STM - Alunos até 2017
Home Informações Acadêmicas

STM – Alunos até 2017

Esse curso é o mestrado acadêmico do CPAJ. Difere do Magister Divinitatis por sua ênfase na pesquisa e sua harmonização com os mestrados acadêmicos em teologia oferecidos em universidades e escolas de teologia internacionais. É tipicamente classificado como uma segunda pós-graduação teológica. Por ser eminentemente acadêmico, o currículo do Sacrae Theologiae Magister combina instrução e pesquisa independente, sendo composto, por um lado, de um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas, e, por outro, de orientação específica para a pesquisa independente e a elaboração de uma dissertação. O curso exige dedicação intensiva e abrange, além de requisitos específicos, um total de 40 créditos, organizados da seguinte maneira:

24 créditos (360 horas/aula) obtidos em 12 disciplinas (3 básicas, 1 obrigatória da linha de pesquisa e 8 específicas da linha de pesquisa, podendo 2 serem cursadas dentro da área de concentração).

4 créditos realizados na forma de 2 (dois) estudos dirigidos (aproximadamente 180 horas), realizados com acompanhamento de professor da linha de pesquisa.

12 créditos correspondentes ao preparo de uma dissertação.

As 360 horas em sala de aula e as 180 horas de estudo dirigido devem ser complementadas com aproximadamente 720 horas de preparo, individual ou em grupo, fora de aula (para cada hora/aula, duas horas de estudo extra). A dedicação estimada é, portanto, de aproximadamente 1.260 horas mais a dissertação. O prazo máximo para a integralização do curso é de 4 anos letivos, contados a partir do ano de ingresso. É altamente recomendado que os alunos completem todas as disciplinas, incluindo os estudos dirigidos, no prazo de três anos, resguardando o quarto ano inteiro para o processo de dissertação. Recomendamos que os alunos se matriculem em não menos de 2 e não mais de 6 disciplinas por semestre.

OBJETIVOS GERAIS

O currículo do STM é projetado para pessoas com graduação em curso superior (com grau mínimo de bacharel) e formação teológica prévia (bacharelado ou pós-graduação), tendo os seguintes objetivos:

Oferecer aos estudantes a ampliação dos conhecimentos de áreas específicas do saber teológico, desenvolvendo, de modo especial, a capacidade de pesquisa independente.

Preparar docentes para instituições de ensino superior, além de pesquisadores nas diferentes áreas específicas do saber teológico.
Oferecer treinamento avançado para pastores que almejam maior especificidade, profundidade e excelência acadêmica e preparar estudantes que almejem prosseguir para estudos de doutoramento.

Fomentar a pesquisa e o desenvolvimento do saber teológico nas áreas de concentração e linhas de pesquisa oferecidas, com especial ênfase na produção acadêmica.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

 

O STM é oferecido nas três áreas de concentração do programa de pós-graduação do CPAJ, com todas as suas respectivas linhas de pesquisa:

Os diplomas concedidos mencionam o título Sacrae Theologiae Magister e a área de concentração, com a linha de pesquisa identificada no histórico do curso.

CURRÍCULO

As disciplinas do STM são oferecidas em diferentes habilitações. As siglas das disciplinas são compostas por três letras, identificando a habilitação que oferece a disciplina, exceto no caso das disciplinas básicas obrigatórias que são comuns a todas as habilitações.

  • BAS:  Disciplinas Básicas Obrigatórias
  • BAT: Antigo Testamento
  • BNT: Novo Testamento
  • TST: Teologia Sistemática
  • TFL: Teologia Filosófica
  • THS: Teologia Histórica
  • PAC: Aconselhamento
  • PEC: Educação Cristã
  • PMU: Missões Urbanas
  • PPR: Pregação

As siglas são seguidas de três dígitos, o primeiro dos quais representa o nível e o tipo da disciplina:

  • 000: Disciplinas sem contagem de crédito
  • 100: Básicas Obrigatórias
  • 200 – 300: Obrigatórias da Linha de Pesquisa
  • 400 – 600: Específicas da Linha de Pesquisa
  • 700: Estudo Dirigido ou Leituras Supervisionadas

Quando o código de uma disciplina for seguido da letra “a” significa que a disciplina é oferecida sem nota, na base de aprovação ou reprovação.

