Manual de Orientações STM e MDiv

MANUAL DE INTRODUÇÃO DO ALUNO AO PROGRAMA: STM E MDIV

 

As orientações a seguir se aplicam exclusivamente aos alunos aprovados no processo seletivo para ingresso no semestre 2016-1; portanto, elas estão sujeitas a alterações para futuros ingressos.

O objetivo deste manual é deixá-lo bem informado sobre diversos aspectos do seu interesse no programa que você escolheu. A leitura deste manual visa evitar dificuldades com tópicos relacionados a: inscrição em módulos, entrega de trabalho, multas por atraso em pagamento, desligamento do programa e outras questões acadêmicas. Assim, recomendamos que você:

1. Leia-o atentamente antes de efetuar sua primeira inscrição em módulo de disciplina.2. Crie uma pasta em seu computador, por exemplo, “CPAJ”, para arquivá-lo, bem como outras informações que irá receber durante o programa, facilitando sua busca.3. Complemente sua leitura com as “Informações Acadêmicas”, cpaj.mackenzie.br/informacoes-academicas. Elas contêm, entre outras, informações adicionais sobre diversas vantagens oferecidas ao aluno no decorrer do programa.

1. O QUE É CÓDIGO DE MATRÍCULA?

É o número que lhe foi enviado no e-mail com o link para gerar o pagamento da matrícula, representado pelo número de oito dígitos que se inicia com “816”. Mantenha seu registro para fácil acesso e decore-o; ele será necessário durante todo o programa.

2. COMO SE COMUNICAR COM O CPAJ?

Sempre que enviar e-mail ao CPAJ, copie seus dados exatamente como descritos abaixo. Isto facilita a busca e permite resposta rápida.

 

Nome CompletoMatrícula: 816….. (oito dígitos)Nome do Programa, Nome da Habilitação  ou Linha de PesquisaFones: Fixo: (xx) xxxx-xxxx Celular: (xx) 9xxxx-xxxx

3. QUAIS SÃO AS ÁREAS DE APOIO AO ALUNO?

Gestão Acadêmica

Administra e apoia o aluno em: processo seletivo, inscrição em módulo, lançamento de notas e dados no sistema acadêmico, formatura, diploma, etc. Contato: academicocpaj@mackenzie.br e elaine.campos@mackenzie.br.

 

Atendimento

Apoia o aluno por fone, e-mail e pessoalmente, em informações acadêmicas; recebe e distribui aos professores trabalho de aluno, monografia, dissertação, etc.; orienta-o na semana de módulo sobre horário, localização de sala, etc., e no agendamento de contato de aluno com professor.  Contato:atendimentocpaj@mackenzie.br.

 

Secretária de Coordenadores de Programa

Agendamento de contato de aluno com o Coordenador de Programa. Contato: stela.almeida@mackenzie.br

 

Suporte a Sistemas

Oferece suporte em sistemas por e-mail e telefone para:

 

a) problemas com e-mails de confirmação de inscrição;b) problemas com geração de boleto;c) utilização do sistema de inscrição em disciplinas presenciais e do EAD no Moodle (plataforma de ensino a distância);e) outras questões relacionadas ao uso dos recursos de TI. Contato: suportesistemas@mackenzie.br.

4. O QUE É O TIA E COM ACESSÁ-LO (TERMINAL INFORMATIVO ACADÊMICO)?

É o ambiente na internet em que o aluno, com seu código de matrícula e senha, acessa suas informações acadêmicas, tais como:a) notas; b) Moodle; c) geração da 2ª via do boleto; d) e-mail “mackenzista.br”; e) internet wireless; f) biblioteca e bases de dados online.

