ÁREA III TEOLOGIA PASTORAL (EP)
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Área III Teologia Pastoral (EP)

Esta Área de Concentração engloba quatro linhas de pesquisa, tendo por objetivo comum fomentar por meio da instrução, da pesquisa e da produção acadêmica, a reflexão e a práxis pastoral partindo da perspectiva calvinista histórica.

LINHA DE PESQUISA 6: ACONSELHAMENTO

Visa habilitar indivíduos com as ferramentas adequadas para atingir a demanda de um mundo em crise. A linha abrange uma vasta gama de assuntos nas áreas de teorias e métodos do aconselhamento, o perfil do conselheiro e seus procedimentos, aconselhamento para casais, crianças e adolescentes, aconselhamento em situações de crise e teorias da personalidade, história e sistemas da psicologia. A linha também tem por objetivo fomentar a pesquisa e a produção acadêmica sobre os temas de interface entre o aconselhamento e as psicologias seculares, assim como também as questões filosóficas, metodológicas e teológicas no âmbito teórico do aconselhamento.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

PAC301: OS FUNDAMENTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS DO ACONSELHAMENTO CRISTÃO

Estudo e análise dos princípios revelados nas Escrituras que servem como o fundamento da teoria e da prática do aconselhamento cristão. Síntese desses princípios a partir da teologia reformada. Obrigatória para os alunos da linha.

PAC402: HISTÓRIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA:

Panorama geral da história da psicologia e da psiquiatria, incluindo uma análise crítica das principais escolas de psicologia ligadas aos nomes de Freud, Jung, Skinner, Adler, Reich, e outros. São abordados criticamente os principais modelos de psicoterapia em uso atualmente: brief therapy; twelve steps therapy; group therapy ; psicanálise; etc. Estudo da relação entre psicologia e aconselhamento bíblico.

PAC404: CURA INTERIOR E BATALHA ESPIRITUAL

Descrição e análise do surgimento, princípios e práticas dos movimentos de cura interior e de batalha espiritual. Estudo da possessão demoníaca vis-à-vis problemas psicológicos e psiquiátricos (sintomatologia da possessão demoníaca e de desordens psíquicas, mentais e físicas). Alternativas bíblicas aos modelos de cura interior e batalha espiritual.

PAC406: ACONSELHAMENTO DE ADOLESCENTES E MOÇOS

Treinamento teórico e prático do conselheiro para lidar com problemas de: mau comportamento; problemas escolares; abuso sexual; drogas; gravidez não desejada e aborto; doenças venéreas; conflito de gerações. Psicologia do desenvolvimento humano (fases do desenvolvimento infantil). Técnicas de comunicação com crianças e jovens. Quando possível uso de situações reais ou dramatizadas em sala de aula, como laboratório.

PAC408: FISIOLOGIA E PSICOPATOLOGIAS

Estudo dos aspectos fisiológicos do ser humano e sua relação com a patologia psicológica e psiquiátrica. O funcionamento do cérebro humano e do sistema nervoso. Identificação e diferenciação entre distúrbios mentais, psíquicos, nervosos, fisiológicos e espirituais. Sintomática de SMP e possessão demoníaca. Desordens da alimentação; esquizofrenia; depressão por desequilíbrio hormonal; etc.

PAC410: PRÁTICAS SUPERVISIONADAS I

Estágio de 30 horas de aconselhamento supervisionado.

PAC413: PREGAÇÃO E ACONSELHAMENTO PASTORAL

Esta disciplina envolve o uso da hermenêutica bíblica na hermenêutica da pessoa, com vistas ao aconselhamento na pregação pública. Aborda os temas da teologia propriamente dita (o ser de Deus), da antropologia bíblica e da soteriologia na estrutura do aconselhamento redentivo, fazendo então a transposição para a pregação. Aborda também o estudo de textos específicos para o aconselhamento e seu tratamento hermenêutico-homilético.

