ÁREA II: ESTUDOS HISTÓRICOS E TEOLÓGICOS (EHT)
Home Informações Acadêmicas STM – Alunos até 2017

Área II: Estudos Históricos e Teológicos (EHT)

Esta área de concentração engloba três linhas de pesquisa, tendo por objetivo fomentar, partindo da perspectiva calvinista histórica e por meio da instrução, da pesquisa e da produção acadêmica, a reflexão sobre:

A sistematização do ensino bíblico quanto a Deus, o homem, a criação e a relação entre o Criador e criatura.

O desenvolvimento histórico da teologia e da igreja cristã como pano de fundo para a relação estabelecida entre o Criador e a criatura.

As implicações da teologia reformada histórica para diferentes áreas do pensamento humano e a articulação e defesa desse sistema diante do pensamento filosófico.

LINHA DE PESQUISA 3: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Visa fornecer aos alunos uma base teológica de cunho eminentemente reformado, olhando as doutrinas de uma perspectiva da totalidade das Escrituras. Além de retirar seus ensinos das Escrituras somente, seguindo o princípio protestante de sola Scriptura, esta linha enfoca também a totalidade das Escrituras, refletindo o princípio calvinista de tota Scriptura.

Nessa tarefa, a teologia sistemática não trabalha sozinha, isolada dos outros departamentos. Ela faz uso dos recursos obtidos pela teologia bíblica, que, por sua vez, é o resultado da pesquisa da teologia exegética. Além disso, a teologia sistemática trabalha juntamente com a teologia histórica, dependendo dela para o conhecimento do desenvolvimento da doutrina. Ela fornece para a teologia prática os dados doutrinários de forma que, baseada na sã doutrina, esta aplique os recursos obtidos com vistas ao sadio e harmonioso crescimento da igreja de Cristo.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

TST301: TEOLOGIA DA REVELAÇÃO

Estudo de fontes bíblicas e históricas, bem como da reflexão teológica contemporânea, acerca da doutrina cristã da revelação. Particular atenção é dada à necessidade, à natureza e à recepção da revelação divina. Obrigatória da Linha de Pesquisa.

TST402: A DOUTRINA DA TRINDADE

Estudo das fontes bíblicas, declarações confessionais e formulações teológicas clássicas e contemporâneas da doutrina cristã da Trindade. Distinção entre as “opera ad extra” e “opera ad intra” da Trindade. Diferenciação entre a Trindade Econômica e a Trindade Ontológica; o papel da Trindade na criação e na redenção do homem.

TST404: ANTROPOLOGIA BÍBLICA

Estudo sobre a liberdade natural do homem, a liberdade espiritual do homem, o livre arbítrio e os conceitos libertaristas existentes. Ênfase sobre a constituição humana, a entrada do mal no mundo, a transmissão do pecado e suas consequências, e a redenção humana.

TST406: A OBRA REDENTORA DE CRISTO

Estudo da soteriologia objetiva, que é a obra de Cristo “extra nos”. Ênfase sobre a natureza da sua obra na análise de textos sobre a expiação e seus correlatos: sacrifício, reconciliação, redenção, propiciação, satisfação; ênfase na expiação vicária e pessoal, e sobre os efeitos pessoais e cósmicos da redenção de Cristo.

TST408: A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

Estudo crítico das doutrinas cristãs acerca do Espírito Santo. O Espírito Santo na história da teologia. O pensamento dos reformadores acerca do Espírito Santo. A identidade do Espírito Santo. O Espírito Santo na economia da Trindade. A obra do Espírito Santo fora e dentro dos remidos. Os dons espirituais. Pentecostalismo. Misticismo. Caminhos para uma reflexão madura acerca da obra do Espírito Santo.

TST410: TEOLOGIA DA EUCARISTIA

Análise dos tratados de Calvino sobre a eucaristia; análise histórica das controvérsias eucarísticas do tempo da Reforma; ênfase sobre a presença real de Cristo na Ceia (noções sobre o “extra calvinisticum”); ênfase na eucaristia como meio de graça; aplicações práticas da eucaristia.

TST412: TEOLOGIA DE KARL BARTH

Alguns aspectos específicos da teologia de Karl Barth a partir do seu conceito de revelação e de algumas outras doutrinas que estão vinculadas diretamente a ela: conceito de Trindade; Encarnação, Historie e Geschichte, etc.

TST414: VISÃO REFORMADA DO REINO DE DEUS

Estudo sobre o reino de Deus na criação, na redenção e na glória. Ênfase sobre o reino nos últimos dias (os sinais do reino, os inimigos do reino: os anticristos, o anticristo, o mistério da iniquidade, o homem da iniquidade e Satanás), no Último Dia (a vitória do Rei e dos que reinam com Cristo sobre as hostes malignas) e no Dia Eterno (a consumação do reino).

