Sacrae Theologie Magister (STM)
Home Programas e Cursos Mestrado

Sacrae Theologie Magister (STM)

STM – A PARTIR DE 2018

É um programa de aperfeiçoamento teológico acadêmico. Visa a equipar os alunos para a docência e a pesquisa. É subsequente ao Magister Divinitatis e se harmoniza com os mestrados acadêmicos em teologia oferecidos em universidades e escolas de teologia internacionais. É tipicamente classificado como uma segunda pós-graduação teológica. Por ser eminentemente acadêmico, o currículo do Sacrae Theologiae Magister combina instrução e pesquisa independente, sendo composto: a) de um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas; b) de orientação específica para a pesquisa independente e c) da elaboração de uma dissertação. O curso exige dedicação intensiva e recebe alunos em duas situações distintas:

 

A) Alunos procedentes do MDiv no CPAJ. Além dos 16 créditos em disciplinas obtidos no MDiv, o aluno deverá integralizar:

 

  • 8 créditos (120 horas/aula), obtidos em 4 disciplinas (1 obrigatória e 3 eletivas da linha de pesquisa).
  • 8 créditos obtidos no preparo e aprovação do Projeto de Pesquisa.
  • 8 créditos obtidos na Dissertação.

 

B) Alunos procedentes de outras instituições. Além dos créditos obtidos no curso anterior, o aluno deverá integralizar:

 

  • 8 créditos (120 horas/aula), obtidos em 4 disciplinas (1 obrigatória e 3 eletivas da linha de pesquisa).
  • 8 créditos obtidos no preparo e aprovação do Projeto de Pesquisa.
  • 8 créditos obtidos na Dissertação.
  • 6 créditos (90 horas/aula) em disciplinas básicas obrigatórias.

 

As horas em sala de aula devem ser complementadas com aproximadamente o triplo de horas de preparo, individual ou em grupo, fora da sala de aula (para cada hora/aula, três horas de estudo extra), além das horas dedicadas à preparação do Projeto de Pesquisa e à produção da Dissertação.

 

O prazo máximo para a integralização do curso é de 3 anos letivos, contados a partir do mês/ano de ingresso. É altamente recomendado que os alunos completem todas as disciplinas no prazo de um ano e meio, resguardando um ano e meio para o processo de Projeto e Dissertação. Observação: Esse programa terá número limitado de vagas em cada linha de pesquisa, estabelecido anualmente.

OBJETIVOS GERAIS

 

O currículo do STM é projetado para pessoas com pós-graduação em teologia ou comprovada produção acadêmica, e tem os seguintes objetivos:

  • Oferecer aos estudantes a ampliação dos conhecimentos de áreas específicas do saber teológico, desenvolvendo, de modo especial, a capacidade de pesquisa independente.
  • Preparar docentes para instituições teológicas de ensino superior, além de pesquisadores nas diferentes áreas específicas do saber teológico.
  • Oferecer treinamento avançado para pastores que almejam maior especificidade, profundidade e excelência acadêmica.
  • Preparar estudantes que almejem prosseguir para estudos de doutoramento.
  • Fomentar a pesquisa e o desenvolvimento do saber teológico nas linhas de pesquisa oferecidas, com especial ênfase na produção acadêmica.

CREDENCIAMENTO

O STM está estruturado com carga horária e requisitos compatíveis com os melhores cursos análogos no Brasil e no exterior. Não está, entretanto, submetido à avaliação da CAPES e não possui credenciamento do MEC. Leva ao título de Sacrae Teologiae Magister (STM), cuja validade é de natureza intra-corpus, concedido sob a autoridade da Igreja Presbiteriana do Brasil. Os diplomas concedidos mencionam o título Sacrae Theologiae Magister e a linha de pesquisa.

INGRESSO

Há três formas previstas de entrada no programa:

 

  1. Alunos matriculados no programa MDiv que completaram os créditos de disciplinas com média igual ou superior a 8,0;
  2. Alunos formados no programa MDiv que apresentam média igual ou superior a 8,0 em seu histórico;
  3. Egressos de outras instituições de ensino em teologia reconhecidas pelo CPAJ e candidatos com comprovada produção acadêmica, a juízo da Câmara.

