FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: Atos 6.1-7: A Gênese do Ofício Diaconal? (Volume XV)

Por João Paulo T de Aquino

Resumo

Este artigo defende que Atos 6.1-7 relata a gênese do ofício diaconal na igreja. Tal afirmação é defendida com base nos seguintes argumentos: (1) que a reunião que elegeu os sete teve um caráter oficial; (2) que a função exercida era oficial e envolvia o exercício de autoridade; (3) que as ocorrências da raiz διακον no relato apontam para isso; (4) que a cerimônia de imposição de mãos confirma o ofício e (5) que os demais textos neotestamentários que falam sobre o ofício diaconal dependem de que Atos 6 seja lido sob essa ótica.

Palavras-chave

Atos Diácono Ofício Imposição mãos Ordenação João Paulo Thomaz de Aquino

Sobre o autor

Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo José Manoel da Conceição – JMC (B.Th 2002); Mestre em Antigo Testamento pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (2007); Mestre em Novo Testamento pelo Calvin Theological Seminary (Th.M. 2009); Doutor em Ministério pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (D.Min. 2014) e Doutorando em Novo Testamento pela Trinity International University. Ministro presbiteriano desde 2002. Editor dos websites issoegrego.com.br e yvaga.com.br. Interesses acadêmicos incluem análise epistolar das cartas paulinas; economia no evangelho de Lucas; metodologia de pesquisa e hermenêutica. Casado com Juliana e pai de João Paulo Jr., Maria Eduarda e Gabriel.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.