Casa Alunos

Transição do M.Div para o STM

Transição do M.Div para o STM

Edital do processo seletivo interno de transição do M.Div para o STM

A que requisitos o aluno deve atender para efetivar a solicitação:

A) Alunos do CPAJ matriculados no MDiv novo e que completaram as 9 disciplinas do curso com aprovação ou que tenham todos os seus trabalhos das disciplinas entregues até a data do término das inscrições.

 

B) Alunos do CPAJ matriculados no MDiv antigo e que completaram as 12 disciplinas do curso com aprovação ou que tenham todos os seus trabalhos das disciplinas entregues até a data do término das inscrições.

 

Obs. Alunos em disciplinas que ainda tenham atividades em aberto (trabalhos ou provas) poderão adiantar a entrega para concorrer no processo seletivo.

Para que o aluno se qualifique é necessário:

Média superior a 8,0 nas disciplinas cursadas no MDiv

  • Prova de inglês. Alunos que obtiveram no ingresso nota menor que 8,0 no teste de inglês deverão fazer novo teste.
  • Prova de línguas bíblicas. Média requerida 7,0
    • STM em Antigo Testamento – prova de hebraico bíblico
    • STM em Novo Testamento – prova de grego bíblico
    • STM em Pregação – prova de hebraico e grego

Número de Vagas:

  • STM em Antigo Testamento – 2
  • STM em Novo Testamento – 3
  • STM em Teologia Filosófica – 2
  • STM em Teologia Histórica – 3
  • STM em Teologia Sistemática – 3
  • STM em Aconselhamento – 2
  • STM em Missões – 3
  • STM em Pregação – 2

Resultados do processo:

  1. Os alunos aprovados receberão o certificado de Especialização na área cursada no MDiv. e receberão novo código de matrícula para continuar seus estudos no STM.
    .
  2. Os alunos não-aprovados poderão solicitar orientador e concluir seu MDiv escrevendo a monografia.

Calendário:

9 a 22 de Março

Inscrições no site do CPAJ.

25 a 28 de Março

Prova de inglês e línguas bíblicas (MOODLE). Para os casos em que se aplica.

30 de Março a 9 de Abril

Avaliação dos pré-projetos.

16 de Abril

Divulgação dos resultados.

Inscrições:

Ao inscrever-se para o processo seletivo, o aluno deverá:

  1. Indicar o orientador pretendido.
  2. Anexar documento em PDF contendo Histórico Escolar (retirado do TIA) e PréProjeto de pesquisa nos moldes indicados abaixo.

Documento a ser anexado na solicitação (formato PDF):

Capa

  • Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper
  • Proposta de Transição do MDiv para o STM
  • Nome do aluno
  • Código de matrícula
  • Linha de pesquisa pretendida
  • Orientador pretendido
  • Data

Histórico escolar

  • Relação de todas as disciplinas cursadas incluindo as notas (informação disponível no TIA, seção histórico)
  • Relação de disciplinas cursadas com trabalhos entregues mas que ainda não tem nota. Incluir nome do professor que ministrou a disciplina.

Pré-projeto

  • Delimitação do tema – descrição do tema e suas características. Indicação de quais aspectos serão abordados e quais não serão.
  • Problemática – questão central que norteará a pesquisa
  • Objetivos – descrição do objetivo principal e dos objetivos adjuvantes pretendidos para a pesquisa.
  • Hipótese – tese que se pretenda demonstrar ou comprovar pela pesquisa
  • Bibliografia comentada – relação de obras de referência sobre o tema contendo a descrição de seus princípios teóricos e sua relação com a pesquisa pretendida
  • Roteiro provisório comentado. Relação de capítulos previstos incluindo descrição de propósitos e do conteúdo esperado.

Documento a ser anexado na solicitação (formato PDF):

No CPAJ o pré-projeto de pesquisa é um instrumento de avaliação e seleção acadêmica requerido dos interessados em ingressar no STM. Nele o candidato deverá mostrar:

  • Domínio das normas técnicas estabelecidas pela ABNT para confecção e apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • Domínio da língua portuguesa em sua forma culta no que diz respeito à ortografia, redação e estilo;
  • Descrever e delimitar com clareza o objeto de estudo pretendido, bem como o referencial teórico que será utilizado para a pesquisa;
  • Apresentar com clareza os problemas que serão abordados e as hipóteses propostas como ponto de partida;
  • Apresentar os principais autores e obras pertinentes a estudo proposto de modo a contextualizá-lo e demonstrar a sua importância