 

Para que seja matriculado nesse curso, o candidato deverá ser portador de Diploma de curso superior (com grau mínimo de bacharel ou licenciatura plena) e pós-graduação em teologia (reconhecida pelo CPAJ) ou equivalente.

Existem requisitos de língua estrangeira e de línguas bíblicas (para as linhas de pesquisa exegéticas e pregação).

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo periódico para o Sacrae Theologiae Magister se dará das seguintes formas:

 

1) Alunos matriculados no programa MDiv

 

Após completarem os créditos de disciplinas será facultado aos alunos matriculados no programa MDiv a possibilidade de pleitear junto à Câmara de Pós-graduação do CPAJ o ingresso no programa STM. Para isso ele precisará:

 

  1. ter média igual ou superior a 8,0 nas disciplinas cursadas
  2. apresentar um pré-projeto de pesquisa
  3. ter sido aprovado no exame de inglês com nota igual ou superior a 8,0 (caso não tenha atingido esta nota em sua admissão ao MDiv poderá o aluno solicitar, uma só vez, um novo exame)
  4. ser aprovado em exame avançado de hebraico para STM em AT, grego para STM em NT ou exame básico de hebraico e grego para STM em pregação.

 

Obs. O aluno que for aprovado nesta opção será dispensado da monografia de conclusão do MDiv e receberá certificado de especialização.

 

2) Alunos formados no programa de MDiv (nos 5 anos anteriores ao processo seletivo)

 

a) Inscrição (online) e pagamento de taxa correspondente.

 

b) Apresentação dos seguintes documentos:

Documentos de identificação pessoal
 Histórico com média igual ou superior a 8,0 nas disciplinas cursadas

 

c) Pré-projeto de pesquisa

 

d) Aprovação nos seguintes exames:

Exame de Inglês com nota igual ou superior a 8,0
Exame avançado de hebraico para STM em AT, grego para STM em NT ou exame básico de hebraico e grego para STM em pregação.

 

3) Egressos de outras instituições teológicas reconhecidas pelo CPAJ e alunos formados no MDiv/CPAJ há mais de 5 anos

 

a) Inscrição (online) e pagamento de taxa correspondente

 

b) Apresentação dos seguintes documentos:

Documentos de identificação pessoal
Diploma e histórico do curso de graduação
Diploma e histórico de pós-graduação em teologia ou memorial com produção acadêmica

 

c) Pré-projeto de pesquisa

 

d) Aprovação nos seguintes exames:

Exame de Inglês com nota igual ou superior a 8,0
Exame avançado de hebraico para STM em AT, grego para STM em NT ou exame básico de hebraico e grego para STM em pregação.

 

e) Entrevista com o coordenador do curso e o professor titular da área pretendida.

 

Informações detalhadas sobre o processo seletivo são publicadas oportunamente pelo CPAJ em edital específico que conterá o número de vagas.

REGIME DE AULAS E CALENDÁRIO

As disciplinas do Sacrae Theologiae Magister (STM) são oferecidas na forma de módulos intensivos distribuídos em períodos regulares ao longo do ano, segundo Calendário Acadêmico previamente publicado em nosso website. As disciplinas geralmente são oferecidas nas dependências do CPAJ e têm a duração média de 5 dias, de segunda a sexta-feira (30 horas/aula, 2 créditos). Eventualmente, algumas disciplinas poderão ser oferecidas on-line. Para o bom andamento do curso, recomendamos que o o aluno faça pelo menos 2 disciplinas e no máximo 4 por semestre.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

 

O STM é oferecido em 8 linhas de pesquisa dentro de três áreas de concentração.

