FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: A Graça Preveniente na Tradição Arminiana/Wesleyana (Parte 2) (Volume XVII)

Por Heber Carlos de Campos

Resumo

O autor complementa o que escreveu no primeiro artigo com alguns outros elementos importantes sobre a Graça Preveniente na tradição arminiana/wesleyana: a graça preveniente sempre é uma graça antecedente, mas uma graça que pode ser resistida, não sendo eficaz naquilo em que ela se propõe, ao menos em termos de produzir fé no pecador. Todavia, ela sempre produz uma resposta do pecador que pode ser cooperante com a graça divina ou pode ser uma resposta contrária ao chamamento da Palavra. Outro aspecto importante que o autor trata é o da ação da consciência moral (que não é natural no ser humano) introduzida pela ação da graça preveniente. Além disso, na parte maior do artigo, o autor trata das capacidades que a graça preveniente supostamente restaura no pecador e do poder destruidor produzido por essa graça.

Palavras-chave

Graça preveniente; Arminianismo/wesleyanismo; Consciência moral; Liberdade da vontade; Liberdade moral; Responsabilidade moral; Capacidades restauradoras da graça preveniente.

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas (B.Th. 1973); fez seu mestrado em Teologia Contemporânea no Seminário presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (th.M. 1987) e doutorou-se em Teologia Sistemática no Concordia Theological, EUA (Th.D 1992). Foi diretor do Seminário Presbiteriano Brasil Central (Goiânia, 1985-1989) e professor do Seminário Presbiteriano Rev. José Manuel da Conceição, foi diretor do CPAJ entre 1993 a 1999 (2004, interinamente) e tem exercido o ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil por mais de 35 anos. É membro da Academia Paulista Evangélica de Letras (APAL). Além de artigos em periódicos brasileiros, suas obras significativas são: O ser de Deus seus atributos (1999), FÉ Cristão e Misticismo (2000 - coautor), A providência de Deus a sua realização histórica (2001), As duas naturezas do Redentor (2004), A união das naturezas do Redentor (2005), A humilhação do Redentor - Encarnação e sofrimento (2008). Está presentemente concluindo sua próxima obra, “A humilhação do Redentor - sua morte sepultamento”.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.