FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: “Abençoe-nos Deus e Todos os Confins da Terra o Temerão”: Uma Abordagem da Missão de Israel no Salmo 67 (Volume XXI)

Por Heleno Guedes Montenegro Filho

Resumo

Ao se abordar o tema missionário no Antigo Testamento, Israel demonstra consciência em gozar dos privilégios e responsabilidades da aliança que Deus fez com Abraão em Gênesis 12.1-3, bem como com seu desdobramento e aprofundamento no momento de sua constituição como nação em Êxodo 19.4-6. A escolha de Israel para ser alvo da revelação da Lei e das bênçãos divinas tinha por finalidade fazer o senhorio de Javé conhecido entre todos os povos. Neste sentido, o presente artigo analisa primeiramente os princípios contidos na aliança abraâmica e sinaítica que desembocam numa missiologia. Posteriormente, demonstra através dos salmos como tais princípios missionários faziam parte da vida do povo. Por último, o Salmo 67 é utilizado como uma ilustração de que as bênçãos pactuais geravam uma obrigação missionária de Israel perante as nações.

Palavras-chave

Antigo Testamento; Missiologia; Missão centrífuga; Missão centrípeta; Particularismo; Universalismo.

Sobre o autor

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.