FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: Teologia reformada e pressupostos filosóficos: Juntos contra o ceticismo hermenêutico pós-moderno (Volume XV)

Por Marcos Campos Botelho

Resumo

O conceito calvinista da graça comum deve nos ajudar a reconhecer a necessidade de sermos auxiliados pelo conhecimento secular, como meio de aprofundarmos a nossa teologia e como exercício de uma estratégia apologética contra os ataques da cultura pós-moderna à genuína fé cristã. Chamamos isso de interdisciplinaridade: significa estabelecermos pontos de contato com o pensamento secular. Logicamente, esses pontos são aqueles de interesse comum, os quais podem ser utilizados para o benefício e não o prejuízo da nossa confissão. Encontramos um bom exemplo disso na hermenêutica. Em dias de ceticismo quanto aos significados, encontramos diversos pensadores que também elaboraram críticas ao ceticismo, ou que, em suas teorias, formalizaram idéias que nos ajudam a compreender e responder melhor esse desafio. O realismo hermenêutico traz uma resposta à altura contra os ataques do idealismo hermenêutico, sem dúvida um dos maiores desafios ao conceito das Escrituras como Palavra de Deus em nossos dias.

Palavras-chave

Hermenêutica Interpretação Realismo Idealismo Significado Sentido Pós modernidade Marcos Campos Botelho

Sobre o autor

O autor é graduado em Teologia e mestre em Filosofia. É professor do Seminário Presbiteriano Brasil Central, em Goiânia.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.