FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: Plantio de novas igrejas: Uma análise conceitual preliminar (Volume XVI)

Por Jedeias de Almeida Duarte

Resumo

Este artigo aborda o tema do plantio de novas igrejas sob a perspectiva das raízes bíblicas reformadas. Sua premissa é de que o plantio de novas igrejas realizado por missionários cristãos segue o mesmo padrão do trabalho levado a efeito pelos apóstolos, no estabelecimento de igrejas locais. Sua ação é descrita na Grande Comissão do Senhor Jesus Cristo e seu processo de semeadura do evangelho, também no plantio de igrejas, envolve a participação de todo crente. O presente artigo propõe, então, um sentido teológico de plantação de igrejas. A partir da exploração bíblica, especificamente dos avanços do apóstolo Paulo, analisa algumas vertentes atuais de modelos de plantação de igrejas e a literatura pertinente. São considerados os vínculos que o movimento de plantação de igrejas mantém com o antigo Movimento de Crescimento da Igreja, especialmente no que diz respeito à busca de resultados numéricos e estatísticos. A seguir, considera alguns referenciais reformados, observando a influência, os conceitos e as metodologias apresentadas na sua literatura. Por fim, aproxima-se do movimento a partir de um dos seus principais referenciais na atualidade, Timothy Keller, observando pontos positivos e negativos dos conceitos e modelos apresentados.

Palavras-chave

Plantação igrejas Plantadores igrejas Timothy Keller Crescimento igreja Jedeias de Almeida Duarte

Sobre o autor

Ministro Presbiteriano; Doctor of Ministry (D.Min), Reformed Theological Seminary e Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, USA/Brasil (2010); Doutorando em Ciências Sociais – Antropologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2017); Mestre em Missiologia (Th.M) – Centro Evangélico de Missões, CEM. Viçosa, MG (2007); Mestre em Teologia Sistemática (Th.M) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2016); Bacharel em Direito, Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, MG (2006); Bacharel em Teologia (Th. B) – Seminário Presbiteriano do Norte, Recife, PE (1987); Estudos avançados em Church Planting no Global Advancement Center, Orlando, FL, USA (2009); Estudos avançados em Church Revitalization no Embers to a Flame da Briarwood Presbyterian Church, Birmingham, AL, USA (2012, 2013, 2014, 2015, 2016). Fez Estágios Pós-doutorais no Reformed Theological Seminary, Jackson, MS, USA sob a orientação do Prof. Dr. Elias dos Santos Medeiros, Ph.D. (2016-2017); Professor Residente do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, Mackenzie, São Paulo, Brasil (Teologia Pastoral); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Revitalização e Multiplicação de Igrejas do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Canoas, RS. Casado com Dulcinéia, pais de Stefanie e Apolo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.