Programas e Cursos

Doutorado em Ministério (DMin)

INTRODUÇÃO

O Doutorado em Ministério (DMin) é um curso oferecido em parceria com o Reformed Theological Seminary (RTS) de Jackson, Mississipi. O programa possui o reconhecimento da JET/IPB e da Association of Theological Schools (ATS), nos Estados Unidos. O corpo docente inclui acadêmicos brasileiros, americanos e de outras nacionalidades, com sólida formação em suas respectivas áreas.

Para concluir o curso o aluno deverá obter 30 créditos, bem como a participação satisfatória em quatro módulos de nivelamento. Os créditos são distribuídos da seguinte maneira:

  • 24 créditos em disciplinas regulares, sendo 4 disciplinas obrigatórias, 4 eletivas e 4 disciplinas de nivelamento. As 4 disciplinas de nivelamento devem ser concluídas em caráter satisfatório ou insatisfatório.
  • 6 créditos obtidos mediante a aprovação da tese de Doutorado em Ministério.

As disciplinas do DMin são específicas ao curso, sendo que algumas delas podem ser disponibilizadas para os cursos de mestrado, mas com exigências diferenciadas. Cada disciplina possui três componentes básicos: (1) leituras obrigatórias, (2) aulas intensivas em módulos e (3) trabalhos a serem elaborados pelos alunos, com prazo determinado para a entrega.

É necessário que os alunos mantenham uma média mínima de 8.0 durante o curso. O prazo máximo para completar o Doutorado em Ministério é de 4 (quatro) anos, incluindo a elaboração e defesa da tese. Os três primeiros anos devem ser utilizados no cumprimento das exigências quanto aos créditos e o ano seguinte na elaboração da tese de Doutorado em Ministério. Prorrogações do programa implicam o pagamento de taxa específica exigida pelo RTS.

OBJETIVOS GERAIS

O Doutorado em Ministério (DMin) é um grau profissional avançado, elaborado com o propósito de fortalecer as áreas de competência dos ministros, habilitá-los a desempenhar melhor as tarefas essenciais do ministério pastoral e desenvolver uma estratégia ministerial cuja visão apele aos corações e mentes. O curso é oferecido para líderes que estejam envolvidos no ministério pastoral. Os candidatos devem ter bacharelado e mestrado na área da teologia ou então um bacharelado teológico e um segundo bacharelado em qualquer outra área do conhecimento.

Em contraste com graus acadêmicos tais como o PhD e o ThD, a ênfase primária do DMin é a excelência no exercício ministerial e não o preparo para a docência pós-graduada. Todavia, o DMin do CPAJ, comprometido com a tradição reformada, possui alto grau de exigência acadêmica. O curso é edificado sobre os fundamentos bíblicos, teológicos e ministeriais previamente adquiridos no bacharelado e/ou mestrado em teologia.

CREDENCIAMENTO

O doutorado em ministério não possui equivalência no sistema de pós-graduação reconhecido pela CAPES. O diploma de Doutor em Ministério é de natureza intra- corpus, no Brasil, sendo outorgado sob a autoridade da Igreja Presbiteriana do Brasil e reconhecido por outras denominações evangélicas. No entanto, no convênio que instituiu o Doutorado em Ministério como parceria entre o CPAJ e o RTS, este se responsabiliza por assegurar que o curso tenha o pleno reconhecimento da ATS, agência de reconhecimento acadêmico nos Estados Unidos, bem como pela expedição dos diplomas em conjunto com o CPAJ. Com isso, o curso goza de reconhecimento internacional.

INGRESSO

Para admissão ao programa, o candidato deverá possuir o grau de Mestre em Teologia obtido em instituição reconhecida pelo CPAJ (ou grau de Bacharel em Teologia e mais outro curso superior reconhecido pelo MEC), experiência ministerial de pelo menos três anos e aprovação no exame de seleção. O processo seletivo para o Doutorado em Ministério inclui:

  • Inscrição (on-line) e pagamento de taxa de inscrição.
  • Apresentação de documentos.
  • Entrega de redação com 5 (cinco) páginas, contendo um resumo da filosofia ministerial do candidato.
  • Carta de apresentação de uma autoridade acadêmica atestando as habilidades do candidato.
  • Declaração de uma autoridade eclesiástica de que o candidato encontra-se no pleno exercício do ministério pastoral.
  • Aprovação em exame de inglês.
  • Classificação mediante entrevista com o coordenador do curso. Obrigatória e agendada depois do cumprimento dos itens anteriores.
  • Deliberação conjunta dos coordenadores do programa pelo CPAJ e RTS.
  • Observação: Esse curso terá número limitado de vagas estabelecido anualmente.

