FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: Por que não aceitamos os evangelhos apócrifos (Volume XVII)

Por Augustus Nicodemus

Resumo

Este artigo procura mostrar as razões pelas quais a igreja cristã historicamente tem rejeitado os evangelhos apócrifos. Após a definição do termo “evangelho”, documenta-se sua aplicação a determinado gênero literário surgido no século I e os requisitos para que fossem aceitos como inspirados pela igreja. Segue-se uma classificação dos evangelhos em canônicos e apócrifos e uma descrição de cada grupo, com destaque para os apócrifos. Documenta-se em seguida a atitude da igreja apostólica para com os evangelhos apócrifos e as razões para a sua crescente aceitação em círculos liberais na busca do Jesus histórico. Após um olhar mais atento para os evangelhos de Judas e de Tomé vem a conclusão, na qual se resumem os motivos pelos quais esses evangelhos e os demais apócrifos sempre foram rejeitados pela igreja.

Palavras-chave

Evangelhos apócrifos Evangelhos canônicos Gnósticos Judas Evangelho Tomé Liberalismo

Sobre o autor

Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife, PE (B.Th 1983). Mestre em Novo Testamento pela Potchefstroom University, Africa do Sul (Th.M. 1996). Doutor em Hermenêutica e Estudos Bíblicos em NT no Westminster Theological Seminary, EUA (Ph.D. 1993). É ministro presbiteriano desde dezembro de 1982 e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professor titular de Novo Testamento no CPAJ, e também atua como editor da revista Fides Reformata. É autor de vários livros, entre eles Calvino, o teólogo do Espírito Santo (1996), O que você precisa saber sobre Batalha Espiritual (1997), Calvino e a responsabilidade social da Igreja (1997), A Bíblia e a sua família (2001), O culto espiritual (2001), A Bíblia e seus intérpretes (2004), além de diversos artigos.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.