Programas e Cursos

Especialização em Revitalização e Multiplicação de Igrejas (RMI)

INTRODUÇÃO

O curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Revitalização e Multiplicação de Igrejas (RMI) possui como foco capacitar pastores, presbíteros, evangelistas, missionários e líderes, com vistas à condução do processo de revitalizar e multiplicar igrejas. Eventualmente oferece consultoria para projetos locais e regionais de revitalização de igrejas segundo a filosofia do programa.

O curso abrange um total de 18 créditos, organizados da seguinte maneira:

12 créditos (180 horas/aula), realizados conforme calendário acadêmico anual, contendo módulos presenciais (eventualmente EAD), Self-Assessment (Avaliação Pessoal) e outras atividades.

6 créditos realizados na forma de Monografia de Conclusão. Após concluir satisfatoriamente todas as disciplinas do curso, o aluno procede ao preparo de uma monografia de conclusão.

A dedicação estimada é, portanto, de aproximadamente 600 horas e o prazo máximo para a integralização do curso é de 02 anos letivos, contados a partir da matrícula no CPAJ.

OBJETIVOS GERAIS

O currículo deste curso visa atingir os seguintes objetivos:

Oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver a sua habilidade de cooperar com a revitalização e a multiplicação da igreja local e do reino de Deus, mediante o estudo das Escrituras e a pesquisa teológica, considerando os desafios pertinentes.

Auxiliar professores que militam na área da Teologia Pastoral na compreensão da importância e das particularidades dos desafios relacionados à multiplicação de novas igrejas e revitalização de igrejas já existentes, desafiando-os a transmitir esta visão aos seus alunos nos cursos teológicos e pré-teológicos da IPB e de outras denominações.

Desafiar ministros, missionários, presbíteros regentes e demais líderes para o exercício de ministérios relevantes à luz do plano de Deus e do ambiente no qual ele os chama para a execução deste plano, com especial ênfase no desenvolvimento de suas habilidades ministeriais, conhecimento de suas fraquezas e uso de ferramentas para a capacitação constante.

Desafiar o aluno e guiá-lo em um processo de auto avaliação e de avaliação de seu ministério à luz das Escrituras e da sabedoria bíblica.

Oferecer treinamento e preparo avançado para pastores e líderes que almejam maior profundidade e excelência em seus ministérios, associando a vocação para o ministério pastoral com as demandas da Grande Comissão.

Conectar alunos e ex-alunos em movimentos de Revitalização e Multiplicação de Igrejas, com fundamentação reformada, atraves das parcerias firmadas pelo CPAJ para esta finalidade.

CREDENCIAMENTO

O RMI, como os demais cursos oferecidos pelo CPAJ, possui credenciamento de natureza intra-corpus, sendo o certificado de especialização outorgado sob a autoridade da Igreja Presbiteriana do Brasil. Mediante a conclusão dos requisitos do curso o aluno recebe o certificado de ESPECIALISTA EM REVITALIZAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DE IGREJAS.

INGRESSO

O candidato ao programa deverá apresentar:

  • Diploma de curso superior em teologia (bacharelado ou licenciatura plena, reconhecido pelo CPAJ), ou;
  • Diploma de curso superior em outras áreas e familiaridade com o saber teológico.
  • Indicação por duas autoridades eclesiásticas que ateste seu engajamento ministerial e indícios de vocação missionária.
  • Acesso à internet e familiaridade com o uso de ferramentas on-line.

As inscrições para o RMI ocorrerão dentro dos processos seletivos do CPAJ, obedecendo ao Calendário Acadêmico anual.

O Processo Seletivo para o RMI inclui:

  • Inscrição (on-line)
  • Pagamento da taxa de inscrição
  • Apresentação de documentos
  • Entrevista com o coordenador do curso ou outro membro do corpo docente do CPAJ previamente designado (a juízo do coordenador).

Essas exigências são indispensáveis, pois servem para selecionar os candidatos que têm melhores condições para fazer estudos pós-graduados. As inscrições (através do cadastro on-line) ocorrerão dentro dos Processos Seletivos do CPAJ, obedecendo ao calendário Acadêmico anual.

REGIME DE AULAS E CALENDÁRIO

Dentre os cursos de especialização do CPAJ, o RMI se distingue por ser oferecido em regime híbrido de aulas, com módulos presenciais (modulares) e componentes oferecidos à distância via internet. As disciplinas presenciais são oferecidas, geralmente, nas dependências do CPAJ, e tem a duração média de 5 dias cada, de segunda a sexta-feira. Todos os módulos do curso são obrigatórios. Para o bom andamento do curso o aluno deverá seguir o Calendário Anual.

