estudos Histórico-teológicos
TST: Teologia Sistemática
TFL: Teologia Filosófica
THS: Teologia Histórica
Estudos Pastorais
PAC: Aconselhamento
PMU: Missões
PPR: Pregação
Para que seja matriculado nesse programa, o candidato deverá ser:
Obs. Alunos do EAD CPAJ que tiverem concluído 50% das disciplinas de Estudos em Teologia Sistemática ou Estudos em Teologia Bíblica poderão se inscrever no processo seletivo, mas terão sua matrícula efetivada apenas se concluírem o curso até o final do ano.
O processo seletivo para o Magister Divinitatis inclui:
Informações detalhadas sobre o processo seletivo são publicadas oportunamente pelo CPAJ em edital específico.
As disciplinas do Magister Divinitatis (MDiv) são oferecidas na forma de módulos intensivos distribuídos em períodos regulares ao longo do ano, segundo Calendário Acadêmico previamente publicado em nosso website. As disciplinas são oferecidas geralmente nas dependências do CPAJ e tem a duração média de 5 dias, de segunda a sexta-feira (30 horas/aula, 2 créditos). Eventualmente, algumas disciplinas poderão ser oferecidas on-line. Para o bom andamento do curso, o aluno deverá cursar pelo menos 2 disciplinas por semestre (4 créditos). A recomendação é que os alunos não se matriculem em mais do que 4 disciplinas semestrais, embora 6 disciplinas seja o limite máximo permitido.
A seleção das disciplinas é uma decisão do aluno e deve ser feita pela através do calendário disponibilizado no site.
As disciplinas do MDiv são oferecidas em diferentes habilitações. As siglas das disciplinas são compostas por três letras, identificando a habilitação que oferece a disciplina, exceto no caso das disciplinas básicas obrigatórias que são comuns a todas as habilitações.
As siglas são seguidas de três dígitos, o primeiro dos quais representa o nível e o tipo da disciplina:
Estudos Histórico-Teológicos
Estudos Pastorais
Estudos Bíblico-Hermenêuticos
* Será facultado ao aluno a possibilidade de substituir uma disciplina obrigatória específica de área por uma dentre as eletivas.
Depois de cursar as disciplinas básicas gerais e as básicas específicas, o aluno deverá cursar três disciplinas eletivas. As disciplinas deverão ser escolhidas dentre as linhas de pesquisa da área escolhida.
‣ Estudos Histórico-Teológicos (TST; THS; TFL)
‣ Estudos Pastorais (PAC; PPR; PMU)
‣ Estudos Bíblico-Hermenêuticos (BAT; BNT)
O aluno poderá mesclar disciplinas das diferentes linhas de pesquisa da área em sua escolha, ou poderá cursar todas as disciplinas dentro de uma linha de pesquisa particular.
Após obter aprovação em 7 disciplinas , o aluno deverá inscrever-se na disciplina Monografia 1 e nela o seu projeto de monografia será avaliado por um professor designado.
Após obter a aprovação em todas as disciplinas do programa e obter aprovação em Monografia 1, o aluno deverá inscrever-se na disciplina Monografia 2 e apresentar o seu trabalho final, uma monografia, que será avaliada por um dos professores do CPAJ.