PAC401: TEORIAS E MÉTODOS DO ACONSELHAMENTO CRISTÃO:

Apresentação e análise dos principais modelos de aconselhamento cristão; clarificação das diferenças e particularidades do aconselhamento cristão reformado ante outras linhas de aconselhamento. Serão analisados os modelos de Jay Adams, Larry Crabb, Gary Collins, Paul Tournier, e outros. Após o estudo de noções elementares de Psicologia (emoções humanas, temperamentos, relacionamentos interpessoais, etc) aborda-se o papel dos pressupostos bíblicos no aconselhamento cristão em contraste com os pressupostos da psicologia secular.

PAC403: O PERFIL DO CONSELHEIRO CRISTÃO E SEUS PROCEDIMENTOS

Preparo espiritual, teológico e acadêmico do conselheiro; comportamento ético-profissional; qualificações pessoais e profissionais; problemas costumeiros da prática do aconselhamento e procedimentos recomendados.

PAC405: ACONSELHAMENTO DE CASAIS

Treinamento teórico e prático do conselheiro para lidar com problemas de relacionamento do casal; criação de filhos; finanças; problemas de sexualidade; divórcio; adultério; novo casamento; abuso físico e verbal. Desenvolvimento espiritual do casal pelo diálogo e práticas devocionais. Questões de gênero (diferenças entre o homem e a mulher). Quando possível uso de situações reais ou dramatizadas em sala de aula, como laboratório.

PAC407: ACONSELHAMENTO EM SITUAÇÕES DE CRISE

Fármacodependência (alcoolismo e drogas); problemas da sexualidade; homossexualidade; ansiedade, depressão e stress; violência interpessoal; desemprego; tendências suicidas; nascimento de filhos; mudança de residência, etc.

PAC409: TEORIAS DA PERSONALIDADE

Estudo e avaliação crítica das diferentes teorias da estrutura e desenvolvimento da personalidade humana. Inclui descrição e análise das principais teorias filosóficas, teológicas e psicológicas sobre o ser humano. Breve introdução à antropologia cultural. Formulação de uma visão cristã da personalidade.

PAC411: PRÁTICAS SUPERVISIONADAS II

Estágio de 30 horas de aconselhamento supervisionado.

PAC715: ESTUDO DIRIGIDO EM ACONSELHAMENTO I

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Aconselhamento.

PAC716: ESTUDO DIRIGIDO EM ACONSELHAMENTO II

Disciplina de leitura em um tópico de um tópico com tema relevante em Aconselhamento.

LINHA DE PESQUISA 7: EDUCAÇÃO CRISTÃ

Os estudos de Educação Cristã visam habilitar indivíduos de forma adequada para o serviço do reino e para a pesquisa e sistematização do conhecimento quanto às teorias, estruturas, propostas e sistemas pedagógicos. Face à profunda demanda na vida interna da igreja, face à secularização e paganização do ensino, face a escassez de princípios norteadores na área da educação, o programa responderá com especial ênfase nos fundamentos bíblicos, teológicos e históricos da Educação Cristã sob a ótica do sistema calvinista.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

PEC301: OS FUNDAMENTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Estudo e análise dos princípios revelados nas Escrituras que servem como o fundamento da teoria e da prática da educação cristã. Síntese desses princípios a partir da teologia reformada. Obrigatória para os alunos da linha.

PEC402: PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO CURRICULAR

Estuda as bases educacionais e teológicas do planejamento de currículo. Oferece ferramentas técnicas para a elaboração de aulas e as demais unidades curriculares. Discute procedimentos e estratégias para a revitalização de programas e atividades educacionais da Igreja. Estabelece critérios para a formulação, estruturação e integração de novos programas de educação cristã.

PEC404: MINISTÉRIOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO TRANS-CULTURAL

Visão panorâmica dos modelos de educação formal e não formal no contexto transcultural. Este curso ajudará o educador transcultural a entender a sua função e papel e o uso de uma metodologia apropriada naquele determinado contexto.

PEC406: O PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZADO

Uma perspectiva bíblica e histórica do processo do ensino-aprendizado, estudando as metodologias judaico-cristã, reformada e contemporânea. Especial ênfase será dada às teorias de aprendizado, características dos diferentes grupos etários e étnicos, motivações, criatividade e métodos de instrução, visando a uma efetiva comunicação na Educação Cristã.

