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Artigo: Educação e História: A Vida de Mary Parker Dascomb (Volume XXI)

Por Jamilly Nicacio Nicolete & Arilda Ines Miranda Ribeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a presença de uma mulher solteira, a educadora Mary Dascomb, na missão presbiteriana no Brasil na segunda metade do século 19 e no início do século 20 e sua participação no projeto educacional dessa instituição. O conhecimento historiográfico sobre a participação das mulheres no cenário educacional ganha ênfase nos debates contemporâneos. Entretanto, poucos são os estudos que levam em consideração as possíveis contribuições das mulheres religiosas, solteiras ou casadas, nessa discussão. Nesse sentido, o presente estudo objetiva problematizar a presença do gênero feminino no projeto educacional presbiteriano implantado no Brasil a partir do final do século 19. Para tanto, analisamos fontes primárias de caráter oficial, como relatórios educacionais, e documentos não oficiais, como cartas pessoais escritas por essa missionária e educadora norte-americana e outros membros da missão presbiteriana. A partir de uma extensa pesquisa documental e bibliográfica, apresentamos de forma inédita e resumida alguns dados sobre sua infância, juventude, família, formação acadêmica e trabalho como educadora e missionária.

Palavras-chave

Presbiterianismo no Brasil; Mulheres presbiterianas; Mary Dascomb; Educação norte-americana.

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