FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: A Religião entre os Gregos e o Ateísmo Prático à Luz do Salmo 14 (Volume XVI)

Por Hermisten Maia Pereira da Costa

Resumo

Costa analisa a religião entre os gregos, demonstrando a ausência de ateísmo comprovado, sendo este considerado uma “doença”. À luz do Salmo 14, analisa a origem do ateísmo e algumas de suas características e implicações intelectuais, espirituais e éticas. Uma das conclusões é que se todo o conhecimento parte de Deus, a negação de sua existência gerará, inevitavelmente, um distúrbio intelectual que afetará a nossa capacidade de conhecer o significado ontológico das coisas e, portanto, existencial do real. Sem Deus a vida é nula de sentido. Adverte-nos também quanto ao perigo de um ateísmo prático cometido pelos cristãos e a certeza de que o universo no qual vivemos tem um Deus atento que dirije a história de forma santa, justa e misericordiosa.

Palavras-chave

Ateísmo Conhecimento Deus Religião Religiosidade grega Ética Hermisten Maia Pereira da Costa

Sobre o autor

O autor é Mestre e Doutor em Cinências da Religião, pastor da Igreja Presbiteriana Ebenézer, em Osasco (SP), e professor de Teologia Sistemática do Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, em São Paulo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.