FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: Um Vaso de Barro: A Dimensão Humana de João Calvino (Volume XIV)

Por Alderi Souza de Matos

Resumo

Este artigo aborda uma questão controvertida com respeito ao reformador de Genebra – sua personalidade. Desde o século 16, são muitos os escritores que têm feito um juízo excessivamente negativo de Calvino, geralmente motivados por preconceitos ideológicos, e não por uma análise serena e objetiva das evidências históricas. Ao mesmo tempo em que reconhece a existência de aspectos questionáveis em certas atitudes e ações do ilustre reformador, o autor argumenta que são numerosas e significativas as áreas de seu caráter e conduta nas quais se percebem traços altamente apreciáveis. Inicialmente, o artigo faz um rápido levantamento de algumas avaliações recentes da personalidade de Calvino. Em seguida, são abordadas as suas origens familiares, amizades mais significativas, vida doméstica, atitude conciliatória e espiritualidade. O texto conclui com seções sobre as peculiaridades pessoais de Calvino e uma análise do quadro paradoxal apresentado por ele, no qual conviveram lado a lado alguns elementos construtivos e outros preocupantes, buscando-se as causas destes últimos. A conclusão é que, pesadas todas as informações disponíveis sobre esse complexo personagem, sobressaem extraordinariamente suas característicase contribuições positivas.

Palavras-chave

João Calvino Personalidade Amizades Vida doméstica Espiritualidade Vida pessoal Alderi Souza de Matos, Th.D.

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (BTh, 1974), Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1979) e Bacharel em Direito pela Escola de Direito de Curitiba (1983); Mestre em Novo Testamento pela Escola Teológica Andover Newton, EUA (STM, 1988) e Doutor em Teologia pela Escola de Teologia da Universidade de Boston, EUA (ThD, 1996). É ministro presbiteriano desde Janeiro de 1975 e historiador oficial da IPB. Também leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. Tem vários livros publicados: Os pioneiros presbiterianos do Brasil (2004); A caminhada cristã na história (2005); O que todo presbiteriano inteligente deve saber (coautor, 2007); Erasmo Braga, o protestantismo e a sociedade brasileira (2008); Uma igreja peregrina (2009); Os consolidadores da obra presbiteriana no Brasil (2014). É casado com Cíntia e pai de Pedro Paulo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.