Informações detalhadas sobre o processo seletivo são publicadas oportunamente pelo CPAJ em edital específico que conterá o número de vagas.

REGIME DE AULAS E CALENDÁRIO

As disciplinas do Doutorado em Ministério (DMin) são oferecidas no sistema modular, ou seja, na forma de aulas intensivas, distribuída em períodos regulares ao longo do ano, segundo Calendário Acadêmico previamente publicado em nosso website. As disciplinas ou módulos são oferecidas geralmente nas dependências do CPAJ e tem a duração média de 5 dias, de segunda a sexta-feira (30 horas/aula em classe, equivalendo a 24 créditos). Eventualmente, algumas disciplinas poderão ser oferecidas on-line. Para o bom andamento do curso o aluno deverá cursar pelo menos 2 disciplinas por semestre (4 créditos). A recomendação é que os alunos não se matriculem em mais do que 4 disciplinas semestrais, embora 6 disciplinas seja o limite máximo permitido.

CURRÍCULO

O aluno do Doutorado em Ministério no CPAJ realiza estudos que visam ao aprofundamento da sua compreensão e comprometimento ministerial.

A grade curricular do DMin permite ao aluno aperfeiçoar as suas habilidades, integrando as experiências ministeriais aos recursos acadêmicos disponíveis, resultando assim em uma síntese de teoria e prática.

As disciplinas são oferecidas em módulos semanais correspondentes a 3 (três) créditos cada. As disciplinas obrigatórias são: DMN 301, DMN 302, DMN 303 e DMN 304. As demais disciplinas são eletivas. Quatro disciplinas de nivelamento de caráter satisfatório/insatisfatório. Cada disciplina possui três componentes básicos: (1) leituras obrigatórias, (2) aulas intensivas em módulos e (3) trabalhos a serem elaborados pelos alunos, com prazo determinado para a entrega.

As disciplinas do DMin. são específicas ao curso, sendo que algumas delas podem ser oferecidas conjuntamente com disciplinas dos mestrados, mas com exigências diferenciadas e, portanto, valendo 2 créditos.

Disciplinas Básicas

DMN301 TEOLOGIA DO MINISTÉRIO: Um estudo da atividade e responsabilidade ministerial a partir de uma perspectiva teológica. Uma reflexão sobre as competências pessoais do ministro com o objetivo de identificar algumas áreas de necessidade e interesse para projetos ministeriais essenciais.

DMN302 LIDERANÇA: Muitos pastores e líderes hoje, diante das expectativas e pressões do ministério, tornam-se vítimas do ativismo e do profissionalismo ministerial. É mister que haja um retorno aos princípios bíblicos e teológicos da liderança pastoral. Assim, esse curso objetiva nutrir as expectativas bíblicas para o líder cristão.

 

DMN303 TEOLOGIA APLICADA: O ministério pastoral é uma atividade essencialmente teológica. Todavia, poucos estão conscientes da harmonia existente entre as doutrinas encontradas nas Escrituras e a prática ministerial. Esse curso estuda a relevância da aplicação das doutrinas bíblicas à prática ministerial. O mesmo busca refletir sobre as bases doutrinárias da pregação, do aconselhamento, da visitação e do pastoreio, dente outras atividades ministeriais.

DMN304 PLANTAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE IGREJAS: Muitos cursos sobre plantação de igrejas focalizam as técnicas das ciências sociais e comportamentais. Outros ainda concentram sobre técnicas de marketing e gestão de negócios. Esse focaliza nos fundamentos bíblicos e teológicos da evangelização e revitalização de igrejas em um mundo pós-moderno.

