FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: ISLÃ E TOLERÂNCIA: DISCURSO APOLOGÉTICO E REALIDADE HISTÓRICA (Volume XX)

Por Alderi Souza de Matos

Resumo

O início do século 21 está testemunhando eventos de grande significado histórico no âmbito da religião. O radicalismo islâmico tem assombrado o mundo com sua persistente agressividade e vasta amplitude. O Oriente Médio, o norte da África e partes da Ásia, Europa e América do Norte têm sido palco do fanatismo e da violência dos extremistas. Em especial, as comunidades cristãs que vivem pacificamente em países muçulmanos estão sendo alvo de horrível crueldade. Em diversas regiões, o pouco que restava do cristianismo está a caminho da extinção. Muitos observadores e estudiosos afirmam que essas ações representam uma grotesca distorção do islã, não sendo condizentes com o verdadeiro espírito dessa religião. Os apologistas internos e externos declaram repetidamente que a fé muçulmana tem cultivado historicamente a tolerância e paz. O objetivo deste artigo é reexaminar essa questão olhando para as fontes do islã, sua história e os acontecimentos dos anos recentes.

Palavras-chave

Islã; Islamismo; Muçulmanos; Maomé; Corão; Hadith; Sharia; Tolerância; Multiculturalismo; Fundamentalismo; Cristianismo; Perseguição; Direitos humanos.

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (BTh, 1974), Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1979) e Bacharel em Direito pela Escola de Direito de Curitiba (1983); Mestre em Novo Testamento pela Escola Teológica Andover Newton, EUA (STM, 1988) e Doutor em Teologia pela Escola de Teologia da Universidade de Boston, EUA (ThD, 1996). É ministro presbiteriano desde Janeiro de 1975 e historiador oficial da IPB. Também leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. Tem vários livros publicados: Os pioneiros presbiterianos do Brasil (2004); A caminhada cristã na história (2005); O que todo presbiteriano inteligente deve saber (coautor, 2007); Erasmo Braga, o protestantismo e a sociedade brasileira (2008); Uma igreja peregrina (2009); Os consolidadores da obra presbiteriana no Brasil (2014). É casado com Cíntia e pai de Pedro Paulo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.