Como orar pelo seu pastor durante o isolamento?

Por Christopher Ash[1]

05.08.2020

.

Se você já ora pelo seu pastor, como eu espero que o faça, como você irá orar por ele durante este isolamento causado pelo coronavírus?

.

Claro, esse isolamento afeta todos nós de maneiras diferentes. Nós vivemos de baixo de uma ampla variedade de regulamentos, que são diferentes em cada país ou até mesmo diferentes em diferentes estados dentro de um país. Há algumas coisas pelas quais vocês podem orar pelo seu pastor – independente da circunstância. Considere estes seis:

.

Ore para que ele confie o seu rebanho ao Pastor dos pastores.

.

Qualquer pastor que se preze se preocupa profundamente pelos homens e mulheres que estão debaixo da sua liderança. Ele os ama, ele cuida das suas almas (Hebreus 13.27) e ele anseia para conduzi-los a maturidade em Cristo, trabalhando com toda a energia que Cristo, então, poderosamente trabalha nele (Colossenses 1.28,29). É, então, profundamente, profundamente, frustrante não poder visita-los, segurar suas mãos, orar com eles pessoalmente, sentar-se com eles e ouvir suas esperanças e medos.

.

Ah, claro, por meio do “onipresente” Zoom, ele poderá falar e “ver” a maioria deles, a menos que eles não consigam lidar com a tecnologia. Mas chamadas de vídeos não substituem o cara a cara, a proximidade de duas pessoas. Tanto mais importante, portanto, para que o seu pastor se lembre que ele é um sub pastor e que o pastoreio está sendo, de maneira última e presente, feito por Cristo o pastor dos pastores. Ore para que ele receba a graça de Deus, ao confiar seu povo ao pastor dos pastores, quando ele sentir profundamente essa frustração.

.

Ore para que ele seja sustentado à sombra da morte.

.

Pastores, frequentemente, sentem a sombra da morte mais profundamente do que outros. Eles se sentam com o que está morrendo, eles choram com os enlutados, eles conduzem ofícios fúnebres e eles visitam os enlutados nas semanas seguintes. Para muitos de nós, a morte é uma visitante ocasional, para os pastores, é uma intrusa familiar.

.

Nesses dias, funerais são pequenos, já que os mais próximos e mais queridos estão em isolamento e não podem comparecer. Se foram os grandes funerais, nos quais os enlutados se animam e se encorajam mutuamente à medida que enfrentam o luto juntos. Ore pelo seu pastor, para que mais do que nunca ele esteja, profundamente, convencido que Jesus oferece a vida e a imortalidade a todos os que veem a ele com fé.

.

Ore para seu pastor poder dormir e ter um dia de folga.

.

Trabalhar de casa torna mais difícil estabelecer limites saudáveis entre o dia de trabalho e a noite de sono, entre seis dias de trabalho e um dia de descanso. O trabalho está em todo lugar. Grita com você do seu notebook, do seu tablet, do seu celular. Vem para dentro do quarto. Sob condições normais, você gastaria o seu dia de folga fora ou, até mesmo, em uma cafeteria. Agora não.

.

Ore para que seu pastor receba graça para desligar sua mente e descansar – talvez, literalmente, que ele desligue seus dispositivos e descanse.

.

Ore para seu pastor recebe graça para continuar intercedendo.

.

Seu pastor foi chamado para o ministério apostólico da oração e da palavra (Atos 6.2,4). Orar, fiel e intencionalmente, por aqueles que ele lidera é parte integral do seu trabalho. Tal oração demanda e drena; envolve uma luta. É suficientemente difícil nos dias normais; é ainda mais difícil em isolamento. Em teoria, nós podemos pensar que se torne mais fácil, a medida que há mais tempo disponível. Mas eu duvido que muitos pastores se sentem desta maneira.

.

Mesmo que se um pastor tenha uma esposa que seja uma companheira leal e fiel de oração (como eu tenho), é difícil não poder orar pessoalmente com um companheiro presbítero e com outros. Então, ore para que seu pastor receba graça para continuar orando.

.

Ore para seu pastor mantenha os olhos no final “Muito bem, servo bom e fiel”.

.

No Reino Unido, onde moro, os grandes heróis da vez são os que estão no serviço nacional de saúde. Toda quinta feira à noite, nós somos encorajados a sairmos nas nossas portas e aplaudirmos os médicos e enfermeiros, os motoristas de ambulâncias e os que trabalham na limpeza, todos os que estão na linha de frente da batalha contra o vírus. Nas notícias diárias, ao lado dos ministros do governo estão os conselheiros cientistas e os médicos, que são chamados para nos apresentar suas expertises. Eu espero que esses homens e mulheres saibam que são profundamente apreciados, como corretamente devem ser.

.

Em nossa sociedade secular, em nenhum momento os pastores serão agradecidos de tal maneira. Não nos será solicitado que preparemos o mundo para lidar com a morte. Não seremos solicitados a compartilhar como o evangelho do senhor Jesus nos da esperança para enfrentarmos a morte, ou a maneira como podemos amar nosso próximo, como a nós mesmos, nesses dias. Em nenhum momento o presidente ou o primeiro ministro irá demonstrar gratidão e respeito aos pastores e pedir que eles falem.

.

Nas circunstâncias normais, o pastor pode sentir o calor e a apreciação quando prega para o seu povo. Nos dias de hoje, quando ele fala ao vivo ou grava usando uma câmera ou microfone, tudo isso desaparece. Alguns podem se dar ao trabalho de agradecê-lo depois de uma transmissão, mas não é o mesmo.

.

Então, ore pelo seu pastor. Ele pode estar se sentindo desapreciado. Ore para que ele não se torne vítima da auto piedade e diga para si mesmo: “eu gostaria que eles me aplaudissem!” Ore pra que ele mantenha os seus olhos na única palavra de afirmação que realmente importará: “Muito bem, servo bom e fiel.” Ore para que ele ande, com prazer, nos passos do seu mestre, que foi ofendido, escarnecido e desprezado.

.

Traduzido por Jonatas Miranda.

Publicado originalmente em https://www.9marks.org/article/how-to-pray-for-your-pastor-during-lockdown – Copyright © 2020 9Marks


[1] Christopher Ash é autor da Christian Focus Publications e é diretor do Proclamation Trust’s Cornhill Training Course.