PEC408: MINISTÉRIO EDUCACIONAL COM CRIANÇAS

Estuda a relevância da criança na perspectiva bíblica do Antigo e Novo Testamentos e enfatiza o seu desenvolvimento psicológico e espiritual. Alicerça-se bases sólidas para a criação de ministérios educacionais para crianças na Igreja e fora dela, sob o parâmetro das estratégias e técnicas vistas nas Sagradas Escrituras.

PEC410: A INFLUÊNCIA DAS COSMOVISÕES NA EDUCAÇÃO

Estuda o pensamento das cosmovisões e seu impacto na educação, oferecendo uma preparação adequada para o ensino nas escolas confessionais e não confessionais, numa perspectiva bíblico-teológica. O curso examina as posições básicas do Humanismo, Secularismo e Marxismo, considerando sua influência nos campos da teologia, filosofia, economia, psicologia, sociologia, biologia, lei, política e ética.

PEC412: EPISTEMOLOGIA REFORMADA

Uma investigação da teoria do conhecimento humano contrastando diversas escolas com as alternativas propostas por pensadores reformados como Alvin Plantinga, Cornelius Van Til, e Nicholas Wolterstorff.

PEC715: ESTUDO DIRIGIDO EM EDUCAÇÃO CRISTÃ I

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Educação Cristã.

PEC401: OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Um breve panorama da história da filosofia da educação cristã e suas principais vertentes e tendências atuais. Discute o impacto positivo e negativo que a educação exerce sobre as pessoas, a Igreja e a sociedade. Será feita uma investigação do processo ensino-aprendizagem. Os alunos analisarão várias abordagens educacionais, conhecerão um modelo de educação cristã por práxis compartilhada, e começarão a definir o seu próprio ideário pedagógico.

PEC403: TREINAMENTO DA LIDERANÇA CRISTÃ

Examina modelos, bases bíblicas, estilos, princípios e tarefas para a liderança cristã. Também aborda o recrutamento, motivação e treinamento de líderes. Os alunos elaborarão cursos para o treinamento da liderança da Igreja.

PEC405: MINISTÉRIO EDUCACIONAL DA IGREJA

Um estudo eclesiológico do papel da Igreja contemporânea, tendo como parâmetro a Palavra de Deus, com especial ênfase nos ensinos de Jesus e dos apóstolos no NT. Cuidadosa atenção é dada aos ministérios desenvolvidos pela Igreja primitiva, na sua docência, vida de oração, evangelismo, discipulado e comunhão, examinando estilos, modelos e princípios.

PEC407: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A disciplina oferece uma visão panorâmica da educação cristã ao longo da história da Igreja, destacando as principais ênfases, personagens e movimentos de cada período. Será dado um destaque especial à contribuição dos reformadores (como Calvino e sua famosa Academia de Genebra), aos grandes educadores protestantes como João Amós Comênio e ao movimento das escolas dominicais.

PEC409: MINISTÉRIO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES E JOVENS

Estuda a relevância do adolescente e do jovem na perspectiva bíblica do Antigo e Novo Testamentos. Bases sólidas para ministérios educacionais com adolescentes e jovens na Igreja são desenvolvidas, bem como habilidades para comunicar-se com eles de maneira mais efetiva, utilizando estratégias e técnicas apropriadas.

PEC411: O USO DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Estudo crítico e descritivo do processo de comunicação na Bíblia, na história da igreja e na era contemporânea, visando desenvolver as ferramentas e habilidades necessárias para uma efetiva comunicação da fé Cristã na Educação Cristã.

PEC413: HISTÓRIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA E DA PEDADOGIA

Panorama geral da história da educação e psicologia, incluindo uma análise crítica das principais escolas ligadas aos nomes de Freud, Jung, Piaget, Vigostsky, Skinner, Adler, Reich, e outros.

PAC716: ESTUDO DIRIGIDO EM EDUCAÇÃO CRISTÃ II

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Educação Cristã.