TST416: CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO

Estudo cuidadoso sobre o contraste entre as posições históricas com respeito à criação e as teorias evolucionistas, dentro de círculos ateus ou mesmo dentro do próprio cristianismo, o chamado evolucionismo cristão. Noções sobre cosmologia, cosmogonia, etnologia, demografia, paleontologia, etc., dentro da perspectiva teológica. Objetivo: preparar o aluno para os conflitos com o criacionismo existentes principalmente nos círculos acadêmicos de nossas universidades. Será dada atenção especial à exegese dos textos originais.

TST715: ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA I

Disciplina de leitura sobre um tópico relevante em Teologia Sistemática.

TST401: A NATUREZA DA TEOLOGIA E DA DOUTRINA

Estudo de questões básicas dos prolegômenos à teologia, tais como as fontes, natureza e objeto da teologia, o uso da Escritura na teologia e a natureza da doutrina. Noções sobre a teologia como ciência e o seu papel dominante na história do mundo ocidental.

TST403: A DOUTRINA DA PROVIDÊNCIA

Ênfase no estudo da providência de Deus nas cousas agradáveis e desagradáveis da vida; no uso que Deus faz das criaturas na realização dos Seus atos providenciais; na distinção entre o papel de Deus e o das criaturas nos atos da história; o papel dos homens nos atos bons e maus que eles praticam; ênfase sobre a importância e a realidade do sofrimento humano.

TST405: A PESSOA DE CRISTO

Estudo sobre a mais complexa personalidade da teologia cristã – a de Cristo. Enfoque sobre a importância do estudo sobre a Pessoa de Cristo, sobre as suas duas naturezas e sobre a “unio personalis” e suas consequências para a natureza humana e para a Pessoal total do Redentor. Ênfase sobre a “communicatio idiomatum” à luz de vários textos da Escritura.

TST407: AS DOUTRINAS DA SALVAÇÃO E DA VIDA ETERNA

Estudo dessas doutrinas vistas como de natureza diferente uma da outra. Ênfase sobre a natureza das duas doutrinas, sua relação com a graça de Deus e sua relação com a “ordo salutis”; enfoque na soteriologia subjetiva e no seu relacionamento com a soteriologia objetiva.

TST409: TEOLOGIA DA ORAÇÃO

Estudo crítico da teoria e prática da oração através da história do cristianismo. Práticas antigas e medievais da oração. Os reformadores e a oração. Noções contemporâneas sobre a oração. Teologia bíblica da oração. A relação entre oração e reflexão teológica. A relação entre a oração e a prática missionária da igreja. A oração e o crescimento espiritual subjetivo.

TST411: ESTUDOS EM TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

Estudo crítico de alguns dos principais autores da teologia pós-iluminista: Friedrich Schleiermacher, Albrecht Ritschl, Ernst Troeltsch, Paul Tillich, Jürgen Moltmann, Mark C. Taylor. Teologias da libertação, feminista, etc.

TST413: COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES

Estudo histórico da cosmovisão cristã da patrística, do período medieval, e do período da Reforma. Estudo sistemático das cosmovisões do deísmo, ateísmo, panteísmo, politeísmo, panenteísmo, abrangendo temas como Deus, criação, homem, história, ética, conceito de mal, etc., em comparação com a cosmovisão teísta-cristã.

TST415: ESTUDO AVANÇADO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Estudo de um tópico com tema relevante em Teologia Sistemática.

TST417: A TEOLOGIA DE JONATHAN EDWARDS

Um estudo da sua obra mais importante, “On the Freedom of the Will”, de Jonathan Edwards, as influências filosóficas sobre o seu pensamento, especialmente as de John Locke, tudo visto à luz das ideias sobre a liberdade e responsabilidade humanas do arminianismo evangélico e do pensamento reformado contemporâneo.

TST716: ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA II

Disciplina de leitura sobre um tópico relevante em Teologia Sistemática.

LINHA DE PESQUISA 4: TEOLOGIA HISTÓRICA

Visa fornecer aos alunos a oportunidade de explorar, pesquisar e conhecer diversos aspectos do desenvolvimento histórico do cristianismo. A linha inclui tanto o estudo da história da igreja em geral, quanto o estudo da história da teologia. A história da igreja é importante porque narra o desenvolvimento do movimento cristão ao longo do tempo. Essa história também é parte essencial da identidade da igreja, mostrando-lhe de onde veio e como chegou até aqui.

