ÁREA I: ESTUDOS BÍBLICO-HERMENÊUTICOS (EBH)
Home Informações Acadêmicas STM – Alunos até 2017

Área I: Estudos Bíblico-hermenêuticos (EBH)

Os estudos nesta área são dirigidos primariamente para a interpretação das Escrituras Sagradas do Antigo e Novo Testamentos que recebemos como a revelação graciosa que Deus faz de si mesmo e de seu pacto. Atenção especial é dada à exegese como meio pelo qual a intenção original do texto é determinada.

LINHA DE PESQUISA 1: ANTIGO TESTAMENTO

Enfatiza as línguas originais do Antigo Testamento e procura lançar luz sobre o ambiente em que o mesmo foi produzido. Igualmente enfatizada é a teologia bíblica, na qual se procura determinar o papel, a contribuição e a mensagem de cada livro do cânon sagrado dentro do desenrolar progressivo da história da salvação. O exame de admissão em hebraico para linha de pesquisa em AT é classificatório. Os alunos que não atingirem a média necessária poderão fazer um curso de nivelamento (no próprio CPAJ) e, caso sejam aprovados neste nivelamento, terão cumprido este requisito.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

BAT301: TEOLOGIA BÍBLICA

Estudo da mensagem do Antigo e do Novo Testamento a partir da perspectiva do pacto. Atenção especial à contribuição de cada livro do cânon dentro do progresso da revelação e ao conceito do pacto dentro da história da redenção. Obrigatória para a linha de pesquisa Antigo Testamento.

BAT401: METODOLOGIA EXEGÉTICA APLICADA AO ANTIGO TESTAMENTO

Análise da validade de se adotar a Teologia Bíblica como método exegético que reconhece a unidade da Escritura e, consequentemente, o processo hermenêutico da exegese à formulação da aplicação de acordo com a analogia da fé e da Escritura.

BAT403: LEITURA AVANÇADA EM HEBRAICO

Programa de leituras de textos selecionados da Bíblia Hebraica visando ao desenvolvimento da capacidade de análise do texto original e ao reconhecimento de características fundamentais da morfologia e sintaxe da língua. Introdução aos princípios de gramática textual.

BAT405: GEOGRAFIA DA PALESTINA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A interpretação do texto bíblico está intimamente ligada ao conhecimento do contexto cultural e geográfico das terras bíblicas. Este curso tem como propósito dar ao aluno um conhecimento aprofundado dos contornos das terras bíblicas.

BAT407: ESTUDOS NO PENTATEUCO

Estudos bíblico-teológicos na literatura do Pentateuco analisando a sua composição, unidade, diversidade e relevância como um documento seminal da fé israelita. Análise da sua relevância e aplicação para o contexto da igreja contemporânea.

BAT409: ESTUDOS DE POÉTICA HEBRAICA

<p align=”justify”><span style=”font-size: small;”>Estudo das características da poesia hebraica e seus métodos de análise. Exegese e interpretação de um grupo seleto de Salmos. Análise das traduções portuguesas e comparação com o texto hebraico e a Septuaginta. Atenção especial ao contexto dos salmos como o “hinário” de Israel, sua função no culto e sua aplicabilidade na igreja. Ênfase especial dada à relação entre os salmos e a geografia, templo e história de Israel.</span></p>

BAT411: INTERPRETAÇÃO DE PROFECIAS

Estudo da contribuição de vários profetas para a mensagem do Antigo Testamento como um todo. Curso voltado para a análise dos textos no contexto da história da redenção e do progresso dos conceitos de Reino, Pacto e Mediador. Curso com ênfase na teologia bíblica dos profetas.

BAT413: ESTUDO AVANÇADO EM ANTIGO TESTAMENTO

Estudo de textos do Antigo Testamento dentro de diferentes perspectivas hermenêuticas. Análise de textos considerados difíceis com o auxílio de ferramentas contemporâneas de análise textual.

BAT415: ESTUDO SOBRE CRIACIONISMO E EVOLUCIONISMO

Estudo cuidadoso sobre o contraste entre as posições históricas com respeito à criação e as teorias evolucionistas, dentro de círculos ateus ou mesmo dentro do próprio cristianismo, o chamado evolucionismo cristão. Noções sobre cosmologia, cosmogonia, etnologia, demografia, paleontologia, etc., dentro da perspectiva teológica. Objetivo: preparar o aluno para os conflitos com o criacionismo existentes principalmente nos círculos acadêmicos de nossas universidades. Será dada atenção especial à exegese dos textos originais.

