FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: JOÃO CALVINO E A DISCIPLINA EM GENEBRA: UM RETRATO PARADOXAL (Volume XVIII)

Por Alderi Souza de Matos

Resumo

Desde o século 16 até hoje, a nome de João Calvino tem sido associado a traços fortemente negativos como intolerância, rigidez e tirania. Muitos autores se concentram de tal maneira nesses elementos pouco auspiciosos que omitem total ou parcialmente as contribuições positivas do reformador. Embora se admita que tais alegações são em parte verdadeiras, é necessário abordar o assunto de maneira tão objetiva quanto possível, buscando com-preender o personagem dentro do seu contexto. Este artigo se propõe a fazer isso apontando em primeiro lugar as peculiaridades da relação entre a igreja e o estado em Genebra. Em seguida, mostra como a disciplina naquela cidade reformada podia se tornar excessivamente rigorosa, contando para isso com a participação e o incentivo de Calvino. Adicionalmente, são considerados três indivíduos que contribuíram para a disseminação dessa imagem sombria do reformador. São eles Jerônimo Bolsec, Miguel Serveto e Sebastião Castélio. Por último, são apresentadas diversas avaliações clássicas de historiadores sobre a atuação de Calvino. O artigo conclui com algumas considerações e conclusões que colocam o tema dentro de uma perspectiva atual.

Palavras-chave

João Calvino; Igreja e Estado; Disciplina eclesiástica; Consistório; Tolerância; Jerônimo Bolsec; Miguel Serveto; Sebastião Castélio.

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (BTh, 1974), Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1979) e Bacharel em Direito pela Escola de Direito de Curitiba (1983); Mestre em Novo Testamento pela Escola Teológica Andover Newton, EUA (STM, 1988) e Doutor em Teologia pela Escola de Teologia da Universidade de Boston, EUA (ThD, 1996). É ministro presbiteriano desde Janeiro de 1975 e historiador oficial da IPB. Também leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. Tem vários livros publicados: Os pioneiros presbiterianos do Brasil (2004); A caminhada cristã na história (2005); O que todo presbiteriano inteligente deve saber (coautor, 2007); Erasmo Braga, o protestantismo e a sociedade brasileira (2008); Uma igreja peregrina (2009); Os consolidadores da obra presbiteriana no Brasil (2014). É casado com Cíntia e pai de Pedro Paulo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.