FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: OS SACRAMENTOS NA IGREJA ANTIGA (Volume XVIII)

Por José Roberto da Silva Costanza

Resumo

Este artigo aborda os fundamentos históricos de uma questão controvertida que contribui significativamente para a separação dos principais segmentos da igreja cristã ocidental – católicos e protestantes. Buscando a objetividade, o autor optou por tratar exclusivamente dos sacramentos em que há consenso nas duas tradições apontadas: o Batismo e a Eucaristia ou Ceia do Senhor. Inicialmente, o artigo faz uma rápida apreciação sobre as origens e o significado do termo “sacramento”. Em seguida, apresenta uma sucinta base bíblica neotestamentária referente ao batismo e mostra que, na medida em que a igreja ia se desenvolvendo, a liturgia do batismo também foi se tornando sofisticada e plena de simbolismos. Isso é atestado pelos Pais Apostólicos, em especial a Didaquê, e pelos Pais da Igreja, cujo desenvolvimento teológico é apresentado em ordem cronológica. Estes fazem interessantes apreciações sobre batismo infantil, confirmação ou crisma, e rebatismo. A última parte do texto aborda o desenvolvimento inicial da doutrina da Eucaristia, a partir da Escritura, passando à Didaquê, onde se vê um rito litúrgico bem elaborado. Em seguida, os Pais da Igreja dão início a profundas reflexões e interpretações sobre o significado de corpo e sangue de Cristo e seu relacionamento com pão e vinho, que recebia certa adição de água, como ato simbólico. Finalmente, o artigo mostra que os Pais discutiram a respeito da frequência com que Eucaristia deve ser ministrada.

Palavras-chave

Sacramentos; Batismo; Eucaristia; Igreja antiga; Pais apostólicos; Pais da igreja.

Sobre o autor

O autor é presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil, com mestrado em Teologia e História pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) e doutorado em Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval. É doutorando em Ministério (D.Min.) pelo CPAJ/RTS e professor do Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro, onde exerce a função de coordenador da área de Teologia Histórica.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.