FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: O Calvinismo e a Pregação Indiscriminada do Evangelho (Volume XXI)

Por Dario de Araújo Cardoso

Resumo

É comum o pensamento que considera a doutrina da eleição oposta e incompatível com a pregação do evangelho a todas as pessoas. Argumenta-se que se Deus, pela eleição, determinou quem receberá a salvação, não é correto requerer de todos os homens que se arrependam e creiam no evangelho. A partir desse pensamento surgiram aqueles que rejeitam a doutrina da eleição e outros que negam que a pregação deva ser dirigida a todos indistintamente. Esse dilema foi apresentado a Calvino e aos calvinistas que compuseram os Cânones de Dort e foi rejeitado por ambos. O presente artigo faz uma pesquisa bibliográfica apresentando trechos das Institutas de João Calvino e dos Cânones de Dort que refutam o dilema e apresentam o pensamento calvinista que relaciona eleição e pregação não apenas como compatíveis, mas como mutuamente dependentes. Ilustraremos o tema descrevendo o argumento arminiano e sua relação com o hipercalvinismo e a resposta calvinista no contexto das igrejas reformadas de tradição holandesa.

Palavras-chave

Eleição; Pregação do evangelho; Calvinismo; Arminianismo

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (1998) e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008), Mestre em Teologia e Exegese - Antigo Testamento pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (2007) e em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Atualmente é doutorando do Programa de Semiótica e Linguística Geral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, pesquisando as características da Bíblia como Palavra revelada. É ministro presbiteriano desde novembro de 1999 e atualmente compõe a equipe pastoral da IP Centenário (Vila Maria Alta – São Paulo). Além do trabalho no CPAJ, é coordenador e professor do Departamento de Teologia Exegética do Seminário José Manoel da Conceição e escritor de lições para os currículos da Editora Cultura Cristã desde 2000. Casado com Luciana e pai de Flávia e Vitor.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.