FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: O BATISMO “EM NOME DE JESUS" NO LIVRO DE ATOS: UMA REFLEXÃO BÍBLICO-TEOLÓGICA (Volume V)

Por Alderi Souza de Matos

Resumo

Ocorre uma situação paradoxal com respeito à ordenança cristã do batismo. Por um lado, ela se refere a algo que é extremamente importante para todos os cristãos – a obra redentora e reconciliadora de Cristo e a resposta dos crentes à mesma. Como tal, o batismo aponta para uma identificação pessoal e visível com Cristo, a iniciação na vida cristã e a admissão na igreja, o corpo de Cristo. O batismo, portanto, fala de um Cristo, uma salvação, uma igreja e devia ser um instrumento de comunhão e identificação entre todos os que crêem. De outro lado, todavia, esse sacramento ironicamente tem sido mais um pomo de discórdia entre as diferentes confissões cristãs. Ao invés de ser uma expressão de identificação mútua, o batismo tem sido um motivo de constante divergência e suspeita. Ao longo dos séculos, os cristãos têm divergido quanto ao modo de ministração do batismo, a quem deve ser aplicado, seu significado essencial e seus efeitos nas pessoas batizadas. Uma área adicional de divergência é a que se refere à formula batismal, as palavras litúrgicas pronunciadas no próprio momento da ministração do sacramento.

Palavras-chave

BATISMO LIVRO ATOS REFLEXÃO BÍBLICO TEOLÓGICA Alderi Souza de Matos, Th.D.

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (BTh, 1974), Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1979) e Bacharel em Direito pela Escola de Direito de Curitiba (1983); Mestre em Novo Testamento pela Escola Teológica Andover Newton, EUA (STM, 1988) e Doutor em Teologia pela Escola de Teologia da Universidade de Boston, EUA (ThD, 1996). É ministro presbiteriano desde Janeiro de 1975 e historiador oficial da IPB. Também leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. Tem vários livros publicados: Os pioneiros presbiterianos do Brasil (2004); A caminhada cristã na história (2005); O que todo presbiteriano inteligente deve saber (coautor, 2007); Erasmo Braga, o protestantismo e a sociedade brasileira (2008); Uma igreja peregrina (2009); Os consolidadores da obra presbiteriana no Brasil (2014). É casado com Cíntia e pai de Pedro Paulo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.