Disciplinas de Nivelamento

DMN405 DISSERTAÇÃO: ELABORAÇÃO E PESQUISA

DMN406 CULTURAS E CRENÇAS BRASILEIRAS

DMN407 ECLESIOLOGIA REFORMADA

DMN408 ESTUDO DIRIGIDO

Disciplinas Eletivas

DMN801 FUNDAMENTOS BÍBLICOS E TEOLÓGICOS DA MISSÃO: Elabora os temas bíblicos que destacam a preocupação salvífica de Deus pelo mundo, através de Jesus Cristo, o Senhor da missão. Apresenta a Bíblia como o relato da “história da salvação” e como inerrantemente inspirada por Deus para o desempenho da igreja no mundo. Estuda a conceituação da tarefa missionária da igreja no mundo de acordo com as principais ramificações da igreja cristã deste século, criticamente observando a posição dos Congressos mundiais tais como: Pacto de Lausanne, Amsterdã I e II, Comibam e os congressos CLADES e CLAES na América Latina

DMN802 TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA DE MISSÕES: Neste estudo a missão da Igreja é interpretada em termos da “Grande Comissão” à luz dos debates contemporâneos, olhando o contexto histórico mundial e os desafios emergentes nas áreas sócio-política e religiosa. Além disso, examina-se o desenvolvimento e o lugar da missiologia na educação e enciclopédia teológica desde o começo da história contemporânea até hoje.

DMN803 ANTROPOLOGIA CULTURAL: Expõe e analisa as principais estruturas socioculturais dentro de um pressuposto etnológico, à luz da fé Reformada. Objetiva determinar os pontos de tensão cultural a partir de uma abordagem natural (não crítica) dos costumes, cosmologias e cosmovisões comuns em diferentes povos. Avaliará o esforço missionário do ponto de vista do impacto e transformações culturais.

DMN804 ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS MISSIONÁRIAS: Introduz e avalia estratégias e metodologias missionárias diversas e a relevância e aplicação das mesmas nos diversos segmentos do ministério eclesial e pastoral na vida dos alunos, à luz dos ensinos das Escrituras e da Fé Reformada, avaliando-os de forma criteriosa.

DMN805 TEOLOGIA DA PREGAÇÃO: Na teologia reformada, a pregação é considerada o principal meio de graça, a tarefa primordial da igreja e do pregador, o principal elemento do culto público, marca essencial da verdadeira igreja e o meio pelo qual o reino de Deus é aberto ou fechado aos pecadores. Nesse curso, o aluno estudará as principais características da pregação reformada e sua relevância para o protestantismo contemporâneo.

DMN806 PREGAÇÃO EXPOSITIVA NO NOVO TESTAMENTO: Este curso procura ensinar uma correta abordagem do texto do Novo Testamento usando de ferramental apropriado para os diferentes gêneros literários e mostrando o caminho para a exposição do evangelho de Cristo.

DMN 807 PREGAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO: Este curso procura mostrar ao aluno a necessidade da pregação como manifestação da Vox Dei e a necessidade da exposição do Antigo Testamento para cumprir esta tarefa. Para tanto, procura ensinar uma correta abordagem do texto do Antigo Testamento usando de ferramental apropriado para os diferentes gêneros literários e mostrando o caminho para a exposição de Cristo.

DMN808 PREGANDO O EVANGELHO NO MUNDO PÓS-MODERNO: Este curso envolve os estudantes em pesquisa e reflexão sobre o uso e a importância da pregação expositiva diante das características do mundo e da igreja pós-modernos. Os dois focos do módulo são: (1) os desafios impostos pelas mudanças acontecidas na mentalidade secular no chamado mundo pós-moderno; (2) a pregação expositiva em si, sua natureza, características, requerimentos, benefícios e dificuldades. O módulo constará primariamente do trabalho dos alunos em pesquisas, revisão e resumos de livros sobre o assunto, preparação de esboços de sermões e um trabalho escrito.

DMN809 MINISTÉRIO EM UM CONTEXTO URBANO: As missões cristãs no início do terceiro milênio encontram-se em um momento cultural singular. Até um passado recente era comum referir-se à variedade de culturas locais, regionais, e/ou de grupos, mas nestes últimos dias temos visto o surgimento de uma cultura global. O curso busca auxiliar os alunos, de forma acadêmica e prática, a desenvolverem uma teologia aplicável ao ministério urbano.