LINHA DE PESQUISA 8: MISSÕES URBANAS

Caracteriza-se peculiarmente pelo estudo e a exploração de temas relevantes à missão da igreja contemporânea e pela apresentação da práxis missiológica adequada para o terceiro milênio. Essa linha busca fornecer ao aluno a capacitação efetiva para ser instrumento da missão de Deus no contexto urbano, diante da premência do cumprimento da grande comissão de fazermos discípulos de todas as nações; do emergente desafio do crescimento das religiões pagãs no Ocidente e em todo o mundo, e do processo acelerado de urbanização nos países em desenvolvimento. A linha enfatiza a metodologia e fundamentos bíblicos, históricos e teológicos da missão urbana assim como pesquisa e produção acadêmica.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

PMU301: OS FUNDAMENTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS DA MISSÃO DA IGREJA

Elabora os temas bíblicos que destacam a preocupação salvífica de Deus pelo mundo e o meio através do qual ele relaciona-se com este mundo, chamando um povo específico para obra de missões. Estuda também a conceituação da tarefa missionária da Igreja, de acordo com as diferentes formulações missiológicas de distintos ramos da cristandade.A matéria também apresenta a Bíblia como o relato da “história da salvação” e como inspirada por Deus para o desempenho da Igreja no mundo. Obrigatória para os alunos de Mestrado e Especialização.

PMU402: MINISTÉRIO URBANO

Desenvolve uma teologia e estratégia para o ministério urbano, focalizando os desafios sociais e espirituais que o ambiente provoca. Examina diversos modelos de ministérios urbanos, inclusive através de estudos de campo, e fornece critérios para a elaboração de um ministério bíblico de impacto na cidade.

PMU404: HISTÓRIA DAS MISSÕES CRISTÃS

Análise do desenvolvimento e da expansão da fé cristã ao longo dos séculos, compreendendo os seus principais personagens, métodos e povos alcançados. A matéria atentará para a realização da obra missionária na era da patrística, na era medieval, na era dos reformadores, no período da pós-reforma com os pietistas e moravianos, bem como no surgimento das missões modernas.

PMU406: ANTROPOLOGIA CULTURAL

Expõe e analisa as principais estruturas socio-culturais dentro de um pressuposto etnológico. Objetiva determinar os pontos de tensão cultural a partir de uma abordagem natural (não crítica) dos costumes, cosmologias e cosmovisões comuns em diferentes povos. Avalia o esforço missionário do ponto de vista do impacto e transformações culturais.

PMU408: MISSÕES E ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS E POLÍTICOS

Uma análise de tópicos selecionados quanto aos diferentes contextos sócio-econômicos e políticos em que a Igreja do Senhor está sendo plantada e o evangelho difundido.

PMU410: APOLOGÉTICA REFORMADA

Visa dar ao aluno as ferramentas básicas para uma compreensão geral daquilo que está envolvido no conflito entre os pensamentos cristão reformado e secular e para a defesa e formulação da fé cristã frente ao pensamento anticristão, iniciando-o no caminho para a compreensão e o cumprimento do mandado de 1 Pedro 3: 15.

PMU412: CONTEXTUALIZAÇÃO E PLANTAÇÃO DE IGREJAS

Este curso busca trabalhar três vertentes dentro da teologia pastoral. A primeira, uma apresentação nos Fundamentos do Evangelho, sua excelência e relevância para o homem em todos os lugares e de todos os tempos; a segunda, o estudo dos fundamentos da Antropologia Cultural, com especificidade na contextualização e as direções tomadas por vários segmentos do cristianismo na história, inclusive o Calvinismo, na tentativa de tornar o evangelho compreensível para todas as culturas e povos. Por fim, a investigação da aplicabilidade de uma contextualização critica na expansão da igreja na pós-modernidade mediante do plantio de novas igrejas.

PMU715: ESTUDO DIRIGIDO EM MISSÕES URBANAS I

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Missiologia.

PMU401: ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS MISSIONÁRIAS

Introduz e avalia as estratégias e metodologias missionárias diversas e a relevância da aplicação das mesmas para os diferentes ministérios do corpo de Cristo e dos líderes cristãos neste terceiro milênio.

