Especialização Lato Sensu (EAD)
Home Programas e Cursos

Especialização Lato Sensu (EAD)

EAD, O QUE É?

 

Esta é a sigla para Educação a Distância. É uma modalidade de ensino mediada pelo correio ou correio eletrônico, ou por ferramentas que simulam um ambiente escolar. Nessa modalidade de ensino/aprendizagem o aluno é, de certa forma, autônomo e gerenciador do seu próprio estudo. O Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper já tem seu nome associado com o pioneirismo nesse tipo de uso virtual de ensino/aprendizagem. As atividades de educação a distância (EAD) do CPAJ foram as primeiras experiências no formato de ensino totalmente a distância no Mackenzie, remontando a 1999, ao oferecer o curso de Especialização em Bíblia.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

 

O CPAJ oferece os cursos de Especialização em Estudos Teológicos, Especialização em Teologia Bíblica e Especialização em Teologia Prática. São cursos de especialização (lato sensu) que visam a oferecer aos interessados a oportunidade de iniciar, atualizar ou aprofundar seus estudos na área teológica.

 

Têm por público alvo primariamente as pessoas que tenham curso superior em outra área que não a teologia, ainda que o curso possa beneficiar em termos de aprofundamento e atualização mesmo aqueles que já possuem curso superior de teologia. Vale ressaltar, entretanto, que este curso não visa à formação de ministros, seja para a Igreja Presbiteriana do Brasil ou para outras denominações.

CREDENCIAMENTO

 

A legislação brasileira preserva o direito da criação de cursos religiosos livres, desde que os mesmos sejam declaradamente de natureza intracorpus (válidos no âmbito da instituição ou corporação que os oferece). A especialização oferecida pelo CPAJ no regime EAD é, sobretudo, dessa natureza (intracorpus), sendo o certificado (de especialização) outorgado sob a autoridade da Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil. Assim, nossos programas não tem credenciamento junto a CAPES-MEC.

 

As exigências quanto aos exames e trabalhos requeridos pelos professores do programa de Especialização via Internet são diferenciadas dos demais programas. Por esse motivo, não será permitido que os créditos obtidos em regime de EAD sejam aceitos para os cursos regulares de Especialização e Mestrado oferecidos pelo CPAJ.

O QUE OFERECEMOS?

 

1. Uma formação básica para uma compreensão panorâmica da Escritura, Antigo e Novo Testamentos, e dos elementos unificadores e normativos dessa mensagem de Deus revelada ao homem.

 

2. Uma formação mais específica visando a equipar os alunos na área de compreensão teológica e interpretação bíblica.

 

3. Professores treinados, comprometidos com a inspiração, infalibilidade, veracidade e autoridade das Escrituras, e que adotam sua teologia conforme expressa nas grandes confissões reformadas, especialmente a Confissão de Fé de Westminster.

 

4. Consulta on-line da sua situação acadêmica.

CURRÍCULO DOS CURSOS

REGIMENTO DE AULAS E CALENDÁRIO

As disciplinas serão oferecidas sempre “on-line”, conforme o calendário previamente anunciado e publicado em nossa página. Como foi observado acima, recomenda-se aos alunos que estão iniciando os seus estudos na área de teologia que façam opção primeiro pelo curso Especialização em Estudos Teológicos e, só depois deste, pela Especialização em Teologia Bíblica ou Especialização em Teologia Prática. Todavia, fica a critério do aluno avaliar se possui as condições para optar por quaisquer dos cursos sem fazer o primeiro, ou mesmo para fazer mais de um ao mesmo tempo. Isto certamente exigirá mais dedicação e tempo para as leituras e para as atribuições que serão dadas pelos professores.

 

Clique aqui para visualizar nosso calendário.

CONCLUSÃO DE CURSO, CANCELAMENTO DE MATRÍCULA E OBTENÇÃO DE CERTIFICADO

Cada curso exige que o aluno seja aprovado em todas as disciplinas oferecidas. Cada disciplina tem a duração de 05 (cinco) semanas. Existem as leituras do conteúdo das aulas, leituras extras, opiniões e debates no fórum, horários para “chat,” e mais aquilo que cada professor apresentar como requisito da sua cadeira. A média para aprovação em cada disciplina é 7,0. O professor orientará quanto ao tipo de avaliação a ser utilizada. É importante que o aluno de EAD considere a economia de tempo com deslocamento e invista em estudo diário; pelo menos uma hora e meia por dia. São 13 (treze) disciplinas para cada um dos cursos e há um intervalo de 02 (duas) semanas entre o término de uma disciplina e o início da outra. É possível integralizar o curso em menos de 02 (dois) anos.

 

O cancelamento da matrícula em qualquer disciplina só poderá ser feito até o final da 1ª. semana do módulo, ou seja, no 6º. dia depois de seu início.

 

ATENÇÃO: Na hipótese de cancelamento da matrícula, não haverá devolução da taxa paga por ela, nem cancelamento do boleto que porventura ainda não tenha sido pago. Isto significa que o boleto, gerado automaticamente no ato da inscrição, fica em aberto, incorrendo em multa e juros de mora.