Além disso, o estudo da história é um elemento de ligação entre os diversos departamentos da enciclopédia teológica, pois a história da igreja é também, entre outras, a história da teologia, da interpretação bíblica, da pregação e das missões. Portanto, as disciplinas desta área visam a um melhor conhecimento da herança cristã e dos modos como essa herança pode ser pesquisada e explorada, e nos auxilie nos desafios contemporâneos de maneira lúcida e construtiva.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

THS301: A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

Estudo da história e da teologia do documento confessional mais conhecido e influente na tradição reformada. Obrigatória da linha de pesquisa.

THS402: ELEMENTOS DA TEOLOGIA PATRÍSTICA

Estudo seletivo da teologia do segundo ao quinto séculos, dando especial atenção às principais características teológicas, filosóficas, hermenêuticas e pastorais dos chamados pais ocidentais e orientais da igreja cristã.

THS404: ANSELMO DE CANTUÁRIA

A vida e a obra de Anselmo, incluindo o seu contexto, porta de entrada para o estudo do cristianismo medieval. Análise de Anselmo como agostiniano, como escolástico e como místico. Estudos interpretativos do Monologion , do Proslogion e de Cur Deus Homo.

THS406: IGREJA E ESTADO NA IDADE MÉDIA

A partir do quarto século, houve forte interação entre a igreja e o poder civil, interação essa que se tornou especialmente complexa e intensa no período medieval, produzindo vastas consequências para as duas instituições. Destaque dos aspectos positivos e negativos desse relacionamento, com a análise de exemplos significativos.

THS408: PURITANISMO E ESCOLASTICISMO PROTESTANTE

Um exame detalhado dos desdobramentos teológicos posteriores à Reforma, com especial ênfase no puritanismo inglês e nos sistemas escolásticos do calvinismo do final do século 16 e do século 17.

THS410: A TEOLOGIA DE JONATHAN EDWARDS

Jonathan Edwards tem sido considerado o maior teólogo-filósofo norte-americano. Sua obra monumental aborda com profundidade e criatividade muitos temas cruciais da teologia cristã e reformada. A disciplina visa ao estudo do seu pensamento no contexto do protestantismo americano do século 18.

THS412: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Estudo de temas relevantes do século 20 e início do século 21, tais como novos movimentos religiosos, novas teologias e ideologias, novos paradigmas culturais. Reflexão sobre a relação entre a fé cristã e desdobramentos recentes na ciência, política, economia, ética, questões sociais e relações internacionais.

THS414: ESTUDOS AVANÇADOS NA HISTÓRIA DO PROTESTANTISMO NO BRASIL

Estudo em profundidade de tópicos seletos referentes à história do protestantismo nacional.

THS416: ESTUDOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA HISTÓRICA

Estudo avançado de tópicos seletos no âmbito da teologia histórica.

THS418: O CRISTIANISMO EM CONFLITO I

Debates filosóficos desde os Pais da Igreja à Idade Média, com especial atenção a questões centrais dessas épocas e a diferentes aproximações à defesa da fé. Esta disciplina requer leitura prévia e intensa de textos selecionados.

THS715: ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA HISTÓRICA I

Disciplina de leitura sobre um tópico relevante em Teologia Histórica.

THS401: A DIDAQUÊ

Estudo crítico do contexto histórico e teológico, bem como do texto, desse importante documento da igreja antiga. Inclui a análise de estudos recentes sobre o assunto e da relevância do documento para a teologia histórica.

THS403: A VIDA E O PENSAMENTO DE AGOSTINHO

Estudo do pensamento do bispo de Hipona em seu contexto histórico. Especial atenção é dedicada à análise do papel formativo do grande teólogo africano no desenvolvimento da doutrina cristã.

THS405: A TEOLOGIA DE TOMÁS DE AQUINO

Estudo crítico da vida, contexto histórico, obra e ideias de Tomás de Aquino, bem como da escolástica medieval e suas principais características. Análise do lugar de Aquino no contexto da escolástica e estudo de suas obras principais. Identificação das marcas da reflexão tomista e sua influência na história da teologia até a atualidade.

THS407: REFORMA - DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Desde o início, o movimento protestante caracterizou-se pela sua diversidade, ao lado de pontos comuns. Essa disciplina estuda os elementos de convergência e divergência entre as principais correntes da Reforma do Século 16 (luteranos, calvinistas, anglicanos e anabatistas).

THS409: CONFISSÕES REFORMADAS

Estudo dos principais documentos confessionais produzidos na época da Reforma, especialmente pelos calvinistas.