ÁREA 1: ESTUDOS BÍBLICO-HERMENÊUTICOS

Linha de Pesquisa 1: Antigo Testamento

Enfatiza as línguas originais do AT e procura lançar luz sobre o ambiente em que o mesmo foi produzido. Igualmente enfatizada é a teologia bíblica, onde procuramos determinar o papel, a contribuição, e a mensagem de cada livro do cânon sagrado dentro do desenrolar progressivo da história da salvação. O exame de admissão em hebraico para habilitação em AT é classificatório. Os alunos que não atingirem a média necessária poderão fazer um curso de nivelamento (no próprio CPAJ) e, caso sejam aprovados neste nivelamento, terão cumprido este requisito.

Linha de Pesquisa 2: Novo Testamento

É dirigido primariamente para a interpretação do Novo Testamento como revelação de Deus. A linha enfatiza o conhecimento apropriado da língua grega, bem como da época e das culturas em que o Novo Testamento foi escrito como sendo de inestimável ajuda na compreensão adequada de sua mensagem. Almeja ainda fomentar a exploração e pesquisa das próprias questões metodológicas e das alternativas hermenêuticas sob o prisma da fé reformada. O exame de admissão em grego para habilitação em NT é classificatório. Os alunos que não atingirem a média necessária poderão fazer um curso de nivelamento (no próprio CPAJ) e, caso sejam aprovados neste nivelamento, terão cumprido este requisito.

ÁREA 2: ESTUDOS HISTÓRICO-TEOLÓGICOS

Linha de Pesquisa 3: Teologia Sistemática

Visa fornecer aos alunos uma base teológica de cunho eminentemente reformado, olhando as doutrinas de uma perspectiva da totalidade das Escrituras. Além de retirar seus ensinos das Escrituras somente, seguindo o princípio protestante de sola Scriptura, esta linha enfoca também a totalidade das Escrituras, refletindo o princípio calvinista de tota Scriptura. Nessa tarefa, a teologia sistemática não trabalha sozinha, isolada dos outros departamentos. Ela faz uso dos recursos obtidos pela teologia bíblica, que, por sua vez, é o resultado da pesquisa da teologia exegética. Além disso, a teologia sistemática trabalha juntamente com a teologia histórica, dependendo dela para o conhecimento do desenvolvimento da doutrina. Ela fornece para a teologia prática os dados doutrinários de forma que, baseada na sã doutrina, esta aplique os recursos obtidos com vistas ao sadio e harmonioso crescimento da Igreja de Cristo.

Linha de Pesquisa 4: Teologia Histórica

Visa fornecer aos alunos a oportunidade de explorar, pesquisar e conhecer diversos aspectos do desenvolvimento histórico do cristianismo. A linha inclui tanto o estudo da história da igreja em geral, quanto o estudo da história da teologia. A história da igreja é importante porque narra o desenvolvimento do movimento cristão ao longo do tempo. Essa história também é parte essencial da identidade da igreja, mostrando-lhe de onde veio e como chegou até aqui. Além disso, o estudo da história é um elemento de ligação entre os diversos departamentos da enciclopédia teológica, pois a história da igreja é também, entre outras, a história da teologia, da interpretação bíblica, da pregação e das missões. Portanto, as disciplinas desta área visam a um melhor conhecimento da herança cristã e dos modos como essa herança pode ser pesquisada e explorada, e nos auxilie nos desafios contemporâneos de maneira lúcida e construtiva.

Linha de Pesquisa 5: Teologia Filosófica

Visa tornar o aluno apto a entender e estudar por si mesmo os diferentes temas da interdisciplinaridade “teologia, filosofia e cultura”. São enfatizados os pontos comuns e as divergências entre a fé cristã em sua expressão reformada e as ideias surgidas na história da filosofia, na cultura hodierna e em outras áreas da atividade intelectual do homem. Atenção especial é dada às implicações do pensamento reformado histórico nos campos epistemológico, ético e metafísico. Atenção também é dada ao pensamento filosófico explícita ou implicitamente subjacente às doutrinas e práticas das igrejas que se denominam cristãs nos dias de hoje. Proporciona-se aos alunos uma visão aprofundada e crítica das diferentes tendências teológicas cristãs dos últimos duzentos anos, no intuito de fazê-los compreender melhor o quadro contemporâneo da teologia e do pensamento cristão e a sua responsabilidade apologética.

