FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: O PROBLEMA DA "SINA" DA LIBERDADE NA OBRA DE FREUD E SKINNER (Volume III)

Por Davi Charles Gomes

Resumo

Compromisso apologético da igreja não é apenas defensivo, mas inclui também importantes aspectos positivos e ostensivos nos quais a fé cristã é promulgada através da demonstração de que o pensamento não cristão será sempre incoerente e, em última instância, falho.1 Quer seja na defesa do evangelho contra os ataques seculares ou na investida intencional do apologeta contra o pensamento anticristão, é crucial que se trabalhe com uma prática e uma argumentação transcendental, ou seja, demonstrando a "impossibilidade do contrário." Isto significa que o apologeta cristão não toma sua fé como suposição ou proposta a ser examinada e comparada com o pensamento secular, mas toma-a como pressuposto sem o qual toda argumentação, todo raciocínio e todo comportamento termina em incongruências, antinomias e auto-negação. Neste sentido, todo cristão que anseia por uma apologética verdadeiramente cristã deverá ter em mente um senso claro e correto daquilo que Agostinho expressou quando disse: "Fecisti nos ad Te et inquietum est cor nostrum, donec requiescat in Te."2 O apologeta cristão pressupõe esta verdade não só para si, mas também para os que negam o cristianismo e não só com respeito a anseios subjetivos, mas também anseios intelectuais.

Palavras-chave

PROBLEMA SINA LIBERDADE OBRA FREUD SKINNER Davi Charles Gomes, Ph.D.

Sobre o autor

Graduou-se pelo Reformed Episcopal Seminary, Filadélfia, EUA. (1990), no qual também obteve seu mestrado (M.Div., cum laude). Doutorou-se no Westminster Theological Seminary (Ph.D., Apologética, 2000), com estudos na Université de Genève, Suíça (1996) e no Lutheran Theological Seminary at Philadelphia (1997). É também graduado em administração e planejamento e planejamento estratégico pela University of Massachusetts at Boston (B.A., 1994). Fez cursos complementares nas áreas de Aconselhamento (CCEF), História das Ideias, Filosofia e Sistemas Complexos. Lecionou no campus urbano do Gordon-Conwell Theological Seminary, em Boston (1993-1995), e foi instrutor em apologética no Westminster Theological Seminary (1998-1999). O Dr. Davi tem artigos publicados no Brasil e nos E.U.A. e é membro do conselho editorial da revista Fides Reformata.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.