FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: DAS SOCIEDADES BÍBLICAS AOS COLPORTORES: A DISTRIBUIÇÃO DE TEXTOS PROTESTANTES NO BRASIL (1837-1920) (Volume XVII)

Por Micheline Reinaux de Vasconcelos

Resumo

A distribuição de impressos de teor confessional pelos protestantes foi um traço constante de suas instituições, missionários e convertidos desde o início de sua atuação no Brasil no século 19. O artigo aborda três das principais estratégias de difusão desses impressos em terras brasileiras, a saber, a ação das sociedades bíblicas, o trabalho realizado por missionários e, particularmente, a atuação dos colportores, estando estes entre os principais responsáveis por difundir pelo interior do Brasil a Bíblia, o Novo Testamento, livros e folhetos editados por órgãos protestantes. Destaca-se a relevância dos colportores, por aliarem a função de vendedores ambulantes de textos ao proselitismo, o que os levava a percorrer um amplo espaço e atingir populações residentes nos rincões do país, suprindo, além disso, a carência de pregadores oficiais das confissões protestantes. O período abrangido principia em 1837, dado que, com a chegada ao Brasil do primeiro agente oficial da Sociedade Bíblica America-na, o trabalho de difusão de impressos protestantes torna-se sistemático, até 1920, década que testemunha a passagem para um novo tipo de relação entre a religião católica e o Estado brasileiro.

Palavras-chave

Colportores; Impressos protestantes; Sociedades bíblicas.

Sobre o autor

Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestra e doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.