BAT417: DA EXEGESE À EXPOSIÇÃO

Simplicidade e profundidade são duas características da pregação reformada. A profundidade bíblica em um sermão é resultado direto do trabalho exegético do pregador. Muitos expositores, porém, têm dificuldades para harmonizar o exercício exegético com o ministério pastoral. Para muitos a exegese é um empecilho à simplicidade e à boa comunicação. O objetivo desse curso é auxiliar o pastor a estruturar o conteúdo de suas mensagens sobre o texto bíblico através de acurada exegese da Palavra de Deus.

BAT502: CRÍTICA TEXTUAL DO AT

A crítica textual é a ferramenta básica para toda a interpretação, respondendo-nos qual é o texto a ser estudado. Neste curso procura-se dar as noções básicas da crítica textual a fim de que os estudiosos saibam com critérios apropriados manipular o texto da Bíblia Hebraica Stuttgartensia (BHS), seus aparatos e se prepararem para fazer a exegese interagindo com os comentários críticos atuais.

BAT504: TEMAS TEOLÓGICOS NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS

Uma abordagem dos principais temas presentes nos dois testamentos, explorando o aspecto progressivo da revelação e a unidade entre os dois testamentos.

BAT715: LEITURAS SUPERVISIONADAS DO ANTIGO TESTAMENTO

O curso de leituras visa dar ao aluno a oportunidade de desenvolver pesquisa e estudos fora da sala de aula sob supervisão de um tutor do corpo docente da escola. A avaliação do curso será por meio de um trabalho escrito, resenhas e não menos de 2000 páginas de leitura sobre o tema.

BAT717: ESTUDO DIRIGIDO EM ANTIGO TESTAMENTO II

Disciplina de leitura sobre um tópico relevante em Antigo Testamento.

BAT302: PANORAMA BÍBLICO DO ANTIGO TESTAMENTO

Estudos introdutórios da literatura do Antigo Testamento. Análise da sua mensagem como um todo e da contribuição de alguns livros para o cânon. Visa familiarizar com a mensagem do Antigo Testamento os que não têm treinamento teológico prévio.

BAT402: TEMAS TEOLÓGICOS DO ANTIGO TESTAMENTO

Estudo crítico das propostas temático-teológicas do Antigo Testamento explorando os aspectos literários que dão suporte a uma visão do todo da Escritura. Inclui a análise de estudos recentes na área de crítica literária levando em consideração os aspectos positivos de métodos críticos como crítica da forma, literária e canônica.

BAT404: HISTÓRIA E SOCIEDADE DE ISRAEL

Estudos sobre a história e as estruturas sociais no período do Antigo Testamento. Análise da vida de Israel e das influências do Antigo Oriente Próximo no formato da sociedade e da literatura.

BAT406: CÂNON E INSPIRAÇÃO

Estudo do conceito, estrutura e identidade do cânon bíblico. Enfoque especial ao testemunho interno e externo do cânon e sua relação com a doutrina da inspiração. Estudo da formação, expansão e estabelecimento do cânon do AT e do NT.

BAT408: INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NARRATIVOS

Apresentação de métodos literários na análise de textos narrativos e o desenvolvimento das técnicas de interpretação recentes dentro da crítica literária.

BAT410: ESTUDOS NA LITERATURA SAPIENCIAL

Análise da literatura sapiencial do Antigo Testamento, investigando as diferentes possibilidades de abordagem e metodologias. Análise da função da literatura sapiencial no cânon e na teologia. Análise de textos selecionados.

BAT412: HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

Descrição e avaliação das principais correntes hermenêuticas desde o período patrístico até hoje. Análise das modernas hermenêuticas à luz dessa história. O objetivo do curso é mostrar como a Igreja tem, através dos séculos, procurado interpretar as Escrituras, e quais são as tendências que sempre a acompanharam nesse mister.

BAT414: MÉTODOS CRÍTICOS DE INTERPRETAÇÃO

Descrição e análise das principais ferramentas críticas de interpretação bíblica: crítica das fontes, da forma, da redação, literária e canônica. O propósito do curso é fazer conhecido dos alunos o uso e história destes métodos Serão analisados os usos e abusos destes métodos, pontos positivos e negativos.

BAT416: INTERPRETAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO NO PERÍODO APOSTÓLICO

Esse curso visa apresentar de forma introdutória os principais grupos existentes no período entre 100 a.C. e 100 d.C., dentro e fora do judaísmo, que usavam as Escrituras do Antigo Testamento e as interpretavam.

