FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: JOÃO CALVINO: O HUMANISTA SUBORDINADO AO DEUS DA PALAVRA — A PROPÓSITO DOS 490 ANOS DE SEU MASCIMENTO (Volume IV)

Por Hermisten Maia Pereira da Costa

Resumo

Em 28 de abril de 1564, Calvino convocou os ministros de Genebra à sua casa; tendo-os à sua volta, despediu-se.2 A certa altura, disse: A respeito de minha doutrina, ensinei fielmente e Deus me deu a graça de escrever. Fiz isso do modo mais fiel possível e nunca corrompi uma só passagem das Escrituras, nem conscientemente as distorci. Quando fui tentado a requintes, resisti à tentação e sempre estudei a simplicidade. Nunca escrevi nada com ódio de alguém, mas sempre coloquei fielmente diante de mim o que julguei ser a glória de Deus.

Palavras-chave

JOÃO CALVINO HUMANISTA SUBORDINADO DEUS PALAVRA PROPÓSITO 490 ANOS MASCIMENTO Hermisten Maia Pereira da Costa

Sobre o autor

O autor é Mestre e Doutor em Cinências da Religião, pastor da Igreja Presbiteriana Ebenézer, em Osasco (SP), e professor de Teologia Sistemática do Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, em São Paulo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.