PMU403: FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO NO CONTEXTO URBANO

O foco dessa disciplina será o moderno movimento de “batalha espiritual”. Descrição e análise dos principais ensinos e práticas do movimento. Análise do conceito bíblico do confronto da Igreja com as forças malignas.

PMU405: MISSIOLOGIA LATINO-AMERICANA

Estuda as diversas vertentes do catolicismo romano (desde a renovação carismática até a teologia da libertação) e do protestantismo (ecumênico, evangélico-conservador e pentecostal) que desenvolveram uma teologia de testemunho à sociedade latino-americana. Oferece critérios para a elaboração de uma teologia e prática da missão da Igreja diante dos desafios do continente.

PMU407: TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA DE MISSÕES APLICADA AO CONTEXTO URBANO

Neste estudo a missão da Igreja é interpretada em termos da “Grande Comissão” à luz dos debates contemporâneos, olhando o contexto histórico mundial e os desafios emergentes nas áreas sócio-política e religiosa. Além disso, examina-se o desenvolvimento e o lugar da missiologia na educação e na enciclopédia teológica desde o começo da história contemporânea até hoje.

PMU409: DINÂMICAS DA VIDA ESPIRITUAL NO CONTEXTO URBANO

Descrição e análise do surgimento, princípios e práticas dos movimentos de cura interior e de batalha espiritual. Estudo da possessão demoníaca vis-à-vis problemas psicológicos e psiquiátricos (sintomatologia da possessão demoníaca e de desordens psíquicas, mentais e físicas). Alternativas bíblicas aos modelos de cura interior e batalha espiritual.

PMU411: COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES

Estudo Histórico da Cosmovisão Cristã da Patrística, do período Medieval, e do período da Reforma; um estudo sistemático das cosmovisões do deísmo, ateísmo, panteísmo, politeísmo, panenteísmo, abrangendo temas como Deus, criação, homem, história, ética, conceito de mal, etc., em comparação com a cosmovisão teísta-cristã.

PMU716: ESTUDO DIRIGIDO EM MISSÕES URBANAS II

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Missiologia.

PMU413: REVITALIZAÇÃO DE IGREJAS

Este curso busca oferecer aos alunos a oportunidade de cooperar com a revitalização da igreja local, mediante o estudo das Escrituras e a pesquisa dos desafios pertinentes.

LINHA DE PESQUISA 9: PREGAÇÃO

Procura equipar o aluno para aquilo que a teologia reformada crê ser a tarefa primordial da igreja e do ministério pastoral, o principal elemento do culto público e o meio pelo qual o reino de Deus é aberto ou fechado aos pecadores. Objetiva também, para o mesmo fim, fomentar a pesquisa e a exploração da pregação na tradição reformada e em comparação com outras tradições no protestantismo histórico, com especial ênfase nas implicações metodológicas, filosóficas e teológicas. Finalmente, a linha tem por objetivo promover a pregação expositiva da Bíblia como expressão adequada da tradição calvinista. O exame de admissão em grego e hebraico (nível básico apenas) para habilitação em Pregação é classificatório. Os alunos que não atingirem a média necessária poderão fazer um curso de nivelamento (no próprio CPAJ) e, caso sejam aprovados neste nivelamento, terão cumprido este requisito.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

PPR301: INTRODUÇÃO À PREGAÇÃO REFORMADA

Esta disciplina debate a pregação como meio de graça, como Vox Dei, como a principal tarefa da igreja e do pregador, e como uma das marcas da verdadeira igreja. Aqui estudaremos suas principais características e sua relevância para o protestantismo contemporâneo.

PPR402: PREGAÇÃO E DOUTRINA

Esta disciplina propõe uma reflexão sobre o modo como as doutrinas cristãs estão presentes no texto bíblico, e consequentemente como podem ser utilizadas na exposição. Busca sondar como a pregação contribuir para o ensino teológico e formação doutrinária da igreja.

