Blog Andrew Jumper
Home

Blog Andrew Jumper

Lutero e os Antinomistas: Qual é a visão evangélica da lei?

Depois de apresentar os componentes essenciais da doutrina luterana de justificação, este artigo introduz a controvérsia antinomista com João Agrícola na qual ele questiona se o arrependimento era resultado da exposição da lei ou da pregação do evangelho. É apresentada como cenário da discussão a estrutura hermenêutica de lei e evangelho e resumida a oposição de Agrícola aos ensinos de Filipe Melanchton, seguida da resposta de Lutero e da ratificação da Fórmula de Concórdia. Este artigo defende que há uma necessidade de contar essa história novamente para atender a certas necessidades do cenário evangélico brasileiro e internacional.

O Pensamento Escatológico de Calvino

Uma vez que Calvino não escreveu um comentário bíblico sobre o Apocalipse, existe a tendência de acreditar que ele não se importava muito com escatologia ou que se considerava incapaz de tratar do assunto. Este artigo mostra que essa posição pode estar equivocada por vários motivos, entre eles o que Calvino de fato considerava como escatologia, sua preocupação em evitar especulações e a consciência da limitação da linguagem humana para descrever o mundo vindouro. A partir de uma análise da obra  de Calvino, busco esclarecer que há uma ligação indissociável entre Escatologia e Soteriologia na obra dos reformadores, especialmente em Calvino.

Calvino e os Calvinistas da Pós Reforma

Em livros de história do pensamento cristão, é comum a tese de que os “calvinistas” distorceram a teologia de João Calvino. Dentre outros argumentos, ela se respalda no rearranjo de doutrinas que gera um determinismo, no aparente subjetivismo puritano quanto à doutrina da segurança do crente, na condicionalidade dentro do pacto da graça como estranha a Calvino e na afirmação de que o escolasticismo protestante produziu uma teologia árida e rígida. Neste artigo busco abandonar a ideia de Calvino como o único ponto de referência de ortodoxia e compreender o aspecto de continuidade entre Calvino e os reformados posteriores, além do desenvolvimento que estes trouxeram à tradição reformada.

Não Deixemos de Congregar-nos: Enfrentando o Problema da Evasão de Membros

Uma das situações que mais afetam as igrejas evangélicas e afligem os seus líderes é o afastamento de membros. Tal fenômeno não é recente, mas tem se agravado nos últimos anos, constituindo-se num grande desafio no âmbito pastoral. São variadas as causas que levam as pessoas a abandonarem suas igrejas e tais causas precisam ser conhecidas, analisadas e enfrentadas. Este artigo se propõe a discutir essa questão dos pontos de vista histórico e bíblico, propondo, ao mesmo tempo, medidas que podem ser tomadas para atenuar essa dificuldade.