As disciplinas oferecidas no RMI são disciplinas de especialização (pós-graduação lato sensu), não sendo possível, portanto, o seu aproveitamento como créditos regulares nos cursos de mestrado e doutorado do CPAJ (pós-graduação stricto sensu). Contudo, alunos que obtiverem o certificado de especialista do RMI poderão apresentá-lo para satisfazer a exigência de formação teológica para ingresso no MDiv.

LINHAS DE PESQUISA E HABILITAÇÃO

O RMI é oferecido dentro da área de concentração “Estudos Pastorais”, fazendo parte da linha de pesquisa “Missões Urbanas”. Pela própria natureza do seu foco, entretanto, o curso apresenta significativa interdisciplinaridade. Destarte, o aluno do RMI será exposto a outras áreas do saber teológico e, semelhantemente, alunos cujos interesses teológicos estejam em outras áreas também podem se beneficiar da reflexão desenvolvida no RMI.

CURRÍCULO

RMI401 Fundamentos Bíblico-teológicos para revitalização e multiplicação de Igrejas

RMI402 Revitalização da vocação e da filosofia de ministério

RMI403 Mordomia Ministerial: Princípios de administração de Projetos e planejamento na revitalização e multiplicação de Igrejas

RMI404 Púlpito Transformacional: Pregação e Ministério Pastoral no mundo Globalizado

RMI405 Estratégias para pesquisa de campo, contextualização e antropologia cultural

RMI406 Dinâmica da vida Espiritual: Revitalização da prática devocional aplicada à revitalização e multiplicação de igrejas

RMI407 Self-Assessment: O conhecimento pessoal no processo de revitalização e multiplicação de Igrejas 1

RMI408 História dos avivamentos e movimentos missionários aplicados à revitalização e multiplicação de igrejas

RMI409 Aconselhamento em pequenos grupos: Aconselhamento bíblico como ferramenta para multiplicação e revitalização da Igreja

RMI410 Cosmovisão Reformada aplicada à revitalização e multiplicação de igrejas

RMI411 Estudos bíblicos avançados para revitalização e multiplicação de igrejas (atos e escritos paulinos)

RMI412 Metodologia de Pesquisa Acadêmica

RMI413 Estudos de casos: Análises e avaliações

RMI414 Estudos bíblicos avançados para revitalização e multiplicação de igrejas (Esdras e Neemias)

RMI415 Identidade Eclesiológica: Símbolos de Fé, CI/IPB e modelo organizacional da IPB aplicados à revitalização e multiplicação de igrejas

RMI Self-Assessment: O conhecimento pessoal no processo de revitalização e multiplicação de Igrejas 2

O prazo máximo para a integralização do curso é de 30 (trinta) meses, contados a partir da matrícula no programa. Requerimentos para a prorrogação desse prazo poderão ser dirigidos ao coordenador do curso (se não ultrapassarem 03 meses) ou à Câmara do CPAJ (se for necessário um período superior a 03 meses), contendo a justificativa. A extensão máxima do prazo de integralização do curso é de 06 meses. O aluno que deixar de cursar qualquer disciplina por um período superior a 06 meses estará automaticamente desligado do programa. Para ser admitido ao processo de conclusão do curso, que abrange a disciplina “RMI – Self-Assessment 2”, o aluno deverá ter cumprido toda a grade do curso e apresentado o seu pré-projeto final. Após a conclusão de todo o programa acadêmico, sendo aprovado também na disciplina “RMI – Self-Assessment 2”, o aluno terá 90 dias para entregar o Projeto de Conclusão de Curso.

PROJETO DE CONCLUSÃO

O Projeto de Conclusão deve ter não menos que 20 e não mais que 40 páginas e deve demonstrar fundamentação bíblico-teológica, planejamento ministerial e estratégico e ferramentas de avaliação e aperfeiçoamento. Esse Projeto de Conclusão é submetido ao Coordenador de Curso que designa um avaliador dentre os professores do corpo docente do CPAJ, sendo a Câmara de Pós- Graduação do CPAJ a única instância de recurso. A reprovação do Projeto de Conclusão não impede a reapresentação do mesmo após correções e modificações, nem a apresentação de um novo Projeto de Conclusão, desde que, em ambos os casos, não tenha expirado o prazo de conclusão do curso.

OBTENÇÃO DO TÍTULO E DIPLOMAÇÃO

Aprovado o Projeto de Conclusão, o aluno está apto para ser diplomado, o que ocorrerá em cerimônia oficial de graduação ao término de cada ano letivo, quando receberá seu certificado com o título de Especialista em Revitalização e Multiplicação de Igrejas. O diploma só será outorgado in absentia (estando ausente o aluno à cerimônia) mediante solicitação formal e aprovação da direção do CPAJ.

VALORES

Para conhecer valores de inscrição no processo seletivo, matricula no programa e inscrição em cada módulo de disciplina do RMI, clique no link, clique aqui.

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.