FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: MISSÕES E SINTAXE GREGA EM MATEUS 28.19 (Volume XIV)

Por Carl J. Bosma

Resumo

As maneiras como o texto da Grande Comissão é traduzido e interpretado têm produzido diferentes entendimentos sobre a missão da igreja. Este artigo se propõe a investigar os verbos presentes na famosa passagem, em especial o controvertido particípio poreuthentes (“indo”) e o imperativo matheteusate (“fazei discípulos”). A pesquisa das posições exegéticas revela quatro atitudes em relação a esses termos: forte ênfase no particípio, traduzido como imperativo (“ide”); maior ênfase em “fazer discípulos”; subordinação plena do “ir” ao “fazer discípulos”, tornando-o quase irrelevante; ênfase igual nos dois conceitos. Por razões teológicas e exegéticas, o autor defende a última posição, procurando demonstrar que “ir” é parte integral do mandamento de fazer discípulos. Ele também destaca duas modificações feitas por Mateus em relação ao texto paralelo de Marcos (“fazei discípulos” em lugar de “pregai o evangelho” e a ênfase no ensino em vez de exorcismos e milagres), argumentando que Mateus estava tentando corrigir uma prática missionária do tipo entusiasta ou carismático, bem como tendências antinomistas. Bosma conclui com algumas considerações missiológicas sobre a América Latina e o Brasil, salientando a importância do discipulado local (“fazei discípulos”, “ensinando”), mas também das missões transculturais (“indo”), especialmente diante da crescente expansão islâmica.

Palavras-chave

Grande Comissão Evangelho Mateus Missão igreja Discipulado Missões transculturais Carl J. Bosma

Sobre o autor

O autor é ministro da Christian Reformed Church (CRC), professor de Antigo Testamento no Calvin Theological Seminary, em Grand Rapids, Michigan, Estados Unidos, e professor visitante no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ).

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.