THS411: PENSAMENTO TEOLÓGICO ILUMINISTA E PÓS-ILUMINISTA

Estudo do Iluminismo do século 18, seus principais autores e características. Análise da crítica iluminista da religião e reações contra ela: ortodoxia, pietismo, romantismo. O pensamento teológico pós-iluminista, seus principais autores e traços. Reações positivas e negativas à reflexão teológica pós-iluminista.

THS413: HISTÓRIA E REALIDADE RELIGIOSA NO BRASIL

Estudo de temas relevantes da história religiosa do Brasil, em suas vertentes católica, protestante e não-cristã, nos períodos colonial, imperial e republicano. Ênfase às conexões entre a religiosidade e outros aspectos da cultura nacional.

THS415: FILOSOFIA DA HISTÓRIA

Estudo da história como tal, seu significado, pressupostos, métodos e abordagens hermenêuticas. Ênfase especial às escolas ou correntes de filosofia da história.

THS417: HISTÓRIA DAS MISSÕES CRISTÃS

Análise do desenvolvimento e da expansão da fé cristã ao longo dos séculos, compreendendo os seus principais personagens, métodos e povos alcançados. A matéria atentará para a realização da obra missionária na era da patrística, na era medieval, na era dos reformadores, no período da pós–reforma com os pietistas e moravianos, bem como no surgimento das missões modernas.

THS419: A TEOLOGIA DO PACTO NA PÓS-REFORMA

Estudo de como pensadores reformados do séculos 16 e 17 articularam a teologia federal; principais personagens e características dessa teologia.

THS716: ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA HISTÓRICA II

Disciplina de leitura sobre um tópico relevante em Teologia Histórica.

LINHA DE PESQUISA 5: TEOLOGIA FILOSÓFICA

Visa tornar o aluno apto a entender e estudar por si mesmo os diferentes temas da interdisciplinaridade “teologia, filosofia e cultura”. São enfatizados os pontos comuns e as divergências entre a fé cristã em sua expressão reformada e as ideias surgidas na história da filosofia, na cultura hodierna e em outras áreas da atividade intelectual do homem. Atenção especial é dada às implicações do pensamento reformado histórico nos campos epistemológico, ético e metafísico.

Atenção também é dada ao pensamento filosófico explícita ou implicitamente subjacente às doutrinas e práticas das igrejas que se denominam cristãs nos dias de hoje. Proporciona-se aos alunos uma visão aprofundada e crítica das diferentes tendências teológicas cristãs dos últimos duzentos anos, no intuito de fazê-los compreender melhor o quadro contemporâneo da teologia e do pensamento cristão e a sua responsabilidade apologética.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

TFL301: EPISTEMOLOGIA REFORMADA

Uma investigação da teoria do conhecimento humano contrastando diversas escolas com as alternativas propostas por pensadores reformados como Alvin Plantinga, Cornelius Van Til e Nicholas Wolterstorff. Obrigatória da linha de pesquisa.

TFL402: QUESTÕES FILOSÓFICAS DA TEOLOGIA CRISTÃ

Um estudo filosófico da doutrina de Deus, prestando especial atenção à natureza, atributos e cognoscibilidade do Ser Divino.

TFL404: A PROPOSTA FILOSÓFICO-TEOLÓGICA DE HERMAN DOOYEWEERD

Vida e obra de Dooyeweerd. Estudo de suas principais ideias e análise interpretativa de alguns de seus textos. Apresentação de suas obras principais. A cosmovisão reformada segundo Dooyeweerd, sua crítica da história da filosofia, sua cosmologia, suas contribuições para a reflexão ética e sociopolítica.

TFL406: MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE

Análise da crítica pós-moderna da modernidade e dos mitos e preconceitos modernistas. O racionalismo modernista e suas relações com o liberalismo e o fundamentalismo teológicos. Estudo crítico dos vários pós-modernismos emergentes. O conceito de hipermodernidade. Avaliação dos principais autores pós-modernos. Opções teológicas hipermodernas e pós-modernas.

TFL408: A CENTRALIDADE DO CONHECIMENTO DE DEUS NO PENSAMENTO DE HERMAN DOOYEWEERD

Estudo avançado na filosofia de Dooyeweerd, com especial ênfase na centralidade do conceito de busca do conhecimento de Deus e da alma como fulcro de seu pensamento.

TFL410: TEOLOGIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

A disciplina visa dar ao alunos as ferramentas básicas para uma compreensão geral da filosofia da ciência sob uma perspectiva cristã reformada. Não se trata de um curso sobre teologia e ciência, mas sim uma aproximação introdutória da relação entre teologia e a filosofia da ciência (envolvendo também uma visão da história do pensamento científico).