Para o primeiro acesso à sua conta do TIA, siga os passos abaixo:

O site do TIA tem informações para todos os cursos da universidade, colégios e do Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper. Logo, há muitas páginas no TIA que não estão relacionadas ao seu programa no CPAJ. Mantenha o seu foco em três pontos importantes:

4.1. Situação Financeira: Nesta página você encontrará sempre um relatório da sua situação financeira, incluindo a possibilidade de reimpressão de boletos para pagamento. Veja o exemplo abaixo:

4.2. Situação de Bolsa: Todo tipo de dúvida, informação ou solicitação de bolsa deve ser tratado diretamente e exclusivamente com o departamento de responsabilidade social e filantrópica. A bolsa de estudo é oferecida exclusivamente para pastores da Igreja Presbiteriana do Brasil que estejam na vida eclesiástica ativa da denominação. A solicitação e renovação anual de bolsas é responsabilidade do aluno e deve ser não está no âmbito do CPAJ. Após efetuar o pagamento da matrícula, entre em contato com o departamento de bolsas pelo e-mail bolsas4@mackenzie.br ou pelo telefone (11) 2114-8037, para as providências necessárias.  Observação: Mesmo que se mantenha como pastor da IPB na ativa, deve renovar anualmente o pedido de bolsa no contato acima. Caso não faça a renovação fica sujeito ao pagamento dos módulos.

Alunos que possuem bolsa devem monitorar periodicamente esta página.

Veja um exemplo do modo como a informação de bolsa aparecerá em seu TIA:

4.3. Histórico: A atividade acadêmica dos alunos do CPAJ (notas, disciplinas inscritas, disciplinas sem nota, etc.) aparece aqui. Não clique em “NOTAS” para ver as suas notas, mas sim em “HISTÓRICO”.

5. O QUE É O MOODLE?

O Moodle é a plataforma de ensino a distância.  A senha de acesso é a mesma do TIA, obtida conforme acima.  Entretanto, são sistemas independentes e você receberá oportunamente um e-mail informando a liberação de acesso ao Moodle. Caso isto não ocorra envie de imediato e-mail para suportesistemacpaj@mackenzie.br, informando:

a) não ter recebido o acesso à plataforma Moodle;

b) nome completo;

c) matrícula;

d) nome do programa.

6. COMO CRIAR O E-MAIL “MACKENZISTA.BR”?

A comunicação entre CPAJ e aluno ocorre prioritariamente pelo seu e-mail “mackenzista.br”.  Para habilitá-lo, após criar a senha conforme descrito acima,

 

a) acesse o TIA e clique em sua página principal no botão vermelho, ao lado de seu nome, que tem a escrita “Ativar o e-mail outlook.com” e

 

b) Digite seu código de matrícula, sem traço ou espaço e com a senha fornecida pelo Help- Desk.

TÓPICOS RELACIONADOS AO SEU PROGRAMA

1. COMO É ESTRUTURADO O CURRÍCULO DO MDIV E DO STM?

Esses programas estão estruturados da seguinte forma:

 

Ambos têm exatamente as mesmas áreas de concentração, denominadas Habilitação no MDiv e Linha de Pesquisa no STM, e as mesmas disciplinas em cada uma delas: AT – Antigo Testamento, NT – Novo Testamento, TF – Teologia Filosófica, TH – Teologia Histórica, TS – Teologia Sistemática, AC – Aconselhamento, MU – Missões Urbanas e PR – Pregação. O currículo é composto de doze disciplinas, sendo:

 

a) três disciplinas básicas gerais e obrigatórias em todas as habilitações/linhas de pesquisa, identificadas pelas siglas: BAS101 – Metodologia do Trabalho Científico; BAS102 – Introdução à Teologia Reformada e BAS103– Cosmovisão Reformada;

 

b)uma disciplina básica específica e obrigatória em cada habilitação/linha de pesquisa, identificada com a sigla da habilitação/linha de pesquisa seguida do número 301;

 

c) oito disciplinas eletivas em cada habilitação/linha de Pesquisa, identificadas pelas siglas: BAT – Antigo Testamento; BNT – Novo Testamento; TFL –Teologia Filosófica; THS –Teologia Histórica; TST –Teologia Sistemática; PAC – Aconselhamento; PMU – Missões Urbanas e PPR – Pregação;  cada uma delas acrescida de três dígitos numéricos; por exemplo: TST301 – Teologia da Revelação.

 

Observações:

 

a) O ideal é que o aluno curse primeiramente as disciplinas básicas acima citadas, na medida da disponibilidade no calendário;

b) Em sua primeira vinda ao CPAJ, o aluno deverá solicitar ao Coordenador do programa (MDiv – Rev. Daniel Santos e STM – Rev. Alderi Matos), a indicação de seu Orientador de Programa.

