FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: PATRICK HAMILTON: O PRIMEIRO PREGADOR E MÁRTIR DA REFORMA NA ESCÓCIA (Volume XIV)

Por José Roberto Dias Carvalho

Resumo

Este artigo tem o objetivo de trazer à luz a vida de Patrick Hamilton, o primeiro pregador e mártir da Reforma Escocesa, no início do século 16. Segundo John Knox, o martírio do jovem pregador marcou o início da Reforma em seu país. Hamilton, que inicialmente se tornou um simpatizante de Erasmo de Roterdã na França, entrou em contato com os escritos de Martinho Lutero acerca da justificação pela fé, que revolucionaram a sua teologia, tornando-o o luterano mais vigoroso que a Escócia já conheceu até hoje. Ele foi julgado e cruelmente executado no mesmo dia, com apenas 24 anos de idade.

Palavras-chave

Escócia Patrick Hamilton Romanismo Reforma Martírio José Roberto Dias Carvalho

Sobre o autor

O autor é bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas (1988-1991) e cursou pós-graduação em Bíblia no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. É ministro da Igreja da Escócia e aluno de Doutorado em Ministério no Reformed Theological Seminary, Estados Unidos, em parceria com o Highland Theological College, da Escócia.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.