TFL501: A SINA DA LIBERDADE NA FILOSOFIA MODERNA

Um estudo da história da ideia da liberdade no pensamento filosófico, concentrando-se no seu desenvolvimento dialético da Renascença até Hegel e as implicações da ideia moderna da liberdade no pós-iluminismo.

TFL503: A CENTRALIDADE DO CONHECIMENTO DE DEUS NO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO

TFL613: O CRISTIANISMO EM CONFLITO II

Debates filosóficos na era da Reforma e na Pós-Reforma, com especial atenção a questões centrais da época e a diferentes aproximações à defesa da fé. Esta disciplina requer leitura prévia e intensa de textos selecionados.

TFL615: A APOLOGÉTICA DE CORNELIUS VAN TIL

Uma apresentação panorâmica da epistemologia pressuposicional de Van Til e de seu modelo apologético, contrastando o mesmo com as tradições racionalistas e evidencialistas. Requer quantidade significativa de leitura na língua inglesa.

TFL617: MODELOS APOLOGÉTICOS CONTEMPORÂNEOS

Estudo avançado de modelos apologéticos contemporâneos, com especial ênfase em seus antecedentes histórico-filosóficos e pressupostos sistêmicos.

TFL715: ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA FILOSÓFICA I

Disciplina de leitura sobre um tópico relevante em Teologia Filosófica.

TFL401: TEOLOGIA E METAFÍSICA

Análise histórico-teológica da relação entre o pensamento teológico e o pensamento filosófico metafísico. As origens do Cristianismo e a metafísica platônica. As influências neoplatônicas na teologia. O aristotelismo cristão do escolasticismo. O pano de fundo filosófico no surgimento do protestantismo. Ideias metafísicas na história do pensamento protestante subsequente do escolasticismo confessionalista até nossos dias.

TFL403: TEOLOGIA E ESTÉTICA

A doutrina reformada do mandato cultural como base para a formulação de uma teologia e filosofia das artes e da cultura em geral.

TFL405: O PENSAMENTO FILOSÓFICO DE JONATHAN EDWARDS

Uma investigação dos tratados filosóficos de Jonathan Edwards, A Dissertation on the Nature of True Virtue, Dissertation on the End for which God Created the World, A Careful and Strict Inquiry into the Prevailing Notions of the Freedom of Will e Christian Knowledge, atentando ao contexto histórico-intelectual em que aos mesmos foram produzidos.

TFL407: NEOPAGANISMO, ECOFEMINISMO E OUTRAS OPÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Estudo aprofundado das filosofias e teologias contemporâneas que propõem o retorno às religiões pré-cristãs como consequência da hermenêutica feminista.

TFL409: APOLOGÉTICA REFORMADA

Visa dar ao aluno as ferramentas básicas para uma compreensão geral daquilo que está envolvido no conflito entre os pensamentos cristão reformado e secular e para a defesa e formulação da fé cristã frente ao pensamento anticristão, iniciando-o no caminho para a compreensão e o cumprimento do mandado de 1 Pedro 3:15.

TFL411: A APOLOGÉTICA DE FRANCIS SCHAEFFER

TFL502: A HERMENÊUTICA DA SUSPEITA NA CRÍTICA DA RELIGIÃO

Um estudo crítico do método da hermenêutica da suspeita na crítica da religião, enfocando especialmente Marx, Nietzsche e Freud.

TFL612: O CRISTIANISMO EM CONFLITO I

Debates filosóficos desde os Pais da Igreja à Idade Média, com especial atenção a questões centrais da época e a diferentes aproximações à defesa da fé. Esta disciplina requer leitura prévia e intensa de textos selecionados.

TFL614: O CRISTIANISMO EM CONFLITO III

Debates filosóficos a partir do Pós-Iluminismo, com especial atenção a questões centrais da época e a diferentes aproximações à defesa da fé. Esta disciplina requer leitura prévia e intensa de textos selecionados.

TFL616: O PRESSUPOSICIONALISMO DE THOMAS KUHN E MICHAEL POLANYI

Introduz o aluno à tradição pressuposicional dentro da filosofia da ciência por meio do estudo das ideias e de textos selecionados de Kuhn e Polanyi.

TFL618: ESTUDO AVANÇADO EM TEOLOGIA FILOSÓFICA

Estudo avançado de tópicos selecionados em Teologia Filosófica.

TFL716: ESTUDO DIRIGIDO EM TEOLOGIA FILOSÓFICA II

Disciplina de leitura sobre um tópico relevante em Teologia Filosófica.