2. COMO SE DÁ A MINISTRAÇÃO DE AULAS EM MÓDULOS DE DISCIPLINAS?

As disciplinas do programa são ministradas em módulos de 2ª a 6ª feira, com carga horária de 30 horas, tendo como referência:

 

a) 2ª feira, das 14h às 17h;

b) 3ª feira a 5ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;

c) 6ª feira, das 8 às 12h. Horários exatos são acordados no início do módulo entre professor e alunos.

3. QUAIS OS PRAZOS PARA INSCRIÇÃO NO MÓDULO?

A inscrição no módulo é de total responsabilidade do aluno, a partir do calendário de disciplinas presenciais, exibido em cpaj.mackenzie.br/calendario, nos seguintes prazos:

 

Data inicial de inscrição:

 

1) A partir de 12/2015: módulo que se inicie até 06/2016.2) A partir de 04/2016: módulo que se inicie até 10/2016.3) A partir de 06/2016: módulo que se inicie até 12/2016.

 

Data final de inscrição

 

1) Até 04 (quatro) semanas antes do início do módulo: A inscrição neste período garante ao aluno a ministração da disciplina.  Na hipótese de não haver o mínimo de 03 (três) alunos inscritos, o professor faz contato para tratar de uma metodologia alternativa para ministrá-la.

 

2) A partir de   04 (quatro) semanas até 01 (uma) semana antes do início do módulo: A extensão de inscrição neste período será condicionada ao número de inscritos no período anterior. Se menos de 3 (três) alunos inscritos o módulo não será ministrado.

 

Observações:

a) Não será possível inscrição a partir de 01 (uma) semana antes do início da ministração do módulo.

b) Fique atento ao recebimento de e-mail confirmando ou cancelando a ministração de disciplina.

4. COMO EFETUAR INSCRIÇÃO NO MÓDULO?

A) Acesse o link cpaj.mackenzie.br/calendario.

B) Clique no botão “Calendário”;

C) Leia as instruções do cabeçalho;

D) Escolha a(s) disciplina(s) próprias ao seu programa e linha de pesquisa ou habilitação, de acordo com sua disponibilidade de tempo;

E) Clique sobre o nome da disciplina;

F) Digite seu código de matrícula, senha e opte por “sim” ou “não” para o uso de hotel, desde que resida fora da grande São Paulo;

G) Complemente o processo até ser exibida a mensagem “sua pré-inscrição foi feita com sucesso”.

 

Caso não seja exibida a mensagem, reinicie o processo.  Se houver algum problema, entre em contato com o suporte a sistemas do CPAJ pelo e-mail suportesistemacpaj@mackenzie.br.

 

OBSERVAÇÕES:

 

Após a inscrição o aluno recebe dois e-mails: 1°: imediato,   confirmando a inscrição; 2°: uma semana antes do início da ministração do módulo, confirmando a ocorrência do módulo.

 

IMPORTANTE:

 

a) A inscrição não garante a ocorrência da disciplina. Ela só será ministrada: 1º: Se houver número mínimo de alunos pré-inscritos;  : Se não houver cancelamento, por motivo de força maior.  Em ambos os casos o aluno será comunicado;

b) No ato da inscrição no módulo não se esqueça de indicar a necessidade de hospedagem;

c) Caso não receba os e-mails citados, confira na lixeira e Spam e, confirmado o não recebimento, envie e-mail para
academicocpaj@mackenazie.br e elaine.campos@mackenzie.br informando: nome completo, código de matrícula, programa, habilitação ou linha de pesquisa, e quando se aplicar: sigla, nome completo e data de início de ministração da disciplina.

5. QUAL A QUANTIDADE DE DISCIPLINAS QUE DEVEM SER CURSADAS POR SEMESTRE?

No mínimo 1 (uma) disciplina. O aluno fica sujeito ao desligamento do programa na hipótese de não cursar pelo menos uma disciplina por semestre, exceto se atender o disposto no título “Trancamento de matrícula por um semestre”, link “Informações Acadêmicas”, cpaj.mackenzie.br/informacoes-academicas

 

Não há limite regimental para número máximo. Entretanto, nossa recomendação é que sejam cursadas no máximo quatro. Considere que além da semana de sala de aula, haverá ainda leituras e trabalhos que demandam tempo razoável.