Disciplinas Básicas

BAS101: Metodologia

Exame da teoria e dos métodos básicos necessários ao desenvolvimento da pesquisa em trabalhos de pós-graduação. Inclui os critérios e normas para a investigação do tema, a redação do texto e a apresentação final do trabalho.

BAS102: Introdução à Teologia de João Calvino

Uma visão panorâmica do pensamento teológico de Calvino através do estudo de fontes primárias, dando especial atenção às Institutas e aos comentários bíblicos do reformador. Outros aspectos de sua vida e obra também são estudados por meio de fontes secundárias.

BAS112: Introdução à teologia reformada

BAS113: Cosmovisão Reformada

Estudo das principais maneiras pelas quais a realidade é percebida e investigação dos tópicos que caracterizam a teologia reformada, com avaliação das principais cosmovisões contemporâneas à luz da cosmovisão reformada. Além de pensadores centrais como João Calvino e Abraham Kuyper, também são considerados James Sire, Francis A. Schaefer, John H. Leith e outros.

BAS114: Introdução à teologia bíblica

CREDENCIAMENTO

O STM está estruturado com carga horária e requisitos compatíveis com os melhores cursos análogos no Brasil e no exterior. Não é, entretanto, submetido à avaliação da CAPES e não possui credenciamento do MEC. Leva ao título de Sacrae Teologiae Magister (STM), cuja validade é de natureza intra-corpus, concedido sob a autoridade da Igreja Presbiteriana do Brasil. Os diplomas concedidos mencionam o título Sacrae Theologiae Magister e a área de concentração, com a linha de pesquisa identificada no histórico escolar.

INGRESSO

Para que seja matriculado nesse curso, o candidato deverá ser portador de diploma de curso superior (com grau mínimo de bacharel ou licenciatura plena) e bacharelado ou pós-graduação em teologia (reconhecida pelo CPAJ), ou seja, dois cursos distintos. O diploma obtido por integralização de créditos (validação) não vale como segunda graduação. Espera-se do candidato uma média geral no curso de bacharelado equivalente a 8,0. Existem requisitos de língua estrangeira e de línguas bíblicas (para as linhas de pesquisa exegéticas e de pregação). O processo seletivo para o Sacrae Theologiae Magister inclui:

  • Inscrição (on-line) e pagamento de taxa correspondente.
  • Apresentação de documentos.
  • Entrega de redação com tema e formato definidos pelo CPAJ.
  • Aprovação em exame de inglês (eliminatório).
  • Exame de línguas bíblicas (classificatório); hebraico para habilitação em AT, grego para habilitação em NT e ambas as línguas (nível básico apenas) para habilitação em Pregação.
  • Entrevista com o coordenador do curso e o professor titular da área pretendida.

Observação: Esse programa terá número limitado de vagas em cada linha de pesquisa, estabelecido anualmente. Informações detalhadas sobre o Processo Seletivo são publicadas oportunamente pelo CPAJ em edital específico que conterá o número de vagas.

REGIME DE AULAS E CALENDÁRIO

As disciplinas do STM são oferecidas no sistema modular, ou seja, na forma de aulas intensivas, distribuídas em períodos regulares ao longo do ano, segundo Calendário Acadêmico previamente publicado em nosso website. As disciplinas ou módulos são oferecidas geralmente nas dependências do CPAJ e tem a duração média de 5 dias, de segunda a sexta-feira (30 horas/aula, 2 créditos). Eventualmente, algumas disciplinas poderão ser oferecidas on-line. Para o bom andamento do curso o aluno deverá cursar pelo menos 2 disciplinas por semestre (4 créditos). A recomendação é que os alunos não se matriculem em mais do que 4 disciplinas semestrais, embora 6 disciplinas seja o limite máximo permitido.

