FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: O protestantismo e a Construção do Estado Laico brasileiro: Uma Breve Abordagem do Processo Histórico (Volume XXI)

Por Sérgio Ribeiro Santos

Resumo

Este artigo tem por objetivo – ainda que sucintamente – entender como se deu a laicização do estado brasileiro. Este processo incluiu as políticas de imigração do governo imperial, a presença protestante e a força das novas ideias que aos poucos chegavam em terras brasileiras – como liberalismo, maçonaria e positivismo – vindas da Europa e dos Estados Unidos, bem como as tensões existentes entre a alta direção da Igreja Católica Apostólica Romana e os poderes políticos constituídos. Assim, busca-se reforçar, a partir da compreensão do processo político histórico brasileiro, a necessidade da preservação das instituições democráticas e refletir sobre o espaço que as religiões em geral, e o protestantismo em particular, devem ocupar neste cenário, em específico no contexto de um estado laico.

Palavras-chave

Liberdade religiosa; Protestantismo; Estado Laico; Imigração; Liberalismo; Maçonaria; Positivismo; Questão Religiosa.

Sobre o autor

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.