Professores
Home

Professores

Professores

PROFESSORES RESIDENTES

ALDERI SOUZA DE MATOS

PROF. TEOLOGIA HISTÓRICA

CHUN KWANG CHUNG

PROF. TEOLOGIA PASTORAL

DANIEL SANTOS JR

PROF. ANTIGO TESTAMENTO

DARIO CARDOSO

PROF. TEOLOGIA PASTORAL

DAVI CHARLES GOMES

PROF. TEOLOGIA FILOSÓFICA

FILIPE COSTA FONTES

PROF. TEOLOGIA FILOSÓFICA

HEBER CARLOS DE CAMPOS

PROF. TEOLOGIA SISTEMÁTICA

HEBER C. DE CAMPOS JR

PROF. TEOLOGIA HISTÓRICA

JEDEIAS DE ALMEIDA

PROF. TEOLOGIA PASTORAL

JOÃO PAULO T. AQUINO

PROF. NOVO TESTAMENTO

LEANDRO LIMA

PROF. NOVO TESTAMENTO

MAURO MEISTER

PROF. ANTIGO TESTAMENTO

VALDECI SANTOS

PROF. TEOLOGIA PASTORAL

PROFESSORES VISITANTES

Augustus Nicodemus (Novo Testamento)

Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife, PE (B.Th 1983). Mestre em Novo Testamento pela Potchefstroom University, Africa do Sul (Th.M. 1996). Doutor em Hermenêutica e Estudos Bíblicos em NT no Westminster Theological Seminary, EUA (Ph.D. 1993). É ministro presbiteriano desde dezembro de 1982 e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professor titular de Novo Testamento no CPAJ, e também atua como editor da revista Fides Reformata. É autor de vários livros, entre eles Calvino, o teólogo do Espírito Santo (1996), O que você precisa saber sobre Batalha Espiritual (1997), Calvino e a responsabilidade social da Igreja (1997), A Bíblia e a sua família (2001), O culto espiritual (2001), A Bíblia e seus intérpretes (2004), além de diversos artigos.

Charlie Wingard

Dr. Wingard é Professor de Teologia Prática e Deão Acadêmico no Reformed Theological Seminary. Sua experiência pastoral inclui anos de pastorado servindo tanto na Presbyterian church of America, PCA, como na Ortodox Presbyterian Church, OPC. Sua formação acadêmica inclui um B.A. em ciência politica pela University of the South, um M.Div. pela Vanderbilt Divinity School e um D.Min. pelo Greenville Presbyterian Theological Seminary. No CPAJ, Dr. Wingard leciona a disciplina de Teologia Pastoral no programa de D.Min.

Cláudio A. Batista Marra (Histórico da Educação Cristã)

É doutor em Ministério (D.Min) pelo Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississipi, EUA. Bacharel em Teologia e em Comunicação Social, é professor de Homilética no Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição, SP, Editor da Editora Cultura Cristã e autor do livro A Igreja Discipuladora, além de ensaios e artigos na revista Servos Ordenados.

Elias Medeiros (Missiologia)

Doutor em Estudos Interculturais (Ph.D) pelo Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississipi, EUA, onde é professor de Missiologia. Tem publicado artigos e também os livros: Teaching Them to Make Disciples of All Nations e Missiology as an Academic Discipline in Theological Education.

Emilio Garofalo Neto

Dr. Emílio Neto é pastor titular da Igreja Presbiteriana Semear em Brasília, DF. Ele concluiu seu PhD no Reformed Theological Seminary em Jackson, MS (2011). Ele é professor nas áreas de teologia sistemática e pastoral no Seminário Presbiteriano de Brasília. No CPAJ, ele ensina no departamento de teologia prática e no D.Min. Emílio é conferencista e autor, com vários livros e artigos publicados.

Guy Waters

Dr. Waters é professor de Novo Testamento no Reformed Theological Seminary, com enfoque especial nas cartas paulinas, na teologia de Paulo e no uso do Antigo no Novo Testamento. Ele recebeu seu B.A. pela University of Pennsylvania, seu M.Div. pelo Westminster Theological Seminary e seu Ph.D. pela Duke University. Dr. Waters é membro do Tribunal de Recursos da PCA por mais de dez anos. No CPAJ, Dr. Waters ensina a disciplina de Eclesiologia Reformada no programa de D.Min.

