FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: Por que Josias morreu? (Volume XVI)

Por João Paulo T de Aquino

Resumo

Existem diferentes respostas à questão sobre a causa da morte do rei Josias. Christine Mitchell propõe que a causa mortis foi a maneira errada pela qual ele celebrou a Páscoa. Zipora Talshir argumenta que a causa da morte de Josias foi política. Steve Delamarter defende a posição de Stanley Frost de que a causa da morte do rei foram os pecados de Manassés. A proposta deste artigo é continuar esse diálogo sobre a morte de Josias interagindo especialmente com os três autores citados. O artigo defende a posição de que, de acordo com o relato de Crônicas, a causa mortis de Josias foi a sua negligência em ouvir a voz de Deus por meio de faraó Neco. Pretende-se atingir esse objetivo considerando especialmente a influência da teologia de retribuição do cronista, o significado das similaridades entre os relatos das mortes de Josias e de Acabe, os precedentes do Antigo Testamento e de Crônicas sobre um estrangeiro que recebe e fala palavras de Deus e a importância da voz do narrador.

Palavras-chave

Morte Josias Teologia retribuição Cronista Crônicas Reis João Paulo Thomaz de Aquino

Sobre o autor

Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo José Manoel da Conceição – JMC (B.Th 2002); Mestre em Antigo Testamento pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (2007); Mestre em Novo Testamento pelo Calvin Theological Seminary (Th.M. 2009); Doutor em Ministério pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (D.Min. 2014) e Doutorando em Novo Testamento pela Trinity International University. Ministro presbiteriano desde 2002. Editor dos websites issoegrego.com.br e yvaga.com.br. Interesses acadêmicos incluem análise epistolar das cartas paulinas; economia no evangelho de Lucas; metodologia de pesquisa e hermenêutica. Casado com Juliana e pai de João Paulo Jr., Maria Eduarda e Gabriel.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.