BAT501: LEITURAS SOBRE O ANTIGO TESTAMENTO

Leitura de obras selecionadas e orientadas para as principais questões introdutórias, exegéticas, teológicas e canônicas do Antigo Testamento.

BAT503: SALMOS

Exegese e interpretação de um grupo seleto de Salmos. Análise das traduções portuguesas e comparação com o texto hebraico e a Septuaginta. Atenção especial ao contexto dos salmos como o “hinário” de Israel, sua função no culto e sua aplicabilidade na igreja. Ênfase especial dada à relação entre os salmos e a geografia, templo e história de Israel. Curso ilustrado.

BAT505: PROFETAS MENORES

Estudo da contribuição de vários dos profetas menores para a mensagem do Antigo Testamento. Análise dos textos no contexto da história da redenção e do progresso dos conceitos de Reino, Pacto e Mediador.

BAT716: ESTUDO DIRIGIDO EM ANTIGO TESTAMENTO I

Disciplina de leitura sobre um tópico relevante em Antigo Testamento.

LINHA DE PESQUISA 2: NOVO TESTAMENTO

É dirigido primariamente para a interpretação do Novo Testamento como revelação de Deus. A linha enfatiza o conhecimento apropriado da língua grega, bem como da época e das culturas em que o Novo Testamento foi escrito como sendo de inestimável ajuda na compreensão adequada de sua mensagem. Almeja ainda fomentar a exploração e pesquisa das próprias questões metodológicas e das alternativas hermenêuticas sob o prisma da fé reformada. O exame de admissão em grego para habilitação em NT é classificatório. Os alunos que não atingirem a média necessária poderão fazer um curso de nivelamento (no próprio CPAJ) e, caso sejam aprovados neste nivelamento, terão cumprido este requisito.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

BNT301: TEOLOGIA BÍBLICA

Estudo da mensagem do Antigo e do Novo Testamento a partir da perspectiva do pacto. Atenção especial à contribuição de cada livro do cânon dentro do progresso da revelação e ao conceito do pacto dentro da história da redenção. Obrigatória para a habilitação em Novo Testamento.

BNT401: APOCALIPSE E LITERATURA APOCALÍPTICA

Análise da literatura apocalíptica do período apostólico. Distinção do gênero literário e suas características. Análise da intertextualidade entre a literatura apocalíptica e literatura apocalíptica canônica. Investigação quanto à influência da cosmovisão apocalíptica na literatura neotestamentária, especialmente nos escritos paulinos.

BNT403: A BUSCA DO JESUS HISTÓRICO

Descrição e análise das principais tentativas feitas por estudiosos críticos para “redescobrir” o Jesus da história, desde o século 17 até hoje. Análise dos principais pressupostos das diversas fases da “busca” à luz da abordagem reformada ao problema.

BNT405: MANUSCRITOLOGIA BÍBLICA

Resumo da situação atual, história da disciplina, avaliação crítica das pressuposições, teorias e metodologias das principais escolas manuscritológicas do Novo Testamento e exemplo prático do emprego dessas metodologias.

BNT407: MÉTODOS CRÍTICOS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

Descrição e análise das principais ferramentas críticas de interpretação bíblica: crítica das fontes, da forma, da redação, literária e canônica.

BNT409: TEOLOGIA PAULINA

Descrição e análise das principais tentativas históricas por parte de estudiosos cristãos de sistematizar o ensino do apóstolo Paulo em seus escritos. Abordagem de questões relacionadas com a validade dessas tentativas e o centro da teologia paulina. Esboço de uma tentativa de organizar o pensamento de Paulo.

BNT411: PAULO E A LEI DE MOISÉS

Apresenta um panorama histórico e atual de como a Igreja tem interpretado o uso da Lei nos escritos do apóstolo Paulo. Examina as principais questões exegéticas relacionadas com este tema e a literatura secundária sobre o assunto.

BNT413: TEMAS TEOLÓGICOS NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS

Uma abordagem dos principais temas presentes nos dois testamentos, explorando o aspecto progressivo da revelação e a unidade entre os dois testamentos.

BNT415: ANÁLISE EXEGÉTICA DE 1CORÍNTIOS 11-14

Estudo enfocando os principais temas relativos ao culto na Igreja de Corinto, como a participação de mulheres no culto, a celebração da Ceia, o uso dos dons espirituais e comparação entre línguas e profecias.