Guy L. Richardson

Dr. Richardson é o presidente do Reformed Theological Seminary, campus de Jackson, MS. Sua formação acadêmica inclui Administração de Empresas pela Auburn University, Mestrado em Educação Cristã pelo Reformed Theological Seminary, Mestrado em Educação pela Georgia State University e um doutorado em Aconselhamento Familiar pela Auburn University. Dr. Richardson é pastor ordenado na Presbyterian Church of America, PCA. No CPAJ, Dr. Richardson leciona a disciplina de Liderança Pastoral no programa de D.Min.

Hermisten Maia Pereira da Costa (Teologia Sistemática)

Ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, integra a Equipe de pastores da Primeira Igreja Presbiteriana em São Bernardo do Campo, SP. É Bacharel em Teologia (SPS., 1979) com Licenciatura Plena em Filosofia (PUC., 1982) e Pedagogia (Mackenzie, 1993). É mestre e doutor em Ciências da Religião pela UMESP. Autor de vários livros, entre os quais: “Raízes da Teologia Contemporânea” (ECC, 2004); “Calvino de A a Z” (Vida, 2006) e “Fundamentos da Teologia Reformada” (Mundo Cristão, 2007). Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e da Academia Paulista Evangélica de Letras. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).

Ligon Duncan III

Dr. Ligon Duncan é o atual Chanceler/CEO do Reformed Theological Seminary e professor de Teologia Sistemática e Histórica naquela instituição. Ligon possui M.Div e M.A. em teologia histórica pelo Covenant Theological Seminary e um Ph.D. pela University of Edinburgh, Escócia. Enquanto na Escócia, ele também estudou teologia sistemárica no Edinburgh Theological Seminary com o prof. Donald Macleod. Ligon é um dos fundadores do Together for the Gospel (T4G) e um dos líderes do site The Gospel Coalition. No CPAJ, Dr. Duncan leciona a disciplina de Teologia Aplicada no programa de D.Min.

Miles Van Pelt

Dr. Van Pelt é professor de Antigo Testamento, Línguas Bíblicas e Deão Acadêmico no Reformed Theological Seminary, no campus de Jackson, MS. Ele é o co-autor da da Basics of Biblical Hebrew: Grammar (Zondervan, 2001) e tem publicado outras obras instrutivas no Hebraico e Aramaico Bíblico. Dr. Van Pelt ainda atual na equipe pastoral da Grace Reformed Church em Madison, MS. No CPAJ, Dr. Van Pelt ensina a disciplina do Uso do Antigo no Novo Testamento no programa de D.Min.

Tarcízio José de Freitas Carvalho

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição e Bacharel em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Teologia Exegética com concentração em Antigo Testamento, pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (Th.M) e Mestre em Metodologia da Pesquisa com ênfase no Antigo Testamento pela Vrije Universiteit Amsterdam. Doutorando em Antigo Testamento pela Protestantse Theologische Universiteit Kampen.

Wadislau Martins Gomes (Aconselhamento)

O autor é ministro presbiteriano e diretor de Ministérios Refúgio, em Mogi das Cruzes (SP). É credenciado pelo Christian Counseling and Educational Foundation (Laverock, Pensilvânia, Estados Unidos) e atua como professor convidado do CPAJ.

Wilson do Amaral Filho (Educação Cristã)

É professor da Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na qual ministra as disciplinas de: Teologia Sistemática e História do Pensamento Cristão Reformado. Na UPM, atua também como Assessor do Decanato Acadêmico, na supervisão do serviço de registro de títulos e documentos da Universidade. Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem como formação acadêmica: Bacharelado em Teologia (FTBSP), Licenciatura Plena em Filosofia (UMC), Mestrado em Educação Cristã (CPAJ) e Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura (UPM). É pastor desde 1978, respondendo pelo pastorado da Segunda Igreja Presbiteriana de Jundiaí desde 1999.

Wilson Santana (Teologia Histórica)

Professor do curso de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Ciência da Religião pela PUC de São Paulo. Possui Licenciatura plena em Pedagogia e Lato Sensu em Problemas Brasileiros pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Lato Sensu em História do Brasil séc. XX pela FAI. Detém o título de mestre em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor de História no Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição em São Paulo e pastor da Igreja Presbiteriana Jardim Marilene em Diadema.