ORIENTADOR ACADÊMICO

Todo aluno do DMin do CPAJ é acompanhado no decorrer de seu curso por um Orientador Acadêmico, geralmente o próprio Coordenador do Programa. O aluno deve informar-se sobre quem é seu orientador de curso e procurá-lo durante o seu primeiro módulo no CPAJ. Cabe ao Orientador Acadêmico:

  • Auxiliar o aluno na elaboração do plano de curso.
  • Guiar o aluno na escolha das disciplinas.
  • Acompanhar o seu desenvolvimento acadêmico.
  • Orientar nas disciplinas de leitura e pesquisa individual.
  • Orientar na produção da tese. 

Tanto o plano de curso quanto os relatórios dos encontros de acompanhamento do desenvolvimento acadêmico e outros documentos relativos à orientação do aluno serão sempre produzidos com cópia para o aluno e para o orientador acadêmico.

TESE DE DOUTORADO EM MINISTÉRIO

A tese de Doutorado em Ministério é a última exigência do curso de Doutorado em Ministério. É elaborada sob a orientação de um dos professores do CPAJ. A defesa formal do projeto será perante uma Banca Examinadora, podendo ser composta de professores do CPAJ e de outras instituições, além da possibilidade de um leitor externo.

O propósito da tese de Doutorado em Ministério é identificar um assunto ou área do ministério pastoral em que o aluno possa contribuir significativamente. Tal projeto será elaborado teoricamente usando a integração de várias perspectivas disciplinares (tais como estudos bíblicos, teológicos, históricos e contribuições recentes das ciências sociais). Assim, espera-se que a tese de Doutorado em Ministério seja uma integração da teologia e da prática ministerial do aluno. O resultado final de tal projeto será disponibilizado a outros ministros e obreiros cristãos através da biblioteca do CPAJ.

OBTENÇÃO DO TÍTULO E DIPLOMAÇÃO

Uma vez aprovada a tese de Doutorado em Ministério, o aluno está apto para ser diplomado, o que ocorrerá em cerimônia oficial de graduação ao término de cada ano letivo.

Desde julho de 2003, o curso de Doutorado em Ministério do CPAJ é oferecido em parceria com o Reformed Theological Seminary - RTS. O curso visa ao equilíbrio entre os mais altos padrões acadêmicos e os princípios de piedade cristã dentro da tradição reformada. Nesta parceria, o RTS se responsabiliza pelo pleno reconhecimento do curso junto à American Theological Society (ATS), bem como pela expedição dos diplomas em conjunto com o CPAJ. Dessa forma, o curso obtém reconhecimento internacional. A parceria entre o CPAJ e o RTS no oferecimento do DMin prevê ainda um custo adicional para cada aluno.

A integração no programa custará a cada um o total de U$ 750.00 (setecentos e cinquenta dólares americanos), os quais deverão ser pagos diretamente ao RTS para outras despesas relacionadas à manutenção do curso. Este valor poderá ser pago em três parcelas, sendo que a primeira (U$ 250.00) será depositada por ocasião da matrícula, a segunda (U$ 250.00) no início da elaboração do Projeto Ministerial (equivalente à Tese) e a terceira (U$ 250.00) na conclusão do curso.

O aluno pagará por disciplina em que se matricular, à medida que for fazendo o curso. O valor da disciplina, em cada ano, poderá ser conhecido através do site do CPAJ. A inscrição no curso não envolve custos. Somente a partir da matrícula na primeira disciplina é que haverá emissão de boletos on-line. O preço das disciplinas tem reajuste anual. Não haverá devolução do valor da matrícula na disciplina (qualquer uma delas), seja por desistência ou por qualquer outro motivo. Os pagamentos serão feitos através de boleto bancário. Os boletos serão gerados no link de cada disciplina no CALENDÁRIO.

Qualquer matrícula na disciplina somente será considerada válida se for feita através do calendário. Para isso é necessário que se tenha em mãos o seu código de aluno e a sua senha pessoal.

VALORES

Para conhecer valores de inscrição no processo seletivo, matricula no programa e inscrição em cada módulo de disciplina do DMin, clique aqui.

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.