PPR404: PREGAÇÃO E PÓS-MODERNIDADE

Esta disciplina desafia os pregadores a entenderem os rótulos pré-modernidade, modernidade e pós-modernidade, auxiliando-os a refletir como as pessoas estão pensando em cada período, e quais são seus paradigmas.

PPR406: PREGAÇÃO E CUIDADO PASTORAL

Esta disciplina desenvolve a relação entre pregação pública e o aconselhamento pastoral. Demonstra como o estado espiritual da igreja devem ser considerados no preparo e exposição do sermão e como a interpretação e a aplicação expostos na pregação podem edificar a igreja de modo profilático, exortativo e curativo.

PPR408: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE NARRATIVA

Esta disciplina pesquisa técnicas narrativas – também conhecidas como dispositivos literários – que auxiliam o intérprete a compreender a mensagem da história bíblica. Além disto expande a compreensão deste gênero a outros tipos de literatura que são considerados narrativas: drama, ficção, cinema etc.

PPR410: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE PROFECIA

Esta disciplina expõe o contexto histórico-teológico da profecia bíblica, seus recursos literários e sua relação com a história da redenção. A partir desses aspectos visa definir modos de exposição e aplicação dos textos proféticos que atendam às necessidades da igreja contemporânea.

PPR412: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE SABEDORIA

Esta disciplina explora a sabedoria como um saber compartilhado em comunidade que deve ser, portanto, aprendida com aqueles que são sábios. O objetivo é que todos os aprendizes, como os sábios, percebam e aprendam o caminho da ordem e da estrutura que Deus colocou no cosmos e nas relações humanas.

PPR414: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE ATOS

Esta disciplina expõe as características estruturais, históricas e teológicas do livro de Atos dos Apóstolos. Busca demonstrar sua importância para a estrutura do Novo Testamento e seu valor teológico e prático para a igreja contemporânea.

PPR416: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE CARTAS JOANINAS

Esta disciplina estuda o quarto Evangelho como uma narrativa, e as cartas joaninas, juntamente, como operam literariamente. Entender como algo é dito ajuda a apreciar o conteúdo e o significado do que está sendo dito. Assim, almeja-se sondar como os personagens da narrativa trabalharam retoricamente.

PPR418: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE APOCALIPSE

Esta disciplina explora a macro e a microestrutura literária do livro, distinguindo o uso “sui generis” do Antigo Testamento na teologia do livro. Ela almeja também identificar os principais recursos literários e suas implicações para a mensagem do livro.

PPR420: TEOLOGIA DA PREGAÇÃO

Esta disciplina trabalha com os questionamentos: O que é a Palavra de Deus? Como entender a Palavra de Deus em relação às disciplinas teológico-sistemáticas? Como entender a Palavra de Deus em relação à Trindade? A teologia da pregação está preocupada em discernir o que Deus faz no ato da pregação.

PPR716: ESTUDO DIRIGIDO EM PREGAÇÃO 1

O Estudo Dirigido (ED) pode ser feito depois de ter oito disciplinas realizadas e aprovadas. O ED deve ser feito quando você já possuir um tema a ser desenvolvido em sua habilitação. A solicitação para realizar o ED deve ser feita ao coordenador do seu curso (mDiv ou STM). Ele encaminhará o formulário a fim de que você preencha os livros e artigos acadêmicos lidos, totalizando 1000 páginas. Metade destas 1000 páginas deve ser de artigos acadêmicos. O relatório do ED deve constar de: descrição completa do livro, um esboço (o sumário do livro), e a seleção dos argumentos da obra lida.

PPR718: ESTUDOS AVANÇADOS EM PREGAÇÃO

Esta disciplina pode ser utilizada para o caso de termos professores externos que venham lecionar, e o seu conteúdo não se encaixe exatamente em nosso currículo, mas que seja considerado de grande importância para a formação discente.

PPR401: PREGAÇÃO CRISTOCÊNTRICA

Esta disciplina investiga o que seja pregar a Cristo em toda a Escritura, reconhecendo que o foco em Cristo se deve à relação que Deus estabeleceu com os seres humanos, exclusivamente por meio dele. Além de debater o percurso histórico da proposta, será analisada a diferença que a utilização da nomenclatura produz.

