FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: O CUMPRIMENTO PRÓXIMO DO “DIA DO SENHOR” NA PROFECIA DE JOEL (Volume XII)

Por Heber Carlos de Campos

Resumo

O articulista trata do cumprimento do dia do Senhor que se daria num tempo próximo ao do profeta Joel como sendo uma espécie de prenúncio do mesmo Dia do Senhor que tem um cumprimento mais remoto, nos tempos escatológicos. O artigo aponta para duas épocas distintas de cumprimento de um mesmo assunto – o Dia do Senhor –, embora a ênfase deste artigo seja apenas na primeira delas. Nessa época Deus traz julgamento à economia da terra e ao sacerdócio, apontando para a fome de alimento físico e para a fome de alimento espiritual. Em ambos os casos, eles são um prenúncio muito claro do que ainda vai acontecer na história do mundo, quando o tempo do fim estiver no seu final, antes que venha física e pessoalmente o Senhor Jesus. No entanto, é admirável que duas épocas tão distintas, a do contexto imediato de Israel e a do contexto do final dos tempos, estejam tão intimamente relacionadas! Como podem essas duas épocas ter tanta coisa em comum? Certamente porque o juízo iminente de Deus sobre Israel é típico do juízo de Deus sobre todas as nações no dia do Senhor, que é o último dia. O que aconteceu a Israel no passado, de que Joel deve ter sido testemunha em visão ou sonho, é apenas uma amostra do que acontecerá em medida muito maior a toda a terra. A devastação causada pelos gafanhotos é apenas o tipo de uma devastação maior que virá sobre o mundo antes que chegue o grande dia do Senhor. Todavia, antes da devastação chegar efetivamente, o articulista mostra que o Senhor chama o povo a atitudes que deveriam revelar arrependimento para com Deus e afastamento dos seus pecados. Neste artigo, a análise dos textos da profecia é feita numa tentativa de usar a ferramenta da teologia bíblica para produzir uma doutrina de forma sistemática.

Palavras-chave

Dia Senhor Juízo Economia Israel Sacerdócio Livro Joel Heber Carlos de Campos

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas (B.Th. 1973); fez seu mestrado em Teologia Contemporânea no Seminário presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (th.M. 1987) e doutorou-se em Teologia Sistemática no Concordia Theological, EUA (Th.D 1992). Foi diretor do Seminário Presbiteriano Brasil Central (Goiânia, 1985-1989) e professor do Seminário Presbiteriano Rev. José Manuel da Conceição, foi diretor do CPAJ entre 1993 a 1999 (2004, interinamente) e tem exercido o ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil por mais de 35 anos. É membro da Academia Paulista Evangélica de Letras (APAL). Além de artigos em periódicos brasileiros, suas obras significativas são: O ser de Deus seus atributos (1999), FÉ Cristão e Misticismo (2000 - coautor), A providência de Deus a sua realização histórica (2001), As duas naturezas do Redentor (2004), A união das naturezas do Redentor (2005), A humilhação do Redentor - Encarnação e sofrimento (2008). Está presentemente concluindo sua próxima obra, “A humilhação do Redentor - sua morte sepultamento”.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.