FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: A AÇÃO GRACIOSA DE DEUS SOBRE A VIDA DOS NÃO-ELEITOS COMO EFEITO COLATERAL DA OBRA REDENTORA DE CRISTO (Volume XII)

Por Arley Preto Gomes

Resumo

Para melhor compreensão da ação graciosa de Deus sobre a vida dos não-eleitos, faz-se necessária uma pesquisa histórica sobre o pensamento teológico de João Calvino, Abraham Kuyper e Herman Bavinck na conceituação e desenvolvimento da doutrina da graça comum, culminando na controvérsia ocorrida no seio da Igreja Cristã Reformada, na Holanda, no ano de 1924. Este estudo demonstra, a partir das evidências contidas na Sagrada Escritura,como essa ação graciosa divina restringe o pecado e seus efeitos na vida da humanidade, bem como concede dádivas, talentos, capacidades e aptidões aos homens, a fim de que isto promova o seu desenvolvimento em sociedade.

Palavras-chave

Ação graciosa Deus Graça comum Controvérsias Restrição pecado Dons talentos Desenvolvimento sociedade Arley Preto Gomes

Sobre o autor

O autor é médico, empresário e presbítero em disponibilidade da 1ª Igreja Presbiteriana de São Sebastião do Paraíso (MG), Presbitério Vale do Rio Grande. É aluno do curso de Mestrado em Teologia do CPAJ (área de Teologia Sistemática).

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.