FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: JONATHAN EDWARDS E O LIVRE-ARBÍTRIO: UMA BREVE ANÁLISE DE SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS E CONTROVÉRSIAS (Volume XVIII)

Por Paulo Afonso Nascimento Castelo

Resumo

Jonathan Edwards se posiciona entre os grandes pensadores cristãos da história. Suas postulações, fruto de uma vida de estudo e reflexão, são sem dúvida leitura essencial para qualquer cristão. Este artigo propõe-se a, de maneira sucinta, fazer uma análise do pensamento de Edwards sobre a vontade humana. Veremos que o principal objetivo de Edwards em seus escritos que abordaram esse tema foi apresentar uma refutação ao arminianismo e sua defesa do livre- -arbítrio, que já ganhava força no meio evangélico da época. Poderemos observar que Edwards o fez a partir da ortodoxia reformada, mas dialogando com alguns princípios filosóficos que vicejavam em seu tempo. Esta postura de Edwards é louvável e cremos ser indispensável mesmo hoje para quem deseja ter alguma relevância para a sua geração. Apresentaremos os principais argumentos de Edwards a partir principalmente de duas de suas obras: The Freedom of the Will e Original Sin. Também procuraremos salientar as principais controvérsias que perduram ainda hoje sobre o pensamento de Edwards acerca da vontade: se o pensamento de Edwards sobre este tema é compatível com o dos primeiros reformadores e se Edwards com suas proposições torna Deus o autor do pecado. Concluímos que, não obstante algumas questões aparentemente sem resposta no pensamento de Edwards, suas ponderações sobre a vontade humana são necessárias para o nosso tempo, no qual muitos dos membros de nossas igrejas têm conceitos biblicamente equivocados sobre vontade e liberdade.

Palavras-chave

Jonathan Edwards; Livre-arbítrio; Vontade; Determinismo.

Sobre o autor

O autor é ministro evangélico e médico em Vila Velha (ES). Está cursando o Mestrado em Teologia Sagrada (STM), na área de Teologia Sistemática, no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.