BNT417: EXEGESE DAS CARTAS JOANINAS E JUDAS

Estudo do ambiente vivencial do séc. I onde falsos mestres e falsos profetas se infiltravam nas igrejas trazendo interpretações diferentes da pessoa e obra de Cristo, bem como das implicações práticas para os cristãos. Abordagem gramático-histórica das três cartas de João, que tratam deste assunto, e da carta de Judas, todas escritas para combater os falsos ensinos e fortalecer os cristãos nos ensinamentos apostólicos.

BNT419: ESTUDOS EM ATOS E MISSIOLOGIA

BNT421: EPÍSTOLAS CATÓLICAS EM RELAÇÃO À IGREJA DE JERUSALÉM

BNT715: LEITURAS SUPERVISIONADAS NO NOVO TESTAMENTO

Leitura de obras selecionadas e orientadas para as principais questões introdutórias, exegéticas, teológicas e canônicas do Novo Testamento.

BNT302: METODOLOGIA EXEGÉTICA APLICADA AO NOVO TESTAMENTO

Análise da validade de se adotar a Teologia Bíblica como método exegético que reconhece a unidade da Escritura, e, consequ?entemente, o processo hermenêutico da exegese à formulação da aplicação de acordo com a analogia da fé e da Escritura.

BNT402: LEITURA AVANÇADA EM GREGO

Estudos avançados da sintaxe grega, com exercícios na literatura do grego helenístico. Análise dos principais e mais recentes avanços na área de linguística que têm implicação para nosso entendimento do grego neotestamentário. Exercícios de leitura no grego Coinê.

BNT404: HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

Descrição e avaliação das principais correntes hermenêuticas desde o período patrístico até hoje. Análise das modernas hermenêuticas à luz dessa história. O objetivo do curso é mostrar como a Igreja tem, através dos séculos, procurado interpretar as Escrituras, e quais são as tendências que sempre a acompanharam nesse mister.

BNT406: GREGO INTERMEDIÁRIO

Revisão intensiva da gramática e vocabulário do grego neotestamentário. O objetivo é reforçar o conhecimento de grego dos alunos e apresentar os últimos desenvolvimentos na área de estudos da língua.

BNT408: INTERPRETAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO NO PERÍODO APOSTÓLICO

Esse curso visa apresentar de forma introdutória os principais grupos existentes no período entre 100 a.C. e 100 d.C., dentro e fora do judaísmo, que usavam as Escrituras do Antigo Testamento e as interpretavam, com foco no uso que os autores do NT fizeram do AT.

BNT410: EXEGESE DE 1 CORÍNTIOS

Examina o background de 1 Coríntios em geral, procurando determinar e examinar as principais questões que motivaram o surgimento do livro. Examina os seus pontos exegéticos mais controvertidos. Apresenta uma leitura canônica de conteúdo baseada na estrutura da carta.

BNT412: CÂNON E INSPIRAÇÃO

Estudo do conceito, estrutura e identidade do cânon bíblico. Enfoque especial ao testemunho interno e externo do cânon e sua relação com a doutrina da inspiração. Estudo da formação, expansão e estabelecimento do cânon do AT e do NT.

BNT414: ESTUDOS EM TIAGO

Análise das questões introdutórias relacionadas com este livro do NT, especialmente a sua canonicidade. Análise do conteúdo, verso a verso, tratando das variantes textuais mais importantes, das diferenças entre as versões em português mais populares e elucidando as passagens reconhecidamente difíceis.

BNT416: OS EVANGELHOS SINÓTICOS

Inclui uma abordagem e análise crítica da investigação histórico-crítica dos Evangelhos, o problema sinóptico, a harmonia dos Evangelhos, a relação com o Evangelho de João. Visa familiarizar o aluno com a descrição do ministério terreno de Jesus e seu ensino e as ênfases especiais de cada evangelho.Procura orientar o aluno a aplicar os evangelhos ao seu ministério.

BNT418: HERMENÊUTICA REFORMADA

BNT420: ESTUDOS EM HEBREUS

Analisa as questões introdutórias relacionadas ao livro, além de abordar os principais temas.

BNT422: ESTUDOS EXEGÉTICOS EM JOÃO

Prática de teologia bíblica-exegética, realizada através da interpretação de passagens selecionadas, com o objetivo principal de identificar alguns dos temas fundamentais que caracterizam a mensagem do evangelho de João.

BNT716: ESTUDO DIRIGIDO EM NOVO TESTAMENTO I

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Novo Testamento.

BNT717: ESTUDO DIRIGIDO EM NOVO TESTAMENTO II

Disciplina de leitura em um tópico com tema relevante em Novo Testamento.