FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: REVELAÇÃO EM PAUL TILLICH (Volume XII)

Por Luciano Ximenes

Resumo

O conceito de revelação é essencial para a ortodoxia cristã. A fé reformada está alicerçada no entendimento de que a Bíblia é a revelação especial de Deus, inspirada e norma suprema de fé e prática. Após o movimento do humanismo renascentista, a Escritura deixou de ser a única fonte de autoridade para a teologia e outras fontes passaram a ser abraçadas pelos teólogos. No século 20, liberais, neo-ortodoxos e pentecostais passaram a utilizar outros critérios, como a razão, a experiência e a filosofia existencialista. Um dos principais representantes do uso da filosofia existencialista foi o teólogo prussiano Paul Tillich. O presente artigo busca estudar o pensamento desse teólogo sobre a revelação de Deus e sua influência na teologia sistemática. Com esse objetivo, o artigo começa com uma análise da filosofia existencial. Descreve, a seguir, o pensamento teológico de Tillich, procurando entender seu papel, sua fonte, seu entendimento sobre a Bíblia e, finalmente, seu conceito de revelação. O artigo conclui sua análise mostrando as conseqüências desastrosas dessa mudança na fonte de autoridade para a teologia cristã e reformada.

Palavras-chave

Revelação Existencialismo Teologia Razão Paul Tillich Luciano Ximenes

Sobre o autor

O autor é bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (Recife), bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, coordenador e professor da área de Teologia Sistemática no Seminário Presbiteriano de Brasília e mestrando em Teologia Sistemática no CPAJ. É pastor da Igreja Presbiteriana do Jardim Botânico, em Brasília.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.