FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: Antes Só do que Mal Acompanhada: O Risco de Casar-se com o Espírito de seu Tempo – Uma Análise das Propostas de Revitalização de Igreja dos Movimentos Seeker-Sensitive e Emergente (Volume XX)

Por Emilio Garofalo Neto

Resumo

Este artigo aborda as características e limitações de dois movimentos eclesiásticos de origem norte-americana que têm pretendido ser uma resposta às necessidades do complexo mundo atual. Um deles é o movimento “seeker- -sensitive” (sensível ao interessado), tipificado pelas megaigrejas existentes nos Estados Unidos, Brasil e outros países, que, raciocinando em termos mercadológicos, procura atrair adeptos atendendo a uma enorme gama de gostos, interesses e aspirações característicos da moderna sociedade consumista. Todavia, o autor dedica maior atenção ao chamado MIE (Movimento de Igreja Emergente), que, na ânsia de falar ao homem pós-moderno, acaba negando ou menosprezando a tradição e a doutrina cristã, enfatizando, em vez disso, o mistério, a comunidade e a experiência pessoal. Nesse esforço, o MIE privilegia o pluralismo e relativismo da pós-modernidade e abraça práticas medievais e antigas. O autor alerta para o perigo que corre toda igreja que procura se identificar acriticamente com o espírito da época, seja ela moderna ou pós- -moderna, porque isso pode ocorrer às expensas da fidelidade a Cristo e sua Palavra. Embora o artigo não tenha em mente sugerir propostas alternativas e detalhadas de revitalização da igreja, procura indicar alguns rumos com base na metanarrativa bíblica de criação-queda-redenção-consumação e nas doutrinas históricas da obra de Cristo, da justificação pela fé e da santificação.

Palavras-chave

Igrejas seeker-sensitive; Igrejas emergentes; Revitalização da igreja; Espírito da época; Modernidade; Pós-modernidade; Pluralismo; Relativismo; Racionalidade; Metanarrativa; Doutrina.

Sobre o autor

O autor é ministro presbiteriano e pastor da Congregação Presbiteriana Semear em Brasília-DF. É formado em Comunicação Social–Jornalismo pela Universidade de Brasília. Concluiu o Mestrado em Divindade no Seminário Teológico Presbiteriano de Greenville, Carolina do Sul, e obteve o grau de Ph.D. em Estudos Interculturais no Seminário Teológico Reformado, em Jackson, Mississipi.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.