FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: OLHO POR OLHO: A LEI DE TALIÃO NO CONTEXTO BÍBLICO (Volume XII)

Por Mauro Fernando Meister

Resumo

O artigo busca demonstrar que a chamada “Lei de Talião” (olho por olho, dente por dente), no contexto bíblico, é justa, serviu ao propósito de Deus naquele tempo para a vida do seu povo e deveria continuar a servir de parâmetro para a lei civil proclamada pelo Estado em seus códigos civil e penal. Ainda que a lei civil do sistema mosaico não mais seja normativa em nossos dias, ela tem uma função pedagógica que, se refletida em nossas leis, nos permitiria viver em um contexto social mais justo. Não só a “Lei de Talião”, mas diversas outras leis bíblicas de natureza civil deveriam servir como inspiração para a legislação aplicada pelo Estado, a exemplo da lei da proporcionalidade da restauração em crimes contra a propriedade. É fundamental lembrar que o sistema bíblico de leis civis, ainda que concebido e aplicado a uma situação temporal particular, é um sistema construído sobre a lei moral de Deus.

Palavras-chave

Lei Deus Lei talião Código Hamurabi Retribuição proporcional Jesus lei Lei civil brasileira Mauro Fernando Meister

Sobre o autor

Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (extensão Goiânia), Mestre em Teologia Exegética pelo Covenant Theological Seminaty, EUA, e Doutor em Literatura Semítica pela Universidade de Stellenbosch, Africa do Sul. É ministro presbiteriano desde dezembro de 1989. No CPAJ ensina disciplinas de Antigo testamento, Pregação e Educação e grava o programa Escritura em Foco, vinculado pelo canal digital da TV Mackenzie. Escreveu, entre outros, o livro “Lei e Graça” e artigos para a revista Fides Reformata. É casado com Denise e pai de Avner e Nina. Além do CPAJ também atua como pastor da Igreja Presbiteriana da Lapa, plantando uma congregação no Bairro da Barra Funda, em São Paulo, membro do Conselho de Educação Cristã e Publicações da IPB, assessor do Sistema Mackenzie de Ensino e Diretor Executivo da Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI) – Brasil.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.