FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: IDENTIDADE E ORGANIZAÇÃO DA IGREJA NA TEOLOGIA DE PAULO (Volume XIX)

Por Leandro Antônio de Lima

Resumo

Este artigo aborda a questão da organização da igreja na teologia do apóstolo Paulo, numa comparação com diversos pressupostos organizacionais vistos nas igrejas modernas. Descreve a importância da hierarquia na organização da igreja do Novo Testamento, que, não obstante, jamais concorre com o senhorio de Cristo. Nesse sentido, demonstra que, embora com fundamento bíblico, a hiperorganização de muitas igrejas modernas se afasta do padrão do Novo Testamento, assim como o padrão desorganizado das igrejas emergentes. Aborda a relação entre igreja local e igreja como federação, mostrando o aspecto local como predominante na teologia paulina. Porém, o aspecto federado não é desconsiderado quando a igreja consegue se manter sob a servilidade do Cabeça e sem perder de vista a importância dos ministérios que a fazem crescer. O sistema conciliar é fundamentalmente bíblico, desde que nunca perca a simplicidade em seu modo de dirigir a igreja e a união das igrejas seja marcada prioritariamente pela identidade doutrinária.

Palavras-chave

Igreja; Identidade eclesiástica; Organização eclesiástica; Sistemas de governo; Igreja local.

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano JMC – SP (1999). Mestre em Teologia e História pelo CPAJ – SP (2003). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Mackenzie – SP (2010). Doutor em Letras pela Universidade Mackenzie (cum laude), com tese sobre o livro de Apocalipse (2012). Doutorando em Exegése Bíblica e Teologia Sistemática pela Theological University Kampen – Holanda, com tese sobre Apocalipse 20. No CPAJ atua nas áreas de Teologia Exegética e Teologia Sistemática. Dentre vários livros e artigos, autor de: Razão da Esperança – Teologia para hoje (2006, Editora Cultura Cristã). As Grandes Doutrinas da Graça (10 volumes pela Editora Odisseu, 2007-2012). Brilhe a sua luz: o cristão e os dilemas da sociedade atual (2009, Cultura Cristã). O Futuro do Calvinismo: os desafios e oportunidades da pós-modernidade para a Igreja Reformada (Cultura Cristã, 2010). A Grande Batalha Escatológica (2016 – Agathos). Autor de uma trilogia intitulada Crônicas de Olam (vol 1 relançado pela Tolk, 2015). Pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro – SP. Professor de Teologia Sistemática no Seminário JMC. Casado com Vivian e pai do Vicktor Daniel.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.