FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: COVENANT THEOLOGY IN THE THOUGHT OF JOHN CALVIN: FROM THE COVENANT OF WORKS TO THE ABRAHAMIC COVENANT (Volume XX)

Por Breno Macedo

Resumo

A teologia do pacto sempre teve um lugar de destaque no ramo reformado. Ela serve de base para várias outras doutrinas e também se constitui em uma chave hermenêutica para ler e compreender as Escrituras. Apesar de as grandes sistematizações dessa doutrina terem aparecido somente a partir do século 17, é possível encontrá-la presente no pensamento dos primeiros reformadores. Este artigo visa investigar algumas das principais obras de João Calvino na tentativa de organizar o seu pensamento no que diz respeito a essa doutrina e de construir o que seria a visão do reformador de Genebra sobre cada uma das dispensações do pacto divino com o homem. Neste primeiro artigo são analisados os seguintes pactos: das obras, noaico e abraâmico. Vários artigos já foram publicados analisando o pensamento pactual de Calvino como um todo, em termos do pacto da graça de maneira geral. Entretanto, não foi encontrada nenhuma contribuição acadêmica que investigasse cada pacto sucessivamente no pensamento de Calvino.

Palavras-chave

João Calvino; Teologia; Pacto; Obras; Noaico; Abraâmico.

Sobre o autor

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.