FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: Os perigos do Movimento de Crescimento da Igreja (MCI) para a revitalização de igrejas (Volume XXI)

Por Jedeias de Almeida Duarte

Resumo

Este artigo busca analisar o crescimento da igreja observando inicialmente os perigos de assumir uma postura pragmática quanto a princípios e estratégias, especialmente nos processos de revitalização de igrejas. Faz uma análise de alguns autores do Movimento de Crescimento da Igreja, movimento esse que tem ressurgido nos últimos anos buscando mesclar princípios das ciências sociais com princípios bíblico-teológicos a favor de um crescimento numérico. Por fim estabelece um ponto de partida para o diagnóstico da revitalização de igrejas, evitando extremos que são perigosos em qualquer dimensão missionária e em qualquer época da história da igreja.

Palavras-chave

Eclesiologia; Movimento de Crescimento da Igreja; Revitalização de igrejas; Estratégias missionárias; Igrejas saudáveis

Sobre o autor

Ministro Presbiteriano; Doctor of Ministry (D.Min), Reformed Theological Seminary e Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, USA/Brasil (2010); Doutorando em Ciências Sociais – Antropologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2017); Mestre em Missiologia (Th.M) – Centro Evangélico de Missões, CEM. Viçosa, MG (2007); Mestre em Teologia Sistemática (Th.M) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2016); Bacharel em Direito, Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, MG (2006); Bacharel em Teologia (Th. B) – Seminário Presbiteriano do Norte, Recife, PE (1987); Estudos avançados em Church Planting no Global Advancement Center, Orlando, FL, USA (2009); Estudos avançados em Church Revitalization no Embers to a Flame da Briarwood Presbyterian Church, Birmingham, AL, USA (2012, 2013, 2014, 2015, 2016). Fez Estágios Pós-doutorais no Reformed Theological Seminary, Jackson, MS, USA sob a orientação do Prof. Dr. Elias dos Santos Medeiros, Ph.D. (2016-2017); Professor Residente do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, Mackenzie, São Paulo, Brasil (Teologia Pastoral); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Revitalização e Multiplicação de Igrejas do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Canoas, RS. Casado com Dulcinéia, pais de Stefanie e Apolo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.