6. COMO EFETUAR O CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO NO MÓDULO?

A inscrição em módulo de disciplina deve ser precedida de uma criteriosa avaliação de sua agenda a fim de evitar sobreposição de compromissos.  Se de fato houver motivo de força maior, envie e-mail para academicocpaj@mackenzie.br e elaine.campos@mackenzie.br, até seis dias antes da data do início do módulo.

 

Observação: Se não for efetuada a solicitação de cancelamento no prazo estipulado, será mantida a cobrança do módulo e o aluno será considerado reprovado.

7. COMO ENVIAR TRABALHOS?

Todos os trabalhos devem ser enviados pela plataforma de ensino Moodle. Oportunamente o aluno será orientado sobre o uso do Moodle. Exceções em casos de força maior serão tratadas entre o professor e o aluno.

 

Observação: Se não for efetuada a solicitação de cancelamento no prazo estipulado, será mantida a cobrança do módulo e o aluno será considerado reprovado.

8. COMO EFETUAR O PAGAMENTO DO MÓDULO?

O valor de cada módulo para o ano de 2015 foi de R$ 786,00, que será alterado para o ano de 2016. O e-mail que o aluno recebe confirmando sua inscrição no módulo indica o link para gerar boleto de pagamento. Clique no link para gerar o boleto, mesmo que seja bolsista. Se for aluno pagante, deve imprimi-lo e efetuar o pagamento. Se for aluno bolsista integral, está dispensado da impressão e do pagamento.

9. COMO CONSULTAR NOTAS?

Acesse a página do CPAJ, cpaj.mackenzie.br, no menu “Alunos ” clique na opção “TIA”, na nova página que abrir digite no campo do login seu código de matrícula e a senha e depois clique na opção “Histórico”.

 

Observação:A disponibilização de notas no TIA demanda tempo, já que deve atender:

 

1) prazo definido pelo professor para entrega de trabalhos pelos alunos, a partir da conclusão do módulo, que pode ser de até três meses;

2) tempo para correção dos trabalhos, por parte dos professores, de 45 dias;

3) lançamento das notas no sistema pelo Controle Acadêmico.

10. COMO GERAR 2ª VIA DO BOLETO?

Acesse a página do CPAJ, cpaj.mackenzie.br, no menu “Alunos ” clique na opção “TIA”, na nova página que abrir digite no campo do login seu código de matrícula e a senha criada; Clique na opção “Informações Financeiras”.

11. COMO ATUALIZAR SEUS DADOS?

Mantenha seus dados atualizados, informando alterações de endereço, telefones, etc., pelo e-mail academicocpaj@mackenzie.br e elaine.campos@mackenzie.br. Isto dá agilidade na gestão e contatos.

12. COMO FUNCIONA A BIBLIOTECA?

Está localizada no piso térreo do prédio onde são ministradas as aulas, na Rua Maria Borba, nº 40, Edifício Blackford.
O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 22h e aos sábados, das 9h15 às 12h45.

 

Para acesso e empréstimo de livro é necessário ter o Cartão TIA ou um documento com foto.

 

Outras informações: e-mail biblioteo@mackenzie.br e fone (11) 2114-8890.

13. QUEM TEM DIREITO E COMO SOLICITAR BOLSA DE ESTUDO?

A bolsa de estudo é oferecida exclusivamente para pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil que esteja na vida eclesiástica ativa da denominação.
A solicitação e renovação anual de bolsas é responsabilidade do aluno e não está no âmbito do CPAJ, mas da área de Bolsas de Estudo. Após efetuar e pagar a matrícula contate a essa área pelo e-mail bolsas4@mackenzie.br ou fone (11) 2114-8037, para as providências necessárias.

 

Observação: Mesmo que se mantenha como pastor da IPB na ativa, deve renovar anualmente o pedido de bolsa no contato acima.  Caso não faça a renovação fica sujeito ao pagamento dos módulos.

 

Para facilitar sua vida acadêmica complemente as orientações deste manual com a leitura das “Informações Acadêmicas”; Para isso, clique aqui.

 

Informações próprias sobre os programas estão disponíveis nos links abaixo:

14. COMO FUNCIONA A HOSPEDAGEM?

Se o aluno residir fora das cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo), poderá hospedar-se apenas no período do módulo no Hotel Ville.