PPR403: PREGAÇÃO: DA EXEGESE À EXPOSIÇÃO

Esta disciplina destaca a simplicidade e a profundidade, duas características da pregação reformada. A profundidade bíblica em um sermão é resultado direto do trabalho exegético do pregador; e, a simplicidade expositiva é o resultado esperado deste esforço.

PPR405: PREGAÇÃO E APOLOGÉTICA REFORMADA

Esta disciplina reflete sobre como o desafio de defesa da fé está presente na tarefa do pregador. Assumindo a apologética pressuposicionalista, visa refletir sobre como a pregação pode dirigir-se ao ouvinte considerando sua direção estrutural para a adoração ou para a idolatria.

PPR407: PREGAÇÃO E ASPECTOS COMUNICATIVOS

Esta disciplina examina o papel do pregador na entrega do sermão. Tendo como referência a retórica (desde Aristóteles até os dias atuais) examinaremos os aspectos do conteúdo, da audiência e do próprio pregador que devem ser levados em consideração para uma boa comunicação da mensagem.

PPR409: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE LEI

Esta disciplina averigua a natureza estrutural, hermenêutica e teológica das leis bíblicas contidas no Pentateuco bem como sua relação com os demais gêneros bíblicos. Busca uma compreensão à luz da teologia-bíblica com vistas a estabelecer um modo proveitoso de exposição e aplicação para as leis.

PPR411: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE POESIA

Esta disciplina investiga os Salmos a fim de discernir sua temática geral, e como ela molda o caráter do adorador. No Saltério busca-se compreender mais acerca de Deus como rei do cosmos, e a praticar como submeter-se à sua autoridade.

PPR413: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE EVANGELHOS

Esta disciplina expõe a noção de perspectiva e propósito na interpretação, aplicação e exposição dos evangelhos sinóticos. Aborda os gêneros literários e os recursos discursivos utilizados pelos evangelistas. Busca acrescentar uma visão do todo à prática de pregação nos evangelhos.

PPR415: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE CARTAS PAULINAS

Esta disciplina desenvolve as técnicas de interpretação e aplicação do gênero epistolar. Avalia a estrutura argumentativa e teológica das cartas de Paulo relacionando-a aos propósitos particulares de cada epístola. Busca desenvolver elementos de exposição e aplicação que atendam às necessidades da igreja contemporânea.

PPR417: PREGAÇÃO NO GÊNERO DE CARTAS PETRINAS

Esta disciplina desenvolve as técnicas de interpretação e aplicação do gênero epistolar. Avrigua a estrutura argumentativa e teológica das cartas de Paulo relacionando-a aos propósitos particulares de cada epístola. Busca desenvolver elementos de exposição e aplicação que atendam às necessidades da igreja contemporânea.

PPR419: PREGAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO

Esta disciplina analisa a relação entre a pregação e a cultura. Busca mostrar a necessidade de transposição cultural na exposição bíblica e abordar os aspectos relacionados à aplicação do ensino bíblico ao contexto atual e local do pregador.

PPR717: ESTUDO DIRIGIDO EM PREGAÇÃO 2

O Estudo Dirigido (ED) pode ser feito depois de ter oito disciplinas realizadas e aprovadas. O ED deve ser feito quando você já possuir um tema a ser desenvolvido em sua habilitação. A solicitação para realizar o ED deve ser feita ao coordenador do seu curso (mDiv ou STM). Ele encaminhará o formulário a fim de que você preencha os livros e artigos acadêmicos lidos, totalizando 1000 páginas. Metade destas 1000 páginas deve ser de artigos acadêmicos. O relatório do ED deve constar de: descrição completa do livro, um esboço (o sumário do livro), e a seleção dos argumentos da obra lida.

PPR715: LEITURA SUPERVISIONADA PR

A Leitura Supervisionada (LS) funciona como uma disciplina modular de 30h em uma área que o aluno queira se especializar e que não tenhamos uma disciplina que responda diretamente ao seu interesse, ou pode substituir uma disciplina modular, por meio de leituras previamente estabelecidas.