CARGA DE ESTUDO SEMESTRAL

Considerando o acúmulo normal de trabalhos e leituras que acompanham a maioria das disciplinas, bem como as necessidades da pesquisa, recomendamos que os alunos se matriculem em não menos que 2 (duas) e não mais do que 4 (quatro) disciplinas por semestre, embora 6 (seis) disciplinas seja o limite máximo permitido. O aluno que se afastar de suas atividades acadêmicas por 1 (um) semestre letivo, sem solicitação junto à controladoria acadêmica, será desligado do curso.

ORIENTADOR ACADÊMICO

Todo aluno do STM é acompanhado no decorrer de seu curso por um Orientador Acadêmico, membro do corpo docente do CPAJ e nomeado pelo coordenador do curso. O aluno deve informar-se sobre quem é seu orientador de curso e procurá-lo durante o seu primeiro módulo no CPAJ. Cabe ao orientador acadêmico:

  • Elaborar com o aluno o plano de curso
  • Guiar o aluno na escolha das disciplinas
  • Acompanhar o seu desenvolvimento acadêmico
  • Orientar nas disciplinas d  da dissertação (quando necessário, decidir com o coordenador do STM a mudança de orientador para a monografia final)

Tanto o plano de curso quanto os relatórios dos encontros de acompanhamento do desenvolvimento acadêmico e outros documentos relativos à orientação do aluno serão sempre produzidos com cópia para o aluno e para o orientador acadêmico.

  • Orientar nas disciplinas de leitura e pesquisa individual.
  • Orientar na produção da tese.

Tanto o plano de curso quanto os relatórios dos encontros de acompanhamento do desenvolvimento acadêmico e outros documentos relativos à orientação do aluno serão sempre produzidos com cópia para o aluno e para o orientador acadêmico.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Os alunos do STM só terão concluído seu curso após a aprovação da Dissertação. O processo de Dissertação obedecerá a seguinte sequência:

O aluno preparará uma proposta de dissertação, sob supervisão do professor de sua linha de pesquisa, o qual a submeterá à Câmara de Pós-Graduação quando considerá-la satisfatória. A proposta deverá ser escrita seguindo os parâmetros estabelecidos no Guia Metodológico do CPAJ.

A Câmara de Pós-Graduação designará um professor doutor do CPAJ que orientará o aluno na elaboração da dissertação (normalmente o professor da linha de pesquisa), além de um segundo leitor, coorientador, docente do CPAJ, um leitor externo e dois suplentes.

Por recomendação do Orientador poderá ser requerida a arguição oral da proposta diante da banca nomeada pela Câmara.
Uma vez aprovada a proposta o aluno procederá à composição do texto da dissertação, o qual será submetido ao Orientador obrigatoriamente à medida que cada capítulo for produzido, para que sejam feitos possíveis ajustes e correções de curso. Cabe ao orientador distribuir os capítulos entre o coorientador e os demais membros da banca.

A dissertação será escrita em português e conterá um resumo em inglês (English Abstract), que não deve exceder uma página em espaço simples. Com a aprovação do Orientador, caso o aluno queira, a escrita da dissertação poderá ser feita em inglês. Normalmente o texto da dissertação deverá ter entre 150 e 250 páginas, impressas em papel A4, em espaço duplo, excluída a bibliografia (como referência para o tamanho da fonte usar Times New Roman, 12 pontos). Quanto à sua forma e apresentação, deverá respeitar os padrões metodológicos adotados pelo CPAJ (ver o Guia Metodológico do CPAJ).