ÁREA 3: ESTUDOS PASTORAIS

Linha de Pesquisa 6: Aconselhamento

Visa habilitar indivíduos com as ferramentas adequadas para atingir a demanda de um mundo em crise. A linha abrange uma vasta gama de assuntos nas áreas de teorias e métodos do aconselhamento, o perfil do conselheiro e seus procedimentos, aconselhamento para casais, crianças e adolescentes, aconselhamento em situações de crise e teorias da personalidade, história e sistemas da psicologia. A linha também tem por objetivo fomentar a pesquisa e a produção acadêmica sobre os temas de interface entre o aconselhamento e as psicologias seculares, assim como também as questões filosóficas, metodológicas e teológicas no âmbito teórico do aconselhamento.

Linha de Pesquisa 7: Missões

Caracteriza-se peculiarmente pelo estudo e a exploração de temas relevantes à missão de Deus pela apresentação da práxis missionária adequada para o terceiro milênio. Essa linha busca fornecer ao aluno a capacitação efetiva para ser instrumento da missão de Deus no contexto urbano, diante da premência do cumprimento da grande comissão de fazermos discípulos de todas as nações; do emergente desafio do crescimento das religiões pagãs no ocidente e em todo o mundo; e diante do processo acelerado de urbanização nos países em desenvolvimento. A linha enfatiza a metodologia e fundamentos bíblicos, históricos e teológicos da missão urbana assim como pesquisa e produção acadêmica.

Linha de Pesquisa 8: Pregação

Procura equipar o aluno para aquilo que a teologia reformada crê ser a tarefa primordial da igreja e do ministério pastoral – o principal elemento do culto público e o meio pelo qual o Reino de Deus é aberto ou fechado aos pecadores. Objetiva também, para o mesmo fim, fomentar a pesquisa e a exploração da pregação na tradição reformada e em comparação com outras tradições no protestantismo histórico, com especial ênfase nas implicações metodológicas, filosóficas e teológicas. Finalmente, a linha tem por objetivo promover a pregação expositiva da Bíblia como expressão adequada da tradição calvinista. O exame de admissão em grego e hebraico (nível básico apenas) para habilitação em Pregação é classificatório. Os alunos que não atingirem a média necessária poderão fazer um curso de nivelamento (no próprio CPAJ) e, caso sejam aprovados neste nivelamento, terão cumprido este requisito.

INTEGRALIZAÇÃO

 

Disciplinas básicas obrigatórias (para alunos oriundos de outras instituições)

 

  • BAS112 – Introdução à Teologia Reformada
  • BAS113 – Introdução à Cosmovisão Cristã
  • Básica da linha de pesquisa selecionada

 

Disciplina Obrigatória

 

  • STM101 – Dissertação: Pesquisa e escrita

 

Disciplinas Eletivas

 

Após cursar as disciplinas obrigatórias, o aluno deverá cursar três disciplinas escolhidas exclusivamente dentro da linha de pesquisa selecionada.

As disciplinas poderão ser ministradas em conjunto com alunos do MDiv. Nesse caso, haverá avaliações diferentes para cada programa.

TRABALHO FINAL

 

Após cursar as disciplinas o aluno deverá preparar e defender em exame de qualificação um Projeto de Pesquisa em banca composta pelo orientador e mais um professor do CPAJ.

Após aprovação na banca de qualificação, o aluno deverá preparar e defender um Dissertação perante banca formada por três membros, sendo um deles o orientador. Preferencialmente um dos membros será externo.

VALORES

 

Abaixo estão listados os valores de inscrição no processo seletivo, matricula no programa e inscrição em cada módulo de disciplina do STM.

    Inscrição no Processo Seletivo 272,00
    Matricula no Programa 182,00
    Módulo de Programa para Aluno Regular 963,00
    Módulo de Programa para Aluno Especial(1) 963,00
    Módulo de Programa para Aluno Ouvinte(1) 483,00
    Trancamento de Programa 963,00