FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PROPOSTAS ÉTICO-SOCIAIS DE H. DOOYEWEERD E N. WOLTERSTORFF (Volume XVII)

Por José Carlos Piacente Júnior

Resumo

Herman Dooyeweerd (1894-1977) e Nicholas Wolterstorff (1932-) concordam que a Escritura fornece os princípios normativos para a ética social. Ambos aderem à teologia reformada e à ética social de João Calvino (1509- 1564). Contudo, divergem quanto ao modelo bíblico para normatizar a teoria social e propor a sua prática. Segundo o neocalvinimo holandês, Dooyeweerd adota o mandato cultural como modelo teórico-teológico. Wolterstorff do mesmo modo recorre ao neocalvinismo, entretanto, critica e desaprova o mandato cultural. Para ele, o elevado nível de abstração teórica do neocalvinismo produziu aridez prática e alienação da realidade. Por conseguinte, ele sugere uma nova estrutura normativa para a reflexão teórica e prática da ética social, oposta ao modelo do mandato cultural, porém alinhavada na teologia da libertação e expressa no princípio bíblico do shalom. Para Wolterstorff, o shalom favorece a união entre teoria e prática, atende às necessidades sociais reais e é apropriado para disseminar justiça, paz, harmonia e deleite. Para ele, o shalom propõe liberdade frente à opressão e, ao mesmo tempo, sustenta o governo do homem sobre a criação. Por meio do princípio do shalom, Wolterstorff sintetiza os “insights” do neocalvinismo e da teologia da libertação. Sendo assim, este artigo apresenta os contornos elementares da ética social dos dois autores, examina o conceito de shalom idealizado por Wolterstorff e o contrapõe ao mandato cultural presente na filosofia dooyeweerdiana.

Palavras-chave

Ética social; Mandato cultural; Shalom; Neocalvinismo holandês; Estrutura normativa; Teoria orientada para a práxis.

Sobre o autor

O autor é bacharel em Filosofia e Teologia, e mestre em Filosofia pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. É pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino, em Patrocínio-MG, e professor do Instituto Bíblico Eduardo Lane (IBEL).

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.