FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: TEOLOGIA E CULTURA: UMA INTRODUÇÃO À ESTÉTICA FILOSÓFICA EM PERSPECTIVA DA TEOLOGIA REFORMADA, COM ÊNFASE NA LITERATURA (Volume VI)

Por Carlos Ribeiro Caldas Filho

Resumo

A teologia reformada, desde sua gênese, tem se caracterizado por uma amplitude que se manifesta em sua preocupação por temas que não são explicitamente “religiosos“. Para a teologia reformada, todas as áreas da vida devem ser para a glória de Deus, e não apenas o que é “religioso”. Como exemplo, menciona-se a abertura da teologia reformada para com a estética. Tal abertura acontece através da doutrina da graça comum. Este artigo introduz o tema da estética filosófica em perspectiva da teologia reformada, enfatizando a literatura brasileira. Apresenta, à guisa de conclusão, desafios provenientes da interface teologia reformada e literatura no contexto brasileiro.

Palavras-chave

Teologia reformada graça comum humanismo estética literatura brasileira Carlos Ribeiro Caldas Filho

Sobre o autor

Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil; bacharel em Teologia (Seminário Presbiteriano do Sul); licenciado em Letras: Português/Inglês (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga); mestre em Missiologia (Centro Evangélico de Missões); e doutor em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo). Professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.