Especialização em Educação Cristã

programa de especialização totalmente online

Processo Seletivo

Aberto

Duração

18 meses para a integralização
de todos os créditos

Módulos

Totalmente online

8 módulos ao longo do ano

Este curso busca aprofundar sua compreensão da relação entre a fé cristã e a educação

Para quem?

Dirigido à educação de modo mais abrangente. Útil a pais, pastores e cristãos envolvidos com o ensino no contexto da igreja local, e profissionais que desejam aprofundar-se na compreensão da relação entre a fé cristã e a educação.

Sobre o curso

O programa de especialização em Educação Cristã é oferecido pelo CPAJ e destinado a pais, pastores, professores e demais interessados em educação eclesiástica ou escolar. Seu principal objetivo é promover a reflexão a respeito da dimensão pedagógica a partir dos pressupostos cristãos e oferecer ferramentas para o exercício intencional e planejado da atividade educacional, a partir dos mesmos pressupostos.

Regime de aulas

A especialização funciona em regime totalmente online. As disciplinas à distância (EAD) são ministradas por meio da plataforma virtual MOODLE e duram, cada uma delas, o período de até 45 dias (30 dias de aulas e, posteriormente, até 15 dias para a entrega de atividades), em datas determinadas pelo calendário anual.

O programa consta de 16 créditos (240 horas/aula), organizados da seguinte maneira:

✓ 14 créditos (210 horas/aula) em quatro disciplinas à distância.

✓ 2 créditos (30 horas/aula) na elaboração de um trabalho analítico de conclusão (TAC)

O prazo máximo para a integralização dos créditos é de 18 meses, contados a partir do início das aulas. Durante este período o aluno deverá dispor de tempo para a dedicação intensa às atividades da disciplina.

Currículo

Disciplinas

As disciplinas que compõem o currículo do programa são:

✓ Fé cristã e teorias educacionais.

✓ Cultura, Liderança, Planejamento e Educação Cristã.

✓ Apologética no Ensino: Problemas contemporâneo da juventude.

✓ Cosmovisão Cristã e Educação.

✓ Introdução à Educação Cristã.

✓ Interpretação bíblica à luz do Evangelho.

✓ Introdução ao Aconselhamento bíblico: lidando com os alunos.

Trabalho final

O trabalho final da Especialização em Educação Cristã se constitui de uma entre duas opções:

a) Elaboração de trabalho analítico (12 a 15 páginas) discutindo um tema relevante no campo da educação cristã aprovado pelo professor/coordenação.

b) Elaboração de um projeto comum ao ambiente escolar – pedagógico, curricular, planejamento interdisciplinar confessional – possibilitando uma aplicação mais prática.

Neste trabalho o aluno deve demonstrar a habilidade de articulação dos conceitos trabalhados nas disciplinas do programa em interação com a bibliografia por elas recomendada. O trabalho deve ser aprovado pelo professor/coordenador do programa, que, eventualmente, poderá designar outros avaliadores.

Dúvidas Frequentes

INGRESSO:

O ingresso na Especialização em Educação Cristã exige formação prévia de Bacharelado ou Licenciatura. A seleção ocorrerá em processo seletivo específico, seguindo o calendário acadêmico anual do CPAJ. O processo de seleção inclui:

  • Inscrição (on-line).
  • Pagamento da taxa de inscrição.
  • Apresentação de documentos:
    • Foto digitalizada.
    • Documentos pessoais (RG e CPF).
    • Diploma e Histórico de bacharel ou licenciatura em qualquer área do conhecimento.
    • Carta de recomendação de autoridade eclesiástica.
    • Carta pessoal, dirigida ao CPAJ, a/c do Coordenador do Programa, apresentando um testemunho pessoal, incluindo uma concisa autobiografia.
  • Entrevista com o coordenador do curso ou outro membro do corpo docente do CPAJ previamente designado (Item não obrigatório, a juízo do coordenador)

VAGAS:

O número de vagas oferecidas para o EEC pode variar a cada ano. Para o ano de 2021 são oferecidas 50 vagas.

CUSTOS:

Inscrição:

  • Inscrição no processo seletivo: R$ 140,00.

Parcelas mensais:

  • 18 parcelas de R$ 610,00 (reajustáveis anualmente)

CREDENCIAMENTO:

Os cursos do CPAJ visam a formação de ministros, pastores e líderes cristãos no âmbito da Igreja de Jesus Cristo e em outras esferas do Reino de Deus, como a das Escolas Cristãs, por exemplo. Eles têm natureza livre e não são submetidos à avaliação do MEC/CAPES. Consequentemente, os títulos são concedidos sob a autoridade da Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil, e não têm reconhecimento do MEC/CAPES.