 

Para que o aluno receba seu certificado do curso escolhido é necessário que tenha sido aprovado em todas as disciplinas do mesmo. Cada disciplina equivale a 30 horas/aula, ou 02 (dois) créditos. Uma vez concluídos os créditos o aluno estará habilitado para receber o certificado de conclusão, expedido pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ).

 

• Acompanhar o seu desenvolvimento acadêmico.• Orientar nas disciplinas de leitura e pesquisa individual.

• Orientar na produção da tese.

 

Tanto o plano de curso quanto os relatórios dos encontros de acompanhamento do desenvolvimento acadêmico e outros documentos relativos à orientação do aluno serão sempre produzidos com cópia para o aluno e para o orientador acadêmico.

PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

O prazo máximo para a integralização de cada um desses cursos é de 30 (trinta) meses, contados a partir da matrícula no programa. Requerimentos para a prorrogação desse prazo poderão ser dirigidos ao coordenador do curso (se não ultrapassarem 03 meses) ou à Câmara do CPAJ (se for necessário um período superior a 03 meses), contendo a justificativa. A extensão máxima do prazo de integralização do curso é de 06 meses.

 

O aluno que deixar de cursar qualquer disciplina por um período superior a 06 meses estará automaticamente desligado do programa.

VALORES

O aluno pagará por disciplina em que se matricular, à medida que for fazendo o curso. A inscrição no curso não envolve custos. Somente a partir da matrícula na primeira disciplina é que haverá a emissão de boletos on-line. O preço das disciplinas é reajustado anualmente. Para 2017 o valor de cada uma é de R$ 284,00. Não haverá devolução do valor da matrícula na disciplina (qualquer uma delas), seja por desistência ou por qualquer outro motivo. Os pagamentos serão feitos através de boleto bancário. Os boletos serão gerados no link de cada disciplina no CALENDÁRIO. Qualquer matrícula na disciplina somente será considerada válida se for feita através do CALENDÁRIO. Para isso é necessário que se tenha em mãos o seu código de aluno e a sua senha pessoal. O acesso à disciplina poderá ser suspenso se após 01 semana de curso não se confirmar o pagamento da mesma. Não há bolsas de estudos para a modalidade de curso a distância.

INSCRIÇÃO

 

As inscrições, através do cadastro on-line, podem ocorrer em qualquer época do ano. Todavia, é aconselhável que o candidato ingresse no começo do ano, para poder acompanhar com maior proveito a sequência das disciplinas, pois existe uma certa dependência entre elas.Para ser aluno de qualquer dos três cursos é necessário:

 

  • Ter concluído curso superior em alguma área de conhecimento. Cursos de teologia também são aceitos desde que tenham grade de disciplinas e carga horária compatíveis com um curso de nível superior (por volta de 2400 h);
  • Ter acesso à Internet e familiaridade com sua navegação;
  • Gostar de estudar.

 

Para o ingresso nos cursos não há discriminação de sexo, idade, confissão religiosa, teológica ou política. A matrícula é aberta a todos os interessados, desde que cumpram os requisitos acima. É facultado ao aluno se inscrever também em matérias de curso diferente daquele em que ele está matriculado, mas estas não serão contadas para efeito de crédito no curso escolhido.

 

O aluno pode se inscrever em qualquer época do ano e sua inscrição envolve os seguintes passos:

 

Preencher o formulário online de um dos cursos de EAD

Não serão aceitas inscrições com falta de documentação ou documentação insuficiente (não apropriada). Não haverá devolução do valor da matrícula em disciplinas (qualquer uma delas) que não venham a ser cursadas, seja por desistência, documentação irregular ou por qualquer outro motivo.Após a aprovação da documentação, esta ficará arquivada na pasta do aluno e um e-mail será enviado com novas instruções para se cadastrar nas disciplinas.

 

A inscrição não cadastra automaticamente o aluno nas disciplinas. É necessário, para cada disciplina que for cursada, ir ao Calendário de EAD e na disciplina que vai fazer. Ela estará disponível com a publicação do calendário e os alunos só poderão se inscrever até três dias após o seu início.

PROFESSORES RESIDENTES

 

  • Alderi S. de Matos
  • Daniel Santos Jr
  • Dario de A. Cardoso
  • Emilio G. Neto
  • Filipe C. Fontes
  • Heber Carlos de Campos Jr
  • João Alves dos Santos
  • João Paulo T. de Aquino
  • Leandro A. de Lima
  • Mauro F. Meister
  • Tarcizio Carvalho

PROFESSORES CONVIDADOS

 

  • Rev. Dr. Augustus N. G. Lopes
  • Rev. Dr. Claudio A.B. Marra
  • Rev. Ms. Daniel Alves
  • Rev. Dr. Elias Medeiros
  • Rev. Dr. José Carlos Piacente Jr
  • Rev. Ms. José Maurício Nepomuceno
  • Rev. Dr. Misael Nascimento
  • Rev. Dr. Paulo Fontes
  • Rev. Ms. Ricardo Toniolo
  • Rev. Ms. Sebastião Arruda
  • Rev. Ms. Welerson A. Duarte