 

O hotel (para mais informações, clique aqui) está localizado na Rua Dona Veridiana, 643 –Higienópolis, São Paulo, 01238-010, próximo ao CPAJ, fones 0800 7705679 para chamadas fora da grande São Paulo e (11) 3257-5288, fax (11) 3257-5260 para chamadas na grande São Paulo.

 

Leia abaixo, com atenção, as orientações sobre horários para recebimento de bagagens, check-in (entrada), check-out (saída) e também “Normas de uso do Hotel”. Observação: Se residente fora da grande São Paulo, no ato da inscrição no módulo, não se esqueça de fazer ou não fazer a opção de hospedagem.

15. REGRAS GERAIS PARA PARA USO DO HOTEL

Têm direito a hospedagem subvencionada exclusivamente os alunos residentes fora das cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo).

 

A seguir estão as informações e regras para uso do Hotel Ville. Vale ressaltar que se trata de benefício oferecido aos alunos, por liberalidade.

 

O Hotel Ville, (para mais informações, clique aqui) está localizado à Rua Dona Veridiana, 643 – Higienópolis São Paulo, 01238-010, SP, próximo ao CPAJ, fones 0800 7705679 para chamadas fora da Grande São Paulo e (11) 3257-5288, fax (11) 3257-5260 para chamadas locais.

 

A hospedagem é em quarto triplo, sem direito ao café da manhã e apenas com os benefícios previstos em nosso contrato. O CPAJ subvenciona na íntegra os custos de hospedagem. Em contrapartida, as regras de hospedagem devem ser rigorosamente atendidas, não havendo qualquer exceção.  Só assim será possível manter o acordo e a hospedagem.

 

Normas para uso do hotel

 

A) Os horários contratados com o Hotel Ville para os nossos alunos são:

B) 2ª feira, das 8h00 às 12h00: Guarda de bagagem na recepção do hotel, com o objetivo de favorecer o aluno. A antecipação do check-in – entrada e uso do quarto podem ser excepcionalmente autorizados por exclusiva liberalidade do hotel, se houver disponibilidade. Observação: Não deixe objetos de valor e frágeis em sua bagagem na recepção.

C) 2ª feira, às 12h00: Check-in – entrada

D) 6ª feira, até às 12h00: Check-out – saída

E) A estadia subvencionada pelo CPAJ compreende o período 2ª a 6ª feira da semana em que ocorrer o módulo. Qualquer aluno que queira permanecer no hotel durante o final de semana ou vá participar de módulo na semana seguinte, arca com os custos das diárias e quaisquer serviços no período de 6ª até 2ª feira.

F) O CPAJ subvenciona exclusivamente a estadia em quarto triplo, sem café da manhã.  Quaisquer serviços extras como alimentação, telefone, estacionamento, lavanderia e frigobar serão cobrados do aluno no check-out.

G) Caso opte por tomar o café da manhã no hotel: a) Esteja atento ao horário: das 6h30 às 9h30.  b) Seja breve, por orientação do próprio hotel, considerando o reduzido número de mesas.

H) O hotel oferece roupa de cama e toalhas suficientes. Se houver danos, manchas e extravios o valor será rateado e cobrado dos alunos do apartamento. Portanto, pedimos cuidado na utilização.

I) Respeite sempre o horário de silêncio em todas as dependências do hotel, incluindo a academia, a partir das 22h.

J) O aluno deve ficar no quarto que lhe for designado no check-in.

H) Não é possível fazer mudança para quarto de acomodação dupla ou single (uma cama).

 

Também poderá utilizar o hotel aluno residente fora da Grande São Paulo, regularmente matriculado em programa, que venha ao CPAJ para pesquisa e defesa de dissertação, desde que autorizado por seu orientador.

 

Atenda ao regulamento que recebe do hotel no check-in e a estas instruções. Como cristãos, devemos dar bom testemunho através de nossas ações. O não cumprimento das regras pode acarretar problemas sérios ao convênio do CPAJ com o hotel. O maior prejudicado será você, pois haverá risco de perder privilégios, bem como de assumir ônus financeiro.
Contamos com a sua colaboração e estamos à disposição para qualquer esclarecimento.

MANUAIS

DMin

RMI

CRONOGRAMAS

STM e MDiv