FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: DISCURSOS NO MILAGRE DOS PÃES E PEIXES: TRADUÇÃO E ESTUDO (Volume XVIII)

Por Éverton Wilian dos Reis

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a cena da multiplicação dos pães e peixes narrada pelos quatro evangelhos do Novo Testamento. Depois de apresentar sumariamente a natureza dos evangelhos, os principais estudos que os envolvem e a história e características do dialeto grego empregado na composição desses textos (o grego koiné ou bíblico), é traduzido o corpus, a fim de reconhecer as estruturas sintáticas e o léxico utilizado pelos autores. Soma-se a isso uma breve análise das categorias narrativas do milagre, que são a história, a narrativa, os personagens, o tempo, o espaço, a focalização e o narrador. Ademais, dedica-se atenção especial ao estudo descritivo e comparativo dos discursos direto e indireto que se configuram no interior das narrativas, chegando-se à conclusão de que o discurso direto assume papel fundamental no arranjo das impressões da cena como um todo, isto é, na preservação dos discursos de Cristo, na constituição dos personagens e na reconstituição do milagre no interior da narrativa.

Palavras-chave

Evangelho; Multiplicação dos pães e peixes; Koiné; Discurso direto e indireto.

Sobre o autor

O autor é formado em Letras Português/Grego (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e está iniciando o curso de teologia no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.