Caberá ao Orientador, no momento em que julgar adequado, requerer 5 cópias preliminares impressas com encadernação simples do texto da dissertação e encaminhá-las aos membros da Banca para apreciação. O Orientador deverá também pedir do leitor externo parecer escrito quanto à adequação acadêmica da dissertação.

Levando em consideração a opinião do coorientador e o parecer do leitor externo, caberá ao Orientador convocar a Banca Examinadora para defesa pública da dissertação, definindo data e local e comunicando previamente à Câmara de Pós-Graduação e à Controladoria Acadêmica.

A defesa é pública e sua data e local deverão ser publicados com dez (10) dias de antecedência. Na data da defesa o Orientador deverá assegurar a presença de pelo menos mais 2 docentes do CPAJ, além da Banca. À Banca Examinadora caberá a aprovação ou reprovação da dissertação (por voto de maioria simples), podendo a mesma, no caso de aprovação, determinar pequenas correções antes da entrega do texto final.

O aluno cuja dissertação for aprovada deverá fornecer 8 cópias encadernadas com a versão final, e entregá-las na Secretaria não mais que 60 dias após a aprovação, para serem computados os créditos da dissertação e a conclusão de seu histórico escolar.

OBTENÇÃO DO TÍTULO E DIPLOMA

Uma vez aprovada a Dissertação de Mestrado, o aluno está apto para ser diplomado, o que ocorrerá em cerimônia oficial de graduação após o término de cada ano letivo, quando receberá seu título de Sacrae Theologiae Magister (STM). O diploma só será outorgado in absentia (estando ausente o aluno à cerimônia) mediante solicitação formal e aprovação da direção do CPAJ.

Desde julho de 2003, o curso de Doutorado em Ministério do CPAJ é oferecido em parceria com o Reformed Theological Seminary – RTS. O curso visa ao equilíbrio entre os mais altos padrões acadêmicos e os princípios de piedade cristã dentro da tradição reformada. Nesta parceria, o RTS se responsabiliza pelo pleno reconhecimento do curso junto à American Theological Society (ATS), bem como pela expedição dos diplomas em conjunto com o CPAJ. Dessa forma, o curso obtém reconhecimento internacional. A parceria entre o CPAJ e o RTS no oferecimento do DMin prevê ainda um custo adicional para cada aluno.

A integração no programa custará a cada um o total de U$ 750.00 (setecentos e cinquenta dólares americanos), os quais deverão ser pagos diretamente ao RTS para outras despesas relacionadas à manutenção do curso. Este valor poderá ser pago em três parcelas, sendo que a primeira (U$ 250.00) será depositada por ocasião da matrícula, a segunda (U$ 250.00) no início da elaboração do Projeto Ministerial (equivalente à Tese) e a terceira (U$ 250.00) na conclusão do curso.

O aluno pagará por disciplina em que se matricular, à medida que for fazendo o curso. O valor da disciplina, em cada ano, poderá ser conhecido através do site do CPAJ. A inscrição no curso não envolve custos. Somente a partir da matrícula na primeira disciplina é que haverá emissão de boletos on-line. O preço das disciplinas tem reajuste anual. Não haverá devolução do valor da matrícula na disciplina (qualquer uma delas), seja por desistência ou por qualquer outro motivo. Os pagamentos serão feitos através de boleto bancário. Os boletos serão gerados no link de cada disciplina no CALENDÁRIO.

Qualquer matrícula na disciplina somente será considerada válida se for feita através do calendário. Para isso é necessário que se tenha em mãos o seu código de aluno e a sua senha pessoal.

VALORES

 

Abaixo estão listados os valores de inscrição no processo seletivo, matricula no programa e inscrição em cada módulo de disciplina do STM.

    Inscrição no Processo Seletivo 272,00
    Matricula no Programa 182,00
    Módulo de Programa para Aluno Regular 963,00
    Módulo de Programa para Aluno Especial(1) 963,00
    Módulo de Programa para Aluno Ouvinte(1